Images

Deuteronômio 1:1 até 4:43

O primeiro discurso de Moisés

Fazia aproximadamente 40 anos que o povo de Israel havia saído do Egito e agora nas proximidades do vale do rio Jordão, aguardavam com ansiedade o comando de seu líder para entrar em Canaã...

Antes, porém Moisés resolveu fazer uma série de discursos relembrando a eles tudo o que acontecera nesses quarenta anos, assim como as leis e rituais que deveriam seguir.

Neste primeiro discurso Moisés leva o povo ao passado e às experiências de Israel e dá uma aula e discorre sobre toda a história de Israel, aos mandamentos e dá uma ênfase a estas leis.

_ Atenção povo de Israel, acomodem-se... Antes de entrar na terra que vos aguarda, quero lhes relembrar algumas coisas importantes...

O povo então se acomoda, e um silêncio impressionante invade o acampamento...

_ Bom, há aproximadamente quarenta anos, quando ainda estávamos no pé do monte Sinai, o Senhor nos mandou levantar o acampamento e caminhar deserto adentro nos conduzindo nesta direção... Então começamos nossa jornada que agora está quase no final... Canaã fica logo ali, só o rio nos separa da terra prometida. Mas antes de entrarmos lá, queria contar como foi nosso caminho até aqui…

E Moisés falou...

E falou...

E depois falou mais um pouco...

Falou dos ajudantes que escolheu, dos espiões mandados para Canaã (cuja covardia irritou a Deus a ponto de condenar os israelitas a 40 anos de caminhada pelo deserto), da necessidade que tiveram de contornar Edom quando o rei daquele país não permitiu sua passagem, da guerra contra o rei Seom pelas mesmas razões, da derrota de Ogue, rei de Basã, das tribos que ficariam a leste do Jordão...

E Moisés falou...

Continuou seu pronunciamento exortando o povo à obediência das leis e avisando contra a adoração de ídolos...

E tome-lhe discurso...

Terminado este primeiro discurso, Moisés escolheu as cidades para fugitivos a leste do Jordão... Bezer na tribo de Rúben, Ramote em Gade e Golã na Manassés Oriental.

Mas isso foi só uma pausa... Escolhidas as cidades, Moisés começaria seu segundo discurso, mais longo e detalhado que o primeiro.

Eles precisavam ouvir...

Apesar de não fazerem parte daquela geração de murmuradores, já deram indícios de que lhes faltava fé em momentos de dificuldades, portanto Moisés precisava lembrá-los do passado ressente...

Para nós também é importante olhar para o passado que era deserto, para entender o que está acontecendo agora e ser abençoado no futuro, e ficar atento para mudar de condição.

Para algumas pessoas, olhar para o passado é relembrar das perdas, coisas ruins e não gostar muito e não nos fazer muito bem, mas algo não pode ser ignorado, olhar com olhos de aprendiz e saber o porquê é importante olhar para trás...

Eles precisavam aprender com os seus erros, com os erros dos outros , compreender o presente, honrar as suas raízes e lembrar que faziam parte de um plano Divino .

E Moisés falou mais...

Em Cristo!

A seguir: O segundo discurso de Moisés


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails