Images

“Pela primeira vez na história da Igreja Católica, um Papa renuncia por motivo de saúde"...



Parafraseando William Shakespeare: "Há algo de estranho no reino do Vaticano"

A decisão do Papa Bento XVI nesta segunda-feira (11) pegou todo o mundo de surpresa. Para o pesquisador do CNPQ, Francisco Carlos Teixeira, uma renúncia alegando a idade ou mesmo a saúde é inédita. Afinal, todos os papas morreram na baga: João XXIII por exemplo, teve uma agonia longuíssima e dolorosa mas não largou o osso e João Paulo II estava muito velho e doente no final do seu mandato.

Já o porta-voz do Vaticano disse que o Papa Bento XVI não sofre de nenhuma doença específica e sua decisão de renunciar foi tomada sem pressão externa.

Segundo o pesquisador Francisco Carlos Teixeira, a determinação do Papa em renunciar, cria uma situação embaraçosa para um dos principais dogmas da Igreja Católica: 

"A infalibilidade papal".

Este dogma foi estabelecido logo depois da reforma protestante, dizendo que o Papa é infalível, ou seja ele tem o dogma da:

"A infalibilidade papal".

O que significa que um papa não comete erros, não comete pecados. Veja Romanos 3:23

Mas o que me surpreendeu foi o que o papa escreveu um dia antes de divulgar sua renúncia, Bento XVI fez um post em seu perfil no Twitter (e veja que esse papa também é pop), no qual dizia que “Devemos confiar no poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova”. O religioso criou seu perfil no Twitter há dois meses apenas. Mas voltemos ao tema da:

"A infalibilidade papal"...

Um artigo do site voz da igreja, explica que a doutrina da infalibilidade não, diz que o Sumo Pontífice é um homem perfeito, que nunca erra e não peca, por ser Papa. O que a doutrina da infalibilidade do Papa afirma é que o Papa é infalível, que não erra, quando fala nas condições "Ex Cathedra".

O que significa isto? 


Ex Cathedra (do latim) quer dizer, literalmente, "da Cadeira" ou "do Trono". Quer dizer que o Papa é infalível, ou seja sem pecado, quando se pronuncia a partir do Trono de Pedro, como Sumo Pontífice, isto é, como líder e condutor de toda a Igreja, afirma o site neste artigo. 

Agora sim, eu acho que entendi... Quer dizer que o poder não está na pessoa do papa, mas  no trono? É isso?

Bom, vamos mudar de assunto?

O irmão do Papa, Georg Ratzinger, declarou nesta segunda-feira à AFP que ele sabia há alguns meses que Bento XVI pretendia anunciar sua renúncia devido à idade avançada.

Hum...???

Para o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, os casos de pedofilia dentro da igreja, as polêmicas envolvendo outras religiões e as posições conservadoras sobre temas tabus como aborto e casamento entre gays que marcaram os sete anos de pontificado do papa Bento XVI, foram os  fatores colaboraram para a decisão do pontífice de abandonar o posto mais alto da Igreja.

“Não vou dizer que foi decisivo, mas acredito que isso colaborou. O cargo que ele ocupa é pesado e quanto mais problemas se enfrentam mais difícil fica sendo a missão. Tudo isso pode ter ajudado para a decisão. Esperar que um homem de 85 anos enfrente isso tudo com vigor é difícil”, disse  Krieger em entrevista ao Correio 24 horas, por telefone.

Todas estas declarações e suposições, só fazem o caso ficar cada vez mais, intrigante, misterioso e confuso. 

O que será que se passa na cabeça do papa Bento XVI? Qual o verdadeiro motivo de tal crise? O que isso tem a ver com o fim do mundo? Porque estou escrevendo um artigo como este em meu blog? Hã? Hã?

Melhor eu continuar focado no estudo de Juízes...

Até a próxima postagem...

Em Cristo!



Obs.
Este artigo é patrocinado pelo Clube Ganhar Dinheiro
Um site que disponibiliza um treinamento completo para quem quer empreender pela internet, trabalhando em casa. Acesse o treinamento grátis. 

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

4 comentários:

  1. Desculpe ao caro amigo , mais Bento XVI , nao e o primeiro papa a renunciar o amigo precisa primeiro aprofundar mais na historia antes de postar tal coisa...

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão Marcelo. Ele não foi o primeiro papa a renunciar. Na realidade ele foi o primeiro a renunciar por esse motivo... O último papa a renunciar antes de Bento XVI foi Gregório XII, em 1415. A renúncia foi parte de uma negociação feita no Concílio de Constança, no período do Grande Cisma do Ocidente - uma grande crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417. Gregório tinha 90 anos à época e sua renúncia fez com que a crise se estancasse. Vou mudar o título da postagem. Obrigado.

    Segundo o livro de McBrien, não se tem notícia de um papa que tenha renunciado por motivos de incapacidade física ou mental.

    ResponderExcluir
  3. 1º "Ex Cathedra" é uma metáfora. Em verdade, ele é infalível quando proclama um dogma ou discursa, mas nunca um Papa é completamente infalível em suas atitudes;
    2º Nem João XXIII nem João Paulo II estavam impedidos de fazer as viagens apostólicas por causa da saúde como Bento XVI estava.
    3º Tentar descobrir uma "causa secreta" é coisa de alienado.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a igreja catolica sempre quiz empurrar cerebro a dentro no mundo que ela é santa , infalivel e a unica que representa cristo na terra, mas não é isso que vimos , lideres pedofilos , homossexuais, lideres caluniadores que estão por aichamando pessoas de idiota "paulo ricardo "se olharmos para as atitudes e ensinos dos apostolos ,veremos que esta tal igreja de cristo na terra(igreja catolica ) não tem nada a ver com cristo , uma das doutrinas que mais negam a cristo é a do purgatorio , pois para que cristo morreu ??--Para perdoar todos os pecados , todos!!!!---è o que diz a biblia em diversos textos Joao c 1 v 29 ,mas para o catolicismo temos o purgatorio onde não é o sangue de Jesus que nos purifica dos pecados , para o catolicismo é o fogo , veja alguns versiculos ,veja o que diz a biblia --lucas c 23 v 43, hebreus c 9 v 11,12, hebreus c 10 v 14-19,joao c 19 v 30 , mas vermos o erro do catolicismo veremos o que diz hebreus c 9 v 27 , ao homem esta ordenado nascer e morrer uma só vez vindo depois disto o purgatorio !!!----É ISSO QUE A BIBLIA DIZ ?????? MAS O POVO CONTINUA SEGUINDO o erro !!!!!!!sendo guiados por guias cegos que não querem aceitar as verdades contidas na biblia deixadas por Deus para nos sabermos realmente qual é a vontade dele para os homens !!---LEIA BIBLIA E COMPARE AS DOUTRINAS DO CATOLICISMO COM AS QUE JESUS ENSINOU !!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails