Images

Josué 3:9-15 - Israel chega as margens do rio Jordão.


Israel chega as margens do rio Jordão.

Josué 3:9-15

Então Josué disse ao povo:

_ Atenção meu povo, aproximen-se e prestem atenção naquilo que o SENHOR, nosso Deus, me disse:

O povo não se aguentava mais de tanta ansiedade, sabia que algo estranho aconteceria a qualquer momento…

Os oficiais já tinham instruído ao povo que deviam seguir à arca, mas nada haviam dito sobre aonde os guiariam.

Josué já tinha mandado avisar no acampamento que deviam santificar-se, e agora os chamou para que ouvissem as novas instruções que o Senhor lhe tinha dado.

_ Pelo que vai acontecer, vocês ficarão sabendo que o Deus vivo está entre vocês e que sem falta expulsará os cananeus, os heteus, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

Segundo 1 Crónicas l: 13-15,os jebuseus, os amorreus, os girgaceus, e os heveus eram todos descendentes do Canaán…

Estas seis ou sete nações são mencionadas com freqüência nos primeiros livros do AT, muitas vezes relacionadas com a promessa de expulsar.

_ Agora escolham doze homens, um de cada tribo de Israel e quando os sacerdotes que estão carregando a arca da aliança do SENHOR Deus, o Senhor de toda a terra, puserem os pés dentro da água, o Jordão vai parar de correr, e as águas da parte de cima ficarão amontoadas num só lugar.

Aqui se repetiria o milagre do mar Vermelho, a formação de um caminho através das águas, como uma prova de que Deus tem o mesmo poder para completar a salvação de seu povo como o tinha tido para iniciá-la…

É… Só fica aqui uma dúvida…

Por que o Israel teve que esperar até que o Jordão estivesse transbordado para cruzá-lo?

Um mês antes ou um mês depois a situação seria diferente, e os israelitas já tinham estado acampados no Sitim durante dois meses.

Provavelmente havia duas razões: A primeira era que o poder de Deus seria mais evidente e a segunda era que o povo de Jericó não os estariam esperando, e não teriam guardas junto ao rio.

Por causa do medo que sentiam, e já que se dispunham a resistir aos invasores, podia-se esperar que eles já estivessem cuidando das margens do rio Jordão,onde seria possível resistir facilmente aos israelitas.

Em fim, o povo saiu do acampamento e marchou na direção do rio Jordão com ss sacerdotes indo a frente, levando a arca da aliança.

Quando chegaram ao Jordão, fizeram como Josué os havia orientado, puseram os pés dentro da água...

Os sacerdotes deviam manifestar sua fé na palavra de Deus ao pisar na água.

Deus sempre pede a seu povo não só que confronte dificuldades, mas sim que avance osadamente com fé, sob seu comando, confiando que ele abrirá o caminho.

Deus prometeu desviar as águas e aplainar todos os obstáculos.

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Josue: Larga a mão de ser vagabundo: construa uma ponte e atravessa o rio. Isso é um incentivo à PREGUICA.

    ResponderExcluir
  2. Eu creio q Deus deixou encher o rio primeiro. Para q o povo ver o milagre ,e seria mais i paquitante também. .

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails