Images

Rute 1:1-14 - O sofrimento de Noemi, Orfa e Rute...



O sofrimento de Noemi, Orfa e Rute...


No tempo em que Israel era governado por juízes, houve uma grande fome naquele país. 

Então um homem, de nome Eimeleque, saiu de Belém (também conhecida como Efrata), sua cidade natal, e foi com sua família morar em Moabe. 

Eimeleque era casado com uma mulher chamada Noemi, e eles tinham dois filhos: Malom e Quiliom (curiosidade: em hebraico, malom é “doença” e quiliom é “desperdício”. (Que brincadeira de mau gosto botar esses nomes nos filhos…). 

Após algum tempo morando em Moabe, Eimeleque morreu e Noemi ficou morando com os filhos, que se casaram com duas moças moabitas chamadas Orfa e Rute. 

Depois de quase dez anos em Moabe, Malom e Quiliom também bateram as botas, deixando as três mulheres abandonadas. 

Com muitas dificuldades, Noemi superou a calamidade que havia ocorrido na terra de Moabe. 

Um dia finalmente chegou à boa notícia: Noemi soube que o SENHOR tinha ajudado o seu povo, dando-lhe boas colheitas. Então ela se aprontou para sair de Moabe com as suas noras. 

Noemi ficou muito alegre, é claro, arrumou suas coisas e pegou a estrada com as noras. No meio do caminho, porém, ela pensou melhor e disse a elas: 

_ Não, isso está errado. A terra de vocês é aqui, não em Israel. Voltem pras suas casas, fiquem com suas mães. Que Deus abençoe e vocês, que consigam casar-se novamente e ter uma vida feliz. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos! 

Naomi sabia que era um grande sacrifício para Orfa e Rute deixar sua terra natal e seus amigos. 

O amor altruísta de Naomi as suas noras foi o que a levou a convidá-los a voltar para a casa dos pais. 

Ela se despediu delas com um beijo, e ia continuar a viagem sozinha, mas as duas começaram a chorar: 

_ Não! Nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo. 

_ Pra que vocês querem ir comigo? Acham que eu, nessa idade, ainda vou ter filhos para que se casem com vocês? Já estou velha demais, além do mais, mesmo que eu arrumasse um homem burro o suficiente para querer se casar comigo, e que eu tivesse filhos, vocês iam esperar os meninos crescerem para se casarem com eles? É lógico que não! O fato é que Deus está contra mim e se vocês ficarem por perto é capaz de sobrar pra vocês. 

Sem dúvida, este foi um grande sacrifício da parte dela, porque ela era muito velha para ter um marido e era natural esperar que as duas jovens a sustentassem e a servissem em sua velhice. 

_ Não importa, Dona Noemi eu irei com você! Disse Rute. 

Talvez a beleza do caráter de Noemi tenha sido a razão pela qual Rute foi atraído por ela. Seus primeiros pensamentos foram direcionados para outros. 

Embora Noemi estivesse profundamente abatida por suas perdas, às experiências não tinham estragado a sua filosofia de vida. 

Não há poder maior do que a influência exercida por uma vida altruísta. 

Um cristão bondoso e cortês é o mais poderoso argumento que pode ser apresentado em favor do cristianismo. 

_ Peraê, Rute. Dona Noemi pode estar com razão… 

_ Como???

_ Pense em nosso futuro... A gente não pode ficar vivendo lá em Israel, encalhadas a vida toda, você não acha? 

_ Bom Orfa, você faça o que quiser. Eu vou ficar com ela.

Aí elas começaram a chorar alto outra vez. 

Em parte, esse choro expressava a tristeza que era compartilhada pelas viúvas, e em parte era causado pelo estresse emocional da decisão que precisava ser tomada. 

Então Orfa se despediu da sua sogra com um beijo e voltou para o seu povo. 

Mas Rute ficou. 

Rute não conseguia pensar em separar-se da pessoa cuja beleza da personagem foi inspirada por altos ideais, e lhe deu algo que fez valer a pena viver a vida. 

Feliz a mãe que hoje atrai os filhos pelo seu exemplo. 

Em Cristo! 

A seguir, Rute convence Naomi e volta com ela para Belém.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails