Images

1 Samuel 6:1-6 - Depois de sete meses de hemorroidas e ratos, os filisteus resolvem devolver a Arca da Aliança aos israelitas!


Depois de sete meses de hemorroidas e ratos, os filisteus resolvem devolver a Arca da Aliança aos israelitas!


Preocupados em guardar por mais tempo a arca entre as casas das pessoas que já não suportavam mais as malditas hemorroidas, os Filisteus resolveram colocá-la num campo.

Seguiu-se então uma praga de ratos, que infestou a terra, destruindo os produtos do solo, tanto nos celeiros como no campo.

A completa destruição, pela doença e pela fome, ameaçava agora a nação.

Já fazia sete meses que a Arca da Aliança estava na Filistia, passando de cidade em cidade e deixando atrás de si um rastro de pessoas que não podiam se sentar...

Durante esse tempo os israelitas não fizeram esforços para a recuperarem a arca, mas os filisteus estavam agora tão ansiosos para se livrarem de sua presença como haviam estado para a obterem.

Contudo não sabiam o que fazer; pois aonde quer que a arca fosse, seguiam-se os juízos de Deus.

O povo chamou os príncipes da nação, juntamente com os sacerdotes e adivinhos, e ansiosamente indagou:

_ Que faremos com a arca do Deus de Israel? Queremos mandar esse troço de volta.

_ Se vocês mandarem de volta a arca do Deus de Israel, não a enviem sem uma oferta.

_ Uma oferta?

_ Isso mesmo! Mandem junto uma oferta para pagar pelo pecado de vocês. Assim vocês serão curados e saberão por que motivo ele continuou a castigá-los. 

_ Mas que tipo de oferta devemos mandar?

_ Mandem cinco tumores feitos de ouro e cinco ratos também de ouro.
_ Como assim?

_ Vocês vão mandar fundir hemorroidas e ratos de ouro, e este será o presente para os israelitas e para o Deus deles.

Para desviar ou remover uma praga, era antigamente costume entre os gentios fazer-se uma imagem de ouro, prata, ou outro material, daquilo que causava destruição, ou do objeto ou parte do corpo especialmente atacada.

Isso era colocado sobre alguma coluna, ou em algum ponto bem visível, e supunha-se ser uma proteção eficaz contra os males assim representados.

Costume semelhante ainda existe entre alguns povos gentílicos.

Quando uma pessoa que sofre de alguma doença vai ao templo de seu ídolo em busca de cura, leva consigo uma figura da parte atacada, que apresenta como uma oferta ao seu deus.

_ E porque cinco?

_ Porque cada um representa os governadores filisteus. Porque a praga que atingiu o povo atingiu a eles também. Assim ele talvez pare de castigar vocês, os seus deuses e a sua terra.  

_ Mas isso seria humilhante para nós. Já não basta o fato dos povos vizinhos estarem rindo de nós por termos que andar de pernas abertas e não conseguirmos sentar, agora temos que devolver e ainda presenteá-los? Porque não a jogamos no rio e acabamos com essa humilhação?

­ _ Por que razão vocês seriam tão teimosos quanto o rei do Egito e os egípcios?

_ Hum...

_ Não esqueçam que Deus zombou deles até que eles deixaram os israelitas saírem do Egito.  

Aqueles magos reconheciam que um poder misterioso acompanhava a arca, poder este que eles não tinham sabedoria para enfrentar.

Contudo não aconselhavam o povo a desviar-se de sua idolatria para servirem ao verdadeiro Deus.

Assim os pecadores podem se convencer de que é inútil lutar contra Deus, mas no coração continuam rebelados contra o Seu domínio.

O coração deve render-se a Deus, deve ser subjugado pela graça divina, antes que o arrependimento do homem possa ser aceito.

_ Tá bom. Vocês tem razão. Nós vamos até lá e entregamos o baú junto com os presentes!

_ Estão doidos? Os israelitas acabam com a raça de vocês.

_ Então como vamos entregar as ofertas?

_ Vocês vão fazer o seguinte...

Continua na próxima postagem!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. "Cinco tumores de ouro". A verdadeira palavra em hebraico está como "HEMORROIDAS", e não tumores. Fazem de tudo pra deixar a bíblia menos bizarra. Mas é impossivel!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails