Images

Segundo papa Francisco, apenas a Igreja Católica está capacitada a interpretar a Bíblia.


Segundo papa Francisco, apenas a Igreja Católica  está capacitada a interpretar a Bíblia.

Durante sua preleção no Comitê da Bíblia do Vaticano, neste mês, o papa Francisco rejeitou a interpretação subjetiva da Bíblia e disse que apenas a Igreja Católica está habilitada a interpretar corretamente a Bíblia.

Portanto, segundo o papa, este blog não poderia estar fazendo suas interpretações e análises da palavra de Deus. 

“O Concílio lembrou que tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja Católica, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus”.

O papa citou o Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e a Constituição ‘Dei Verbum’ que falam sobre o papel da Igreja.

“A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente (….) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito.”

É por esta tradição que o papa Francisco afirma que a interpretação das Escrituras não deve ser feita apenas de forma mental, necessitando ser confrontada e inserida dentro dessa tradição da igreja católica.

A posição do papa Francisco deve aborrecer católicos contestatórios e os protestantes que defendem a o direito da livre interpretação das escrituras. 

Na verdade a Bíblia nos ensina que não é qualquer pessoa que pode discernir ou interpretar a palavra de Deus.

Para interpretá-la temos que buscar ter uma intimidade com Deus para que o Espírito de Deus nos use. 

Qualquer pessoa que se dedicar e buscar verdadeiramente viver mais no centro da vontade de Deus, conseguirá obter o entendimento que vêm de Deus.

Veja abaixo o que a palavra de Deus nos esina:

O Apóstolo Paulo nos ensina: “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. (1 Co 2:4-5)”

“Mas Deus nos revela pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. (1 Co 2:10)”

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. (1 Co 2:14)

Como você pode ver, Ora, Deus diz que Ele nos dá e não que Ele deu apenas a Igreja Católica ou a qualquer outra igreja protestante ou a qualquer outra religião a capacidade de interpretação exclusiva.

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Parabéns pelas colocações. Exatamente isso. A intimidade do Senhor são para aqueles que o buscam. Se eles são tão preparados assim porque então que Martinho Lutero abandonou a farsa que é o Catolicismo quando descobriu a verdade João 8.32 , Catolicismo fundado na verdade por Constantino Imperador Romano que mesclou o Cristianismo com o Paganismo Romano E não a igreja verdadeira de Cristo fundada em Jerusalém pura sem o fermento da idolatria. São tão preparados que continuam adorando imagens, adoração a santos e a Maria e outras aberrações que a Bíblia veementemente proíbe e condena. Conhecem a verdade mas ensinam mentiras em nome das tradições católicas romanas. Distorcem a verdade de Deus em beneficio próprio. Enganando muitas pessoas de bem, que tem o coração bem intencionado levando-as a crer em mentiras achando que é a verdade. Deus cobrará isso deles....

    ResponderExcluir
  2. H O S A N A !
    (MT.3.17) E eis uma voz dos céus, que dizia: (ÊX.4.22) Israel é meu Filho, meu primogênito, (IS.49.3) por quem hei de ser glorificado, (DT.4.20) como hoje se vê; (LV.17.12) pelo que tenho dito aos Filhos de Israel:

    (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: (AR.50.3)
    O que Eu quero ensinar com as 50 letras e 3 sinais da parábola acima é isto:
    E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!
    (MT.7.23) Então, lhes direi explicitamente:(AP.19.6) Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso: (MT.25.34) Vinde, benditos de meu Pai: Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo:(EF.5.14) Desperta, ó tu que dormes! Levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.(MC.12.27) Ora, Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos; laborais em grande erro. (AT.22.16) E agora, porque demoras? (1SML.9.26) Levanta-te, eu irei contigo para te acompanhar: (JB.9.4) É necessário que façamos as obras Daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem e ninguém pode trabalhar; (2PE.1.20) sabendo primeiramente isto: (LC.8.7) Nada há oculto que não haja que manifestar-se, nem escondido que não venha a ser conhecido e revelado: (DT.29.29) As cousas encobertas pertencem ao Senhor Nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, à nós e à nossos Filhos para sempre: (JB.8.12) Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas;. Pelo contrário, terá a luz da vida: (RM.13.12) Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistemo-nos das armas da luz (EF.5.16) remindo o tempo; porque os dias são maus. (RM.8.19) A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos Filhos de Deus...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails