Images

Juízes 9:22-32 - O pileque de Gaal


O pileque de Gaal

Apesar de todas as tentativas de Jotão, o famigerado Abimeleque acabou governando o povo de Israel durante três anos.

Mas Abimeleque acabou se tornando um ditador o que veio a decepcionar em muito aos homens de Siquém  ao ponto destes o odiarem e se revoltarem contra ele.

Era natural que aqueles que foram desleais a Gideão também fossem com Abimeleque.

Deus permitiu que isso acontecesse para que Abimeleque e os homens de Siquém, que o haviam ajudado a matar os setenta filhos de Gideão, pagassem pelo seu crime.

A situação se agravou ainda mais quando os moradores de Siquém puseram homens escondidos no alto das montanhas para matar Abimeleque.

No entanto, enquanto estes homens esperam um momento em que Abimeleque passasse por ali, aproveitavam a oportunidade e assaltavam todos os que também passavam por aquele caminho.

Logo reinou em toda a área uma condição insegura que danificou o prestígio Abimeleque e popularidade.

É nesse ambiente de total insegurança, quase de uma guerra civil que surge a figura de Gaal...

Não se sabe muito sobre Gaal, só que era filho de Ebede, e que foi com os seus irmãos para Siquém, e acabou ficando por lá, ganhando com o tempo a simpatia dos homens dali.

Um belo dia, Gaal e seus irmãos foram até as suas plantações, apanharam uvas e prepararam vinho para uma festa na qual convidaram muitos amigos de Siquem...

Depois entraram no templo do seu deus, comeram e beberam muito e Gaal sob a influencia do vinho acabou falando mais do que devia...

_ Por que estamos sendo dominados por esse Abimeleque?

O festival da colheita era o mais feliz do ano e entre os cananeus eram geralmente acompanhados de festas com muita bebida.

_ Que tipo de homens somos nós, os homens de Siquém? Em?

Silencio total...

_ E quem é ele?

_ É o filho de Gideão!

_ Sim, eu sei. No entanto, o governador que ele escolheu para nossa cidade, o incompetente Zebul, recebe ordens dele feito um cachorrinho. Por que devemos ser dominados por ele? Sejam fiéis ao seu antepassado Hamor, pai de Siquém, pô!

As pessoas que estavam ali pararam de beber e olharam uns para os outros, já preocupados com o teor do discurso e por estarem participando do perigoso evento...

_ Ah! Se eu fosse o governador deste povo! Há! Expulsaria Abimeleque e diria: "Já que o seu exército é tão grande, então saia e lute como um homem!"

É regra bastante conhecida a que diz que em todo lugar tem um dedo duro, e a festa no templo de baal berite não seria diferente...

Um cagueta, depois de ouvir o animadinho Gaal, correu para contar a Zebul tudo o que ouvira do bebum.

O governador ficou com muita raiva de Gaal e como um perfeito covarde, mandou um mensageiro a Abimeleque, que morava em Arumá para informá-lo do que estava acontecendo...

Mas sobre isso veremos na próxima postagem.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails