Images

Juízes 10:6-18 - Os amonitas escravizam os israelitas

Os amonitas escravizam os israelitas

Enquanto Jair viveu, povo encontrou paz, mas os problemas vieram depois que Jair morreu...

O povo, prosperando com a paz, agora sem um juiz temente a Deus, voltou-se novamente aos ídolos e deuses da terra, e deixou o SENHOR e não O serviram.

Parece incrível que, depois de todas as experiências por que passaram os israelitas ainda não tivessem aprendido a lição.

Cada nova geração que surgia (aproximadamente cada quarenta anos) afastava-se de Deus e depois tinha que sofrer as duras consequências nas mãos dos inimigos que os rodeavam. 

É, mas não precisamos apontar o dedo para os israelitas, pois hoje vemos a apostasia varrendo as igrejas ditas cristãs.

Com medo de verem os seus números reduzidos, recorrem a práticas mundanas, ao misticismo, e relegam ao esquecimento a verdadeira mensagem, servindo aos "deuses da terra" e não mais ao verdadeiro Deus.

Naquele tempo, a maior ameaça para Israel vinha do Oriente.

Os incansáveis filisteus e os amonitas.

Os amonitas, como nação, estavam no seu auge durante o período dos juizes de Israel.

Eles eram descendentes de Amom, filho da união incestuosa de Ló, quando embriagado, com a sua filha (Gênesis 19:30-38).

Sua terra se localizava frente a Jerusalém, do outro lado do rio Jordão.

Ao sul ficava a terra dos moabitas, descendentes de Moab, o filho da outra filha de Ló também concebido incestuosamente através de Ló.

Filisteus e amonitas eram geralmente aliados, e eram inimigos poderosos dos israelitas.

Os amonitas oprimiram os israelitas ao oriente do rio Jordão por dezoito anos, e encorajados por suas vitórias sobre as tribos que vivem em Gileade, os amonitas atravessaram o rio Jordão, e começaram a atacar todo o centro Palestina, habitada por tribos de Judá, Benjamim e Efraim.

Os filisteus ficavam do outro lado, ao longo do mar Mediterrâneo.

A situação tornou-se tão angustiante que o povo novamente clamou ao SENHOR, confessando o seu pecado.

É a velha história outra vez, e eles esperavam que, uma vez tendo confessado o seu pecado, o SENHOR os livraria dos seus inimigos e tudo estaria em ordem novamente.

Mas inesperadamente, o SENHOR respondeu:

_ No passado os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus, os sidônios, os amalequitas e os maonitas escravizaram vocês, e vocês me pediram socorro. E eu os salvei deles. Mas assim mesmo vocês me abandonaram e adoraram outros deuses. Por isso eu não vou mais ajudá-los.  Agora peçam socorro aos deuses que vocês escolheram. Que eles os ajudem quando vocês estiverem em dificuldades!    

Mas o povo de Israel respondeu:

_ De fato, nós pecamos. Faça de nós o que quiseres. Mas nos salva hoje, por favor.  

Então eles jogaram fora os seus deuses estrangeiros e adoraram a Deus, o SENHOR.

Quando o povo provou o seu arrependimento, aceitando a vontade de Deus, lançando fora os deuses dos outros povos e servindo ao SENHOR, eles alcançaram a compaixão de Deus.

Os israelitas estavam sem liderança, o que é uma característica de um grupo, ou geração, que se afasta de Deus.

Então os chefes e o povo de Gileade combinaram que o homem que comandasse os israelitas na luta contra os amonitas  governaria a região.  

É aí que surge o próximo juiz...

Assunto para outra postagem.

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails