Images

Juízes 3: 7-11 - Otniel foi o primeiro juiz de Israel


Otniel foi o primeiro juiz de Israel

O povo de Israel, depois da morte de Josué e dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué, se acomodou à terra de Canaã, casando-se com o restante dos cananeus que haviam permitido ficar.

Era uma sequência desastrosa, típica daqueles que, sentindo-se livres e independentes, afrouxam seu padrão moral, esquecem-se de Deus, e dedicam-se aos seus próprios deuses: atividades, passatempos e prioridades que passam a absorver toda a sua atenção.

Em consequência, o SENHOR irou-se e tirou a independência que haviam conquistado desde a saída do Egito: eles passaram ao domínio de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, a quem tiveram que servir.

A opressão que sofreram foi tal, que após oito anos os israelitas lembraram-se do SENHOR, e clamaram a Ele.

É a situação do pecador que sente desespero pela inutilidade da sua vida e a opressão do meio em que vive, sendo então movido a procurar a Deus.

Deus atendeu ao pedido do povo mandando que Otoniel, filho de Quenaz (que era irmão mais novo de Calebe), que assumiu a liderança daquela balbúrdia e guiou o povo.

Esse Otoniel já havia se destacado numa ocasião, quando Calebe foi expulsar os anaquins de suas terras. Na ocasião Calebe já havia conquistado Hebrom, mas ainda faltava Debir (ainda chamada Quiriate-Sefer). Então teve a idéia de dar a mão de sua filha, Acsa, em casamento àquele que conquistasse Quiriate-Sefer. Otoniel que não era bobo, juntou uns homens, foi até lá, derrotou os anaquins e desposou sua prima. Acsa era dessas mulheres mandonas, e exigiu que Otoniel fosse falar com Calebe para que este desse ao casal terras que tivessem fontes de água. Pode parecer bobagem, mas no meio do deserto água é ouro. Calebe, gente boa como sempre, deu à filha e ao sobrinho/genro todas as fontes de suas terras.

E graças a sua bravura, Otoniel foi escolhido por Deus para ser o primeiro dos Juízes.

Otniel foi o primeiro juiz de Israel, e talvez um dos melhores, pois pouco se diz a respeito dele, e nada de mal.

E tratou logo de trabalhar: reuniu seu exército, declarou guerra à Mesopotâmia e venceu, libertando Israel.

Otniel julgou a Israel e foi aceito como uma autoridade pelo povo e, estando sobre ele o Espírito do Senhor, ele mostrou ao povo o seu pecado e os conduziu ao arrependimento e reconciliação com Deus.

Ele viveu ainda por mais quarenta anos, durante os quais o povo se manteve no agrado do SENHOR, pois a terra ficou em paz durante esse tempo.

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

5 comentários:

  1. Deus sempre usa homens que ¨o amam e o servem de verdade¨ para abençoar o seu povo até os dias de hoje...GLÓRIA A DEUS por isso!

    ResponderExcluir
  2. Que benção amei o texto, Deus ti abençoe e ti use com Graça irmão.

    ResponderExcluir
  3. Só uma correcao otniel era ir ao de calebe e não tio.
    Pois calebe desposou sua sobrinha não prima.

    ResponderExcluir
  4. Porque algumas vezes o chamam de Otoniel e outros de Otniel.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails