Images

Números 32: 6-41 - O começo da distribuição das terras

O começo da distribuição das terras

Números 32: 6-41

Duas tribos, Rubem e Gade, pediram que Moisés lhes desse a terra que o povo de Israel agora ocupava ao oriente do rio Jordão, porque tinha boa pastagem para os seus animais, dos quais tinham grandes rebanhos.

_ Moisés.

_ Sim...

_ A gente tava aqui pensando... Essa região aí das cidades de Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleal, Sebã, Nebo e Beom é uma terra danada de boa pra se criar gado.

_ E...

_ E o senhor sabe que a gente tem muito gado, né?

_ Sei...

_ Então o senhor bem que poderia deixar essa terra a leste do Jordão pra gente, o que acha?

Como Ló na antigüidade, elas não aguardaram a decisão do SENHOR para receber sua porção da terra prometida, que ficava além do Jordão.

_ Como que é? Vocês querem ficar aqui enquanto o resto do povo se ferra na guerra para conquistar o restante das terras?

Moisés temia que a atitude das duas tribos induzisse às outras tribos a se recusar a cruzar o Jordão.

Então o efeito teria sido muito parecido ao do relatório defeituoso de fé dos espiões, que deu como resultado que toda uma geração perecesse no deserto.

_ É... Quer dizer...

_ Essa atitude de vocês me faz lembrar quando eu e Arão enviamos seus pais para Canaã. Ficaram com medo, desanimaram o povo com suas notícias ruins. Aí Deus irou-se e fez a gente ficar vagueando pelo deserto por quarenta anos! E agora vocês querem deixar Deus mais irado ainda?

Mas um pessoal das tribos de Rúben e de Gade chegou perto de Moisés e disse:

_ Ô, seu Moisés, calma, calma… Olha, podemos construir aqui uns currais para o nosso gado e cidades para nossas famílias. Depois disso, iremos com o resto do povo lutar do outro lado do Jordão, deixando nossas esposas e filhos aqui. Só voltaremos quando todos os israelitas tiverem conquistado suas terras. E não vamos querer nenhuma terra daquele lado do rio, porque já teremos nossas cidades aqui.

_ Hum... Assim está bom... Se for assim, preparem-se para a batalha. Seus soldados vão atravessar o Jordão para guerrear ao lado dos outros israelitas.

_ Certo!

_ Depois que tiverem conquistado a terra, vocês poderão voltar, pois terão cumprido seu dever. Mas cuidado com uma coisa...

_ O que?

_ Se vocês não cumprirem essa promessa, a ira de Deus se voltará contra vocês.

_ Sabemos disso...

_ Então construam suas cidades e currais e depois cumpram o que prometeram.

_ Pode deixar, seu Moisés. Nossas crianças, mulheres, ovelhas, cabras e todo o gado ficarão aqui, mas nós iremos para a guerra.

Satisfeito com a decisão dos homens de Rúben e Gade, Moisés repassou as instruções para Eleazar, Josué e os demais líderes:

_ Escutem aqui. Eu devo morrer logo, mas quero que vocês cobrem desses homens o que eles estão prometendo agora...

_ Deixa coma gente!

_ Debaixo do comando de Deus, o SENHOR, os homens de Gade e de Rúben deverão atravessar com vocês o rio Jordão, cada um armado para a batalha.

_ Certo...

_ Quando vocês tiverem conquistado as terras que ficam no lado oeste do Jordão, dêem a região de Gileade para ser propriedade deles. Entenderam?

_ Sim!

_ Porém, se eles não atravessarem armados o rio Jordão, junto com vocês, então deverão receber a parte deles somente na terra de Canaã.

_ Pode deixar! Vamos atravessar o Jordão e ajudá-los a derrotar os cananeus.

_ Muito bem, agora vamos fazer a divisão das terras a leste do Jordão entre as tribos de Rúben e Gade e metade da tribo de Manassés.

Então Moisés fez a divisão das terras que antes pertenceram a Seom e Ogue entre as duas tribos e meia.

Os homens da tribo de Gade reconstruíram as cidades de Dibom, Atarote, Aroer, Atarote-Sofã, Jazer, Jogbeá, Bete-Ninra e Bete-Harã.

Construíram muralhas ao redor das cidades e também os tais currais.

O mesmo fizeram os rubenitas com as cidades de Hesbom, Eleal, Quiriataim, Nebo, Baal-Meom (que teve seu nome mudado, claro. Nada de “baal” num nome de cidade israelita) e Sibma.

Quanto à meia tribo de Manassés, o grupo descendente de Maquir, filho de Manassés, expulsou os amorreus de Gileade e ficou com aquela terra.

Um tal de Jair juntou seu grupo e conquistou alguns povoados amorreus, que passaram a se chamar povoados de Jair.

E outro chamado Noba, liderou seu grupo na conquista da cidade de Quenate, rebatizando-a com o nome de Noba.

Noba... Que nomezinho heim?

Em Cristo!

A seguir: As últimas instruções

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails