Images

1 Samuel 28:16-24 - Saul consulta uma médium - parte 3!


Saul consulta uma médium - parte 3!

1 Samuel 28:16-24

As perguntas de Saul, somadas às respostas da mulher, evidenciam que ele não viu a aparição.

Seria um absurdo imaginar que uma necromante teria recebido autoridade divina para chamar Samuel de seu lugar de repouso. 

Pensar que Deus, Aquele que proibiu a necromancia (Dt 18:10-12), atenderia ao pedido de uma médium para perturbar o descanso de seu santo Samuel é algo totalmente inconcebível. 

No entanto, assim como Satanás teve poder para aparecer diante de Jesus no deserto como um anjo de luz, ele ou um de seus agentes poderia, caso permitido, personificar Samuel, tanto em aparência quanto em voz.

Samuel é reconhecido por seu manto que é mencionado em 15:27. Enquanto Saul podia ouvir a voz, somente a mulher podia ver o espírito. 

O diálogo nos versos seguintes entre o suposto Samuel e Saul também foi feito através da mulher, sem ter nenhuma evidência de que o verdadeiro Samuel tenha dito qualquer das coisas mencionadas. 

Isso sem contar a descrição vaga e imprecisa que a médium dá nos próximos versos da suposta figura de Samuel. 

Zombando do próprio Saul, o suposto Samuel continua o teatro dos horrores. Uma vez que Saul se degradou voluntariamente, colocando-se nas mãos do inimigo, Satanás aproveitou a oportunidade para ridicularizá-lo e desanimá-lo;

_ Por quê é que você me chamou, agora que o Senhor Deus o abandonou e se tornou seu inimigo? O Senhor fez com você o que ele, por meio de mim, prometeu que ia fazer: ele tirou o reino de você e o deu a outra pessoa, isto é, a Davi. Você desobedeceu às ordens do Senhor e não destruiu completamente os amalequitas e tudo o que eles tinham. É por isso que o Senhor está fazendo isso com você agora. Ele vai entregar você e o povo de Israel aos filisteus. Amanhã você e os seus filhos vão estar junto comigo. E o Senhor também vai entregar o exército de Israel aos filisteus.

No mesmo instante Saul caiu no chão, de comprido, apavorado com o que Samuel tinha dito. Ele estava fraco porque não tinha comido nada todo aquele dia e toda aquela noite. 

Uma vez que Saul se degradou voluntariamente, colocando-se nas mãos do inimigo, Satanás aproveitou a oportunidade para ridicularizá-lo e desanimá-lo. 

Com a batalha se aproximando, o diabo levou Saul a sentir que já tinha perdido. 

Na verdade, o Senhor poderia ter salvado Israel assim como fizera em Mispa (1Sm 7:10). 

Contudo, naquela ocasião, o povo confessou seu pecado e clamou a Deus. 

Tivesse Saul confessado seu pecado, reunido todo o Israel, mencionado sua fraqueza e conduzido todo o exército a uma dedicação renovada ao Senhor, o resultado da batalha poderia ter sido completamente diferente. 

Ao colocar diante do rei a aparente impossibilidade de qualquer perdão e o tamanho de sua rebelião contra Deus, Satanás foi bem-sucedido em desanimar Saul por completo, e em conduzi-lo à ruína.

A mulher chegou perto dele e, vendo que ele estava apavorado, disse:

_ Eu arrisquei a minha vida fazendo o que o senhor me pediu. 

Agora, por favor, faça o que estou pedindo. Deixe que eu lhe traga um pouco de comida, para ficar forte e poder viajar.

Saul recusou e disse que não ia comer nada, mas os seus oficiais também insistiram para que comesse. Finalmente ele concordou. Levantou-se do chão e sentou-se na cama. 

Então a mulher matou depressa um bezerro que estava sendo engordado. 

Pegou também um pouco de farinha de trigo, amassou e assou alguns pães sem fermento. 

Aí colocou a comida diante de Saul e dos seus oficiais, e eles comeram. 

E naquela mesma noite foram embora.

Em Cristo!

A seguir: Davi não é aceito na batalha ao lado dos Filisteus


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails