Images

Juízes 20: 1-17 - A guerra civil - Tribo de Benjamin x Tribos de Israel


A guerra civil - Tribo de Benjamin x Tribos de Israel


Como vimos na ultima postagem, o caso da concubina assassinada escandalizou todo o país e por causa disso todo o povo de Israel, desde , no Norte, até Berseba, no Sul, e Gileade, no Leste, se reuniram em Mispa para se manifestarem a respeito do assunto.

O caso escandalizou tanto a opinião pública que os chefes de todas as tribos de Israel estavam presentes nessa reunião.

O negócio era sério mesmo, pois havia quatrocentos mil homens de pé, treinados e prontos para a primeira guerra civil entre os judeus.  

Enquanto isso, o povo de Benjamim soube que todos os outros israelitas haviam subido até Mispa e que eles queriam saber como aquele crime havia sido cometido.  

Em Mispa o levita, marido da mulher assassinada, foi chamado para explicar o caso:

_ Bom, meus senhores, cheguei com a minha inocente mulher a Gibeá, no território da tribo de Benjamim, para passar a noite. Então uns homens esquisitos de Gibeá vieram de noite e cercaram a casa. Eles queriam me levar com eles e me matar. Em vez disso abusaram da minha pobre mulher e ela morreu.  

_ Mas que crueldade?

_ Pois é... Então, desesperado, vendo que ele estava morta, peguei o corpo dela, cortei em pedaços e mandei um pedaço para cada uma das doze tribos de Israel. Aquela gente cometeu um crime horrível no meio do nosso povo.  

Ele contou tudo, menos é claro que ele colocou sua concubina para fora da casa...

_ Se todos vocês que estão aqui são israelitas, precisam resolver agora o que fazer.  

Todo o povo de Israel se levantou ao mesmo tempo e disse:

_ Nenhum de nós, nem os que moram em casas, nem os que moram em barracas, voltarão para casa hoje!  

_ VAMOS ESCOLHER ALGUNS HOMENS PARA ATACAR GIBEÁ.  

Como havia uma multidão de pessoas acampando em um só lugar, era difícil conseguir alimentação para todos.

Por isso, para um décimo do exército, foi atribuída a tarefa de buscar alimento para as forças armadas.

O restante ia para a guerra...

Porém, antes de atacar seus irmãos, as tribos israelitas mandaram que mensageiros fossem por toda a tribo de Benjamim e dissessem:

_ Irmãos, a coisa ficou feia para o vosso lado. Que crime horrível vocês cometeram! Entregai em nossas mãos os homens imorais que cometeram o bárbaro crime para que nós os matemos. Assim tiraremos esse mal do meio do vosso povo. Se não fizerdes, porém, a cobra vai fumar e sua casa sobre vós cairá!

O pecado cometido era tão grave que exigia a pena de morte, só assim a tribo poderia estar livre de culpa.

Apesar da mensagem tão clara e esclarecedora, o povo de Benjamim não deu atenção aos outros israelitas.

Pelo contrário, escolheram a guerra civil, em vez de entregar seus criminosos.

E com sangue nos zóio, eles saíram de todas as suas cidades e foram para Gibeá a fim de lutar contra os outros Israelitas.

Naquele dia eles convocaram das suas cidades vinte e seis mil soldados.

Depois os moradores de Gibeá reuniram mais setecentos homens especialmente escolhidos a dedo, e detalhe, eram todos canhotos.

Não me perguntem o porquê desta exigência...

O fato é que os caras eram tão bons que qualquer um deles podia atirar com funda, uma pedra num fio de cabelo, sem nunca errar.  

Existem alguns registros da história secular de homens que foram tão hábeis na arte de atirar pedras, que de tão duras e pesadas, pareciam como se fossem lançadas por uma catapulta, e atravessavam escudos e capacetes.

Enquanto isso, os outros israelitas que iam lutar contra a tribo de Benjamim reuniram quatrocentos mil soldados treinados.  

Bom, então ficou assim, vinte seis mil soldados de um lado e quatrocentos mil soldados do outro...

Quem ganharia?

É o que veremos na próxima postagem.

Em Cristo!


Obs.
Este artigo é patrocinado pelo Clube Ganhar Dinheiro
Um site que disponibiliza um treinamento completo para quem quer empreender pela internet, trabalhando em casa. Acesse o treinamento grátis. 


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails