Images

Números 34: 1-29 - As fronteiras de Canaã

As fronteiras de Canaã

Números 34: 1-29

O capítulo 34 determina com precisão as fronteiras da terra que o SENHOR deu a Israel como sua herança, além da que havia sido anteriormente dada às tribos de Rúbem, Gade e metade de Manassés.

O s seus limites você poderá ver lendo este capítulo em sua Bíblia...

A extensão da terra, segundo estas divisas, era bem maior do que a área que as tribos vieram a ocupar, mas durante os reinos dos reis Davi e Salomão quase toda a terra foi tomada, depois perdida para os gentios tempos depois.

Um detalhe importante é que sendo a terra herança, nenhuma tribo podia reclamar para si a sua parte...

Deus, o proprietário, era quem indicaria os limites da propriedade de cada uma.

Para esse fim Ele explicou a Moisés o que deveria ser feito, claramente, e nomeou as pessoas que deveriam executar o seu mandado, uma vez que Moisés não estaria mais vivo quando isso ocorresse.

Estas pessoas eram Eleazar o sacerdote e Josué, e um príncipe, ou maioral, de cada tribo, cujos nomes estão no capítulo 34.

Ma Canaã, da maneira como é definida aqui, é uma área muito maior do que jamais Israel colonizou.

Davi chegou a controlar grande parte de Canaã, e grande parte da Transjordânia também, mas a terra definida aqui não corresponde as fronteiras verdadeiras de Israel em época alguma da sua história.

Portanto a terra descrita neste capitulo é um ideal, o território prometido por Deus ao seu povo, mas nunca plenamente ocupado por ele.

O tamanho da terra e a incapacidade de Israel de ocupá-la totalmente, nos faz lembrar a liberalidade de Deus, que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos...

Em Cristo!

A seguir: Um pedaço de terra para os Levitas.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails