Images

O Livro de JOSUÉ


INTRODUÇÃO

O Título...

O título do livro leva o nome do sucessor de Moisés, Josué, filho de Nun, da tribo de Efraín. Jesus Cristo e os judeus reconheceram três divisões no AT: a lei, os profetas e os salmos, ou escritos (Luc. 24: 44). Josué é o primeiro livro da segunda divisão, chamada "os profetas" nas Bíblias hebréias, pois seu autor teve a missão de profeta. Portanto, Josué aparece como o primeiro livro dos profetas, ainda que seu conteúdo esteja estreitamente relacionado com o Pentateuco, conhecido pelos judeus como a lei.

O Autor...

Os comentaristas e críticos não estão todos de acordo se o livro foi realmente compilado por Josué. Os críticos insistem em que o livro não é uma unidade literária, composta por um autor, senão compilado a partir de vários documentos. Mas isso não importa, pois a unidade interna do livro é tão evidente por sua narração bem definida, que tal análise documentária não merece uma consideração séria.

O personagem...

Deus escolheu Josué como líder dos acontecimentos prestes a ocorrer. Durante os 40 anos passados no deserto, ele foi íntimo colaborador de Moisés. Foi ministro de Moisés desde as sua juventude, o que mostra sua aptidão como líder espiritual e militar. Quando Israel saiu do Egito, Josué era capitão dos exércitos de Israel, quando este derrotou os (malas) amalequitas. Na qualidade de companheiro leal de Moisés e valente comandante do exercito, era a escolha lógica para representar a tribo de Efraim, quando se escolheu um homem de cada tribo para a suicida missão de espiar Canaã. A coragem e a fidelidade que demonstrou nessa ocasião lhe asseguraram a entrada na terra prometida.

O Tema...

Ao considerar o livro de Josué em seu conjunto, o leitor cuidadoso ficará impressionado ao descobrir a continuação dos fatos registrados no Pentateuco, contados aqui por uma testemunha ocular. O grande tema é a fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas, sob a hábil direção de Josué, o eleito por Deus para realizar o propósito divino.

O fundo histórico...

A Palestina, quando Israel chegou lá na época da conquista sob Josué, não tinha organização governamental central. Esta terra estava sem fortes nações, a bagunça gerava uma ou duas mais fortes do que as outras. Esta terra se fez de pequenas cidades-estados. Ao redor destas cidades foram situadas comunidades que foram governadas por um chefe ou comandante (tipo rei). Portanto existiam vários e muitos reinos pequenos naquela terra, e é por isso que a terra foi conquistada cidade por cidade. O Egito já tinha perdido a sua supremacia, mas estas cidades estados pagavam tributos aos grandes impérios para evitar guerra e ser conquistadas por eles.

O Esboço do Livro...

O livro se divide de forma natural em quatro partes:
1- A entrada na terra prometida
2- A conquista de Canaã
3- A distribuição do país
4- As exortações de despedida de Josué

O que aprenderemos...

Aprenderemos que os eventos descritos tão vividamente no livro de Josué são mais do que mera história antiga. Entenderemos que os princípios divinos acima de tudo, sublinham que a fé implícita em Deus e a obediência a Ele são vitais para a obtenção das bênçãos dEle. Ao estudar este livro você terá a segurança de que as promessas do Reino de Deus se cumprirão ao pé da letra.

Então... Seja bem vindo ao livro Josué!

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails