Images

Josué: 7:14-19 O pecado de Acã – Parte IV


O pecado de Acã – Parte IV

Josué: 7:14-19

_ Enquanto vocês não descobrirem quem foi que teve a audácia de desafiar minha palavra, o povo de Israel continuará sendo motivo de escárnio aqui na região.

_ Mas como é que a gente vai descobrir?

_ Amanhã vocês se apresentarão, tribo por tribo, e haverá um sorteio.

_ Sorteio?

_ Isso mesmo! Vocês usarão o Urim e o Tumim, aquelas pedrinhas que o Sumo Sacerdote usa para fazer sorteios.

Este método usado é frequentemente mencionado na Bíblia. Entretanto, deve haver prudência no emprego deste meio de conhecer a vontade de Deus.

Este método só era aprovado quando Deus, mediante sua inspiração, indicava que era a forma que ele deseja empregar na ocasião

Se Deus não participasse do procedimento, não seria mais do que recorrer ao azar como o seria jogar uma moeda ou tirar uma carta.

_ A tribo que eu indicar pelas pedras virá à frente, grupo de famílias por grupo de famílias. Aí o grupo de famílias que eu indicar virá à frente, família por família. Finalmente a família que eu indicar virá à frente, homem por homem.

_ E o que faremos com ele?

_ Aquele que o sorteio indicar que ficou com essas coisas será queimado: ele, a sua família e tudo o que possui. O que esse homem fez foi terrível: ele quebrou a aliança que o meu povo fez comigo.

Provavelmente a família de Acã tinha participado do episódio e tinha compartilhado com ele o segredo desse erro.

Os seres humanos são responsáveis, não só pelos pecados eles mesmos cometem, mas também por esconder uma informação que possa ajudar a quem administra a justiça.

Então Josué como já era de seu hábito, se levantou de madrugada e fez o povo de Israel se apresentar, tribo por tribo.

O primeiro sorteio foi feito, indicando que o responsável pela vergonha de Israel vinha da tribo de Judá...

Outro sorteio foi feito, e a sorte recaiu sobre o grupo familiar de Zera...

Com outro sorteio, determinou-se que o procurado era da família de um tal Zabdi...

Nenhum pio se ouvia no acampamento quando o último sorteio foi feito e para espanto de todos, Acã foi acusado do crime de desobediência.

Josué se aproximou de Acã e lhe disse:

_ Agora, meu filho, confesse a verdade diante do SENHOR, o Deus de Israel. Conte-me o que você fez; não procure esconder nada.

Esta expressão parece indicar que Josué amava ao culpado como um pai, e que sentia por ele o afeto que sentiria por um filho.

O que Acã respondeu a Josué?

Será que ele se arrependeu?

Será que Acã sairá ileso desta?

Toda sua família será também condenada?

Respostas na próxima postagem!

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails