Gênesis 2:1-3 - O primeiro sábado


O primeiro sábado

Gênesis 2:1-3

No sétimo dia Deus não tocou mais na terra - "descansou" pois havia completado o que planejara, e julgou que tudo era muito bom.

Por isso Deus abençoou o dia sétimo - que chamamos sábado, e o santificou.
Assim a semana é composta de sete dias, até hoje, no mundo inteiro.

Muitos sabatistas utilizam esta passagem para reforçar o mandamento do descanso do sábado.

Todas as ordenações que aparecem especificamente em Gênesis são sempre acompanhadas com exemplos específicos.

A única ordem que Deus deu o Adão foi lavrar a terra Gênesis 2:5, dar nome aos animais e não comer do fruto proibido

Porém, isto não pode ser dito do sábado semanal.

Gênesis 2:2,3 não menciona um mandamento ou ordem se quer, nem por dedução, ordenando o homem a descansar todo sétimo dia da semana.

E nenhum exemplo é dado de alguém guardando o sábado.

É verdade que a lei mosaica do sábado está ligada com o descanso de Deus em Gênesis.

Porém o simples fato de Deus santificar algo ou descansar não implica em mandamento.

O sentido moral é a necessidade de se descansar um dia por semana, valendo para este fim qualquer deles.

O apóstolo Paulo também escreve com muita propriedade:

"Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus" (Romanos 14:5,6).

Em Cristo;

A seguir, Deus o grande Maestro

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

39 comentários:

  1. Realmente, o texto biblico não cita que Deus ordenou que se guardasse o sábado. Mas responda por favor: Deus sente cansaço físico? Ele se fadiga?
    então porque acha que Deus descançou no sábado? a resposta é simples:
    Deus é nosso PAI! e COMO NOSSO PAI, ELE TEM QUE NOS DAR BOM EXEMPLO. por isso ele descançou no Sábado para que nós aprendessemos que como ele nós também deveríamos descançar. E a oredem para se guardar esse dia, veio mais tarde muito bem expressa em êxodo 20:8 onde Deus ordena a guarda do dia santo. e em muitas outras passagens. Com relação ao dia de se guardar, Exodo é claro em dizer que Deus citou o sábado. " LEMBRATE DO SÁBADO PARA O SANTIFICAR...pois o SÉTIMO dia É O SÁBADO do senhor teu Deus.Mais no sétimo dia descançou, por isso abençoou o dia sétimo e o santificou.Deus abençoou o sábado: Porque descançou conforme o texto.
    e romanos 14,5 e 6 não dá a entender que o dia de guarda é opcional. pois o próprio escritor de romanos, Paulo, guardava o sábado.Atos 13;14,44- eles iam a igreja no sábado, e se reuniam para ouvir a palavra de Deus.16:13- no sábado saíram em busca de um lugar de oração. Atos 17:1-2- Paulo foi a igreja por tres sábados segundo era seu costume. ele tinha o hábito de ir a igreja nos sábados. Atos 18:4- todos os sábados ele ia na igreja para falar de Deus. Além disso, a distinção entre dias e dias a qual cita o texto bíblico, não se refere aos dias semanais e sim aos sábados festivos da lei cerimonial. eram sete sábados cerimonias. e achacvam que um sadado era mais que outro a prova de que se trata de sábados cerimonias, está no trexo do próprio texto que compara o distinção de dias, e também o comer ou não para o senhor. as comidas faziam parte desses sábados festivos anuais instituidos pelo próprio Deus. Amigo, esclareça-se melhor a respeito deste assunto. Pois você está cometendo um grande erro. está indo cntra uma lei que Deus escreveu com o próprio dedo dele em tábuas de pedra. Que Deus te ilumine sempre. um grande abraço
    Ass: Talita Cristiane Correia Rossi. 24 anos- Adventista do sétimo dia a 24 anos também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sou adventista mas concordo com o anonimo 23 de julho de 2010 19:29

      Excluir
    2. o sabado era mandamento da morte e não tem nada aver com a vida que é Cristo

      Excluir
    3. quem guarda sabado está debaixo de maldição da lei

      Excluir
    4. o sabado era mandamento da morte e não tem nada aver com a vida que é Cristo

      Excluir
    5. Que Deus tenha misericórdia de você! Assim como tem para com todos nós... Porém,de você por ser tão ignorante! E sorte sua que Deus não leva em consideração, a falta de conhecimento da verdade. Eu como teu irmão em Cristo, sugiro que ao inciares as leituras na bíblia, antes, peça ao Espírito Santo o entendimento e a sabedoria... E com certeza você compreenderá os textos.
      Porque assim nos é informado na passagem de Is.28:9,10 A quem pois se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento,mandamento sobre mandamento, regra sobre regra,regra sobre regra, um pouco aqui e um pouco ali.
      Amém? Amém.

      Excluir
    6. Que Deus tenha misericórdia de você! Assim como tem para com todos nós... Porém,de você por ser tão ignorante! E sorte sua que Deus não leva em consideração, a falta de conhecimento da verdade. Eu como teu irmão em Cristo, sugiro que ao inciares as leituras na bíblia, antes, peça ao Espírito Santo o entendimento e a sabedoria... E com certeza você compreenderá os textos.
      Porque assim nos é informado na passagem de Is.28:9,10 A quem pois se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento,mandamento sobre mandamento, regra sobre regra,regra sobre regra, um pouco aqui e um pouco ali.
      Amém? Amém.

      Excluir
    7. Que Deus tenha misericórdia de você! Assim como tem para com todos nós... Porém,de você por ser tão ignorante! E sorte sua que Deus não leva em consideração, a falta de conhecimento da verdade. Eu como teu irmão em Cristo, sugiro que ao inciares as leituras na bíblia, antes, peça ao Espírito Santo o entendimento e a sabedoria... E com certeza você compreenderá os textos.
      Porque assim nos é informado na passagem de Is.28:9,10 A quem pois se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento,mandamento sobre mandamento, regra sobre regra,regra sobre regra, um pouco aqui e um pouco ali.
      Amém? Amém.

      Excluir
    8. Que bom que hoje é sábado. Lembre-se: não devemos torna-lo um dia de cargas extremas. Esse dia é santo porque nosso Deus é santo e onde Ele estar tudo se torna assim santíssimo, por exemplo: “o éden era santo por que Deus estava lá, a sarça ardente era um lugar santidade porque Ele estava lá, o santuário é um lugar de santidade, por que? Porque nosso Deus estar lá”, Então logo onde Deus estar seja no sábado o em qualquer lugar tudo é santo e por isso desfrutamos desse momento tão solene. Davi tinha um grande desejo, Sl.27:1-14, no v.4 ele expressa: “Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para meditar na beleza do meu Senhor e meditar no seu templo”. Estar na presença Dele é se tornar santo, ou seja, “separados para um fim ou um proposito especial ”. O que fazer então nesse dia? Estar com sua família em meio a natureza para que lhes ensine sobre um Deus criador e grandioso é uma boa pedida, realizar algumas visitar e ensinar a sua família a compaixão de um Deus tremendo é muito valido, organizamos no dia da preparação (sexta feira) para as horas do sábado é muito valido, ter comidas prontas e roupas e separadas só para o uso do sábado é interessante. Não se esqueça: devemos ser conhecidos pelo que fazemos nesse dia e não pelo o que “não se pode fazer”, pois esse não é o ideal das horas do sábado. Gn.2:1-3.
      Deus é bom todo tempo!

      Excluir
    9. Muito bem Explicado Talita. Parabens.

      Perai, está havendo um erro, Se Deus descansou no sábado então descansou junto com Adão. Adão foi criado na sexta-feira e no sábado descansou junto com Deus. Não porque Adão estava cansando de igual modo Deus. Deus guardou para ensinar Adão dando um bom exemplo. Segundo a biblia, Deus visitava Adão e Eva no virar do dia, o que será que ele falava com Adão? O que da a entender aqui é que Deus falou da sua lei e muitas outras coisas para os Nossos primeiros pais, querem saber onde eu tirei essa conclusão. Vejam. Caim matou Abel; logo se eles não sabiam da lei contada de pai para filho,subtende-se que Caim não pecou por ter derramado sengue inocente (Abel). Caim quebrou o sexto mandamento da lei de Deus, caro amigo. Deus é eterno e a sua Lei também é eterna, se é eterna então ela existia antes da fundação do universo, sabe por quê? Por que Satanás pecou no céu ao cobiçar o trono de Deus querendo ser igual a Deus conforme está escrita na lei de Deus dada para Moises apresentar o povo que fala: Não terás outro Deus diante de mim. Vejam pessoal a prova que o povo hebreus ja sabia que deviam guardar o sábado antes do monte sinai. E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã. EX 16:23
      Na lei que Deus apresentou para Moises logo no verso 8 de Exodo 20, enfatiza dizendo Lembra-te. Tem como lembrar de uma coisa que nunca ouviu falar? Impossivel. Então, o povo ja sabia por meio de Adão, pelos descendentes e adão e pelo profeta Moises que o sabado é do Senhor e não de Moises conforme está em marcos 2:27.

      Tem mais: Os 10 mandamentos era de Deus, porem as diversas leis somandas dão 613 foi Moises que estabeleceu.
      Ex 16:28 Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Existiam os mandamentos mas não na tábua de pedra mas no coração do povo. Deus colocou em pedra simbolo de CORAÇÃO DURA e símbolo de perpetuidade (que duraria para sempre. Deus não colocou escrito na arei para o vento não espeçar / apagar. Pense. Deus passava para Moises as instruções pós pecado mas não passava para Adão sem pecado? Não tem logica. Claro que Adão soube da lei pela boca de Deus. Eva comeu do fruto proibido sinônimo de Desobediência. A fé nunca anula a lei, Rm 31:3. eis uma razão para guardar a lei de Deus se é que ama a Deus. Se me amas, guarde os mandamentos. A prova é essa. Anotem meu whatsapp 77988820014

      Excluir
  2. Obrigado Talita pelas informações. Vou me inteirar mais a respeito do assunt'.
    Por hora quero lhe dizer que tenho uma grande adimiraçào pelos Adventistas por sua dedicação e amor ao Senhor ao guardar o sábado.

    Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claiton, gostei da sua resposta, mostrou humildade, porém espero realmente que já tenha se inteirado sobre o assunto, e aceitado o que a BÍBLIA diz sobre o dia SÉTIMO, dia do SENHOR.

      Excluir
    2. Olá meu caro Claiton.
      Fico feliz que vc tenha esta concepção do povo remanescente, aqui na terra, os adventistas.
      Sugiro-te como irmão em Cristo, que sigas os preceitos de Deus, iniciando por MT. 6:33 Hb.4:12 Jo.8:32 Is.28:9,10 Gn. 2:2,3 e Ex.20:1ao17 e 1Co.10:23 e 10:12. Amigo Claiton, sempre que você for iniciar um estudo da palavra, na bíblia, antes peça ao Espírito Santo o entendimento e a sabedoria, OK. Um grande abraço de seu irmão em Cristo Jesus. Amém.

      Excluir
    3. Parabéns Sr. Claiton por sua sinceridade e o humildade. E a Srta Talita pelo seu conhecimento. Busquei todos os versículos que você citou e realmente fiquei espantado com a luz que não conhecia.

      Excluir
  3. Em "Romanos 14:5 e 6 " Paulo está falando claramente sobre a LEI CERIMONIAL ABOLIDA POR JESUS NA CRUZ e não sobre a Lei MORAL, OU SOBRE O SÁBADO SÉTIMO DIA dos Dez mandamento e nem mesmo do SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO
    SÁBADOS CERIMONIAIS:
    Em Levítico, capítulos 16 e 23, e Números, capítulos 28 e 29, estão enumerados os vários dias de festa para os israelitas, como sejam: a Páscoa (Números 28:16); a Festa dos Pães Asmos (Números 28:17); a Festa da Colheita ou Pentecostes (Êxodo 23:16 e 34:22; Números 28:26; Atos 2:1); a Festa das Trombetas (Números 29:1); o Dia da Expiação (Números 29:7) e a Festa dos Tabernáculos (Êxodo 23:16; Levítico 23:34; Números 29:12).

    O que foi abolido na cruz, segundo o próprio Apóstolo Paulo ( citado ) foi em Efésios 2:14-15..." a LEI DOS MANDAMENTOS NA FORMA DE O-R-D-E-N-A-N-Ç-A-S ( LEIS CERIMONIAIS )" QUE APONTAVAM PARA A 1ª VINDA DE JESUS E QUE OS JUDEUS DA ÉPOCA INSISTIAM EM CONTINUAR PRATICANDO . Numa AFIRMAÇÃO ENFÁTICA DE JESUS, ELE DE SUA PRÓPRIA BOCA DIZ : NÃO PENSEIS QUE VIM "ABOLIR A LEI"(ÊXODO 20 E DEUTERONÔMIO 5) DEZ MANDAMENTOS ETERNOS) OU O QUE OS PROFETAS DISSERAM, NÃO VIM ABOLIR ABOLIR A LEI"( DEZ MANDAMENTOS), MAS DAR VERDADEIRO SENTIDO AO QUE FOI DITO. TEMOS MUITO MAIS A DIZER SOBRE ESSE ASSUNTO POIS A BÍBLIA É RIQUÍSSIMA EM ESCLARECÊ-LO ... OS DEZ MANDAMENTOS SÃO ETERNOS E IMUTÁVEIS ! JESUS DISSE ( JESUS DISSE. OK?) SE QUERES ENTRAR NA VIDA ETERNA : GUARDA OS MANDAMENTOS.MATEUS 19:16 A 22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está corretíssima! E qualquer pessoa que leia a bíblia pedindo esclarecimento do Espirito Santo conseguirá entender isso!
      Estarei orando para que nosso Pai que está no céu possa abrir o entendimento de qualquer pessoa que possa ter alguma dúvida a respeito!
      Uma boa noite a todos!

      Excluir
  4. "O sentido moral é a necessidade de se descansar um dia por semana, valendo para este fim qualquer deles" -- Eu ainda acrescentaria a sua análise o seguinte contexto, muitas vezes esquecido por nós, devido ao nosso estilo de vida atual:

    "... valendo para este fim qualquer um deles, uma vez que você veja a sua obra planejada concluida."

    É comum, infelizmente, que pessoas hoje vão às igrejas, mas esquecem a boa prática de agradecer as conquistas, que nós, a exemplo de nosso Pai, precisamos traçar, nos esforçar, e nos alegrar em cada momento da vida.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. E o quarto mandamento escrito por Deus com seu próprio dedo é oque?????

    ResponderExcluir
  6. O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir
  7. Paulo não guardava o sábado não, ele ia na igreja de sábado, como tem varias passagens que ele ia de domingo, nem por isso faz ele um guardador de domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bíblia o primeiro dia da semana nunca é chamado de domingo! Nem é chamado de dia santo, nem existe qualquer indicação de que deveria ser separado como um dia de adoração.
      Só existem oito textos nas Escrituras que falam do primeiro dia da semana; Se na Bíblia existe alguma ordem ou permissão para a troca do sétimo para o primeiro dia da semana, tem que estar nestes oito textos.
      Vamos fazer um exame crítico dos oito textos que mencionam o primeiro dia da semana e ver se existe uma autorização Bíblica para a mudança?
      1º – Mateus 28:1. “E, no fim do Sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
      Você achou que aqui existe alguma coisa indicando que Deus mudou o dia de adoração do sábado para o domingo? Está claro que não!
      Este texto foi escrito no ano 62 d.C., 31 anos depois da ressurreição de Jesus. Ele só descreve que Maria Madalena e Maria a Mãe de Jesus, estão esperando terminar o sábado de descanso para irem ver o corpo de Jesus. Ao contrário este é mais um texto que prova que, após a morte de Jesus, o dia que se guardava era o Sábado.
      2º – Marcos 16:2. “E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do Sol.”
      No verso 1, fala que elas esperaram passar o Sábado. Este texto também foi escrito 31 anos após a morte de Jesus, em Marcos 2:28, Marcos menciona que o Sábado é o Dia do Senhor e desconhece completamente o domingo.
      3º – Marcos 16:9. “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena…”
      Este texto também foi escrito 31 anos após a ressurreição de Jesus. Também não fala nada sobre guardar o domingo. Dá pra notar, que Jesus teve todo o cuidado de não violar o sábado nem na sua morte. Seus trabalhos de criação e redenção foram realizados honrando o Sábado.
      4º – Lucas 24:1. “E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.”
      Lucas escreveu isso no ano 64 D.C., 33 anos depois da ressurreição do Senhor,. Não vemos nada nem ninguém dizendo sobre guardar o domingo. Pelo contrário, Lucas faz questão de deixar claro no capítulo 23, no verso 56 seu conceito sobre o sábado.. . veja: “E voltando elas, no Sábado repousaram, conforme o mandamento.”
      5º – João 20:1. “E no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.”
      Este texto foi escrito no ano 97 d.C., 66 anos depois de Jesus ressuscitar, e também não diz nada a favor do domingo.
      6º – João 20:19. “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro dia da semana, e trancadas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus… e disse-lhes: Paz seja convosco.”
      Este texto não fala nem sequer que os discípulos se reuniram para um culto. Pelo contrario, só estavam ali escondidos por causa do medo! Apenas isso!
      :

      Excluir
    2. 7º – Atos 20:7. “E, no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo que havia de viajar no dia seguinte, falava com eles; e prolongou o discurso até à meia noite.”
      Esta era à noite de sábado. Eles haviam passado o sábado todo, juntos, como era seu costume (Atos 17:2); e, ao terminar o dia, no pôr-do-Sol, e começar o primeiro dia (início da noite de Sábado), Paulo que teria de partir no dia seguinte, desejou usufruir da presença dos discípulos, e isso foi até à meia noite. Você notou que Paulo, evitou iniciar uma viagem no Sábado?
      8º – “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá ajuntando para que se não façam coletas quando eu for.” 1ª Coríntios 16:2.
      Paulo soube que os crentes de Jerusalém (Atos 11:28 e 29) estavam em grandes necessidades, e os discípulos decidiram socorrê-los.
      Paulo então pediu aos irmãos que EM CASA, e não na igreja, no primeiro dia da semana, fossem ajuntando alguma coisa; dinheiro, alimento, roupa, sandálias… Paulo estava organizando o trabalho de assistência social, apenas isso.
      Bem, aqui foram os únicos oito versos da Bíblia onde aparece o primeiro dia da semana citado. Você achou que em alguns destes textos Deus mandou mudar o dia de guarda para o domingo? Achou que em algum deles há provas de que os discípulos guardavam o domingo?

      Excluir
    3. QUEM MUDOU O DIA DE GUARDA, E QUANDO ISTO ACONTECEU?
      Bem logo depois que Jesus subiu ao céu, o cristianismo começou a ser perseguido terrivelmente! Os grandes e terríveis shows de crueldade no Coliseu eram espetáculos de morte!
      Durante muitos anos os cristãos foram perseguidos até a morte. Morriam homens, mulheres e crianças.
      O problema para Roma, era que apesar de perseguir e matar muitos cristãos, eles não conseguiam matar o cristianismo! O sangue dos cristãos na terra era como semente que fazia com que aparecessem mais e mais cristãos!
      Nenhum imperador Romano, por mais poderoso que tenha sido, conseguiu vencer o cristianismo pelo medo! A perseguição foi em vão!
      Mas você conhece aquele velho ditado: Se você não pode com eles, então junte-se a eles!
      Assim, um imperador, muito esperto, decidiu que não iria mais lutar contra o cristianismo, ao contrário iria unir-se aos cristãos. Ele resolveu se declarar cristão, e agora fez com que o cristianismo passasse a ser a religião oficial do Estado. O nome deste imperador era Constantino. Só que Constantino era pagão, amava a outros deuses, guardava outro dia, a Bíblia para ele não valia nada!
      Assim, Constantino parou com a perseguição, e o que muitos pensaram que era uma bênção, foi uma maldição! Isto porque Constantino começou a introduzir dentro do cristianismo as coisas nas quais ele acreditava! Aos poucos ele foi fabricando um cristianismo que era a sua própria cara!
      Constantino, que era pagão portando, idólatra (adorava a ídolos) , introduziu dentro do cristianismo a adoração de imagens. E isso, depois que o Novo Testamento já tinha sido completado e que todos os apóstolos já tinham morrido, no dia 7 de março de 321 AD, Constantino o Grande promulgou a primeira lei civil acerca do domingo, ordenando que todas as pessoas do império romano, exceto os fazendeiros, deveriam descansar no domingo.
      Foi o primeiro Decreto Dominical. De 07/03/321, e dizia o seguinte:
      “Devem os magistrado e as pessoas residentes nas cidades repousar, e todas as oficinas serem fechadas no venerável dia do Sol…

      Excluir
    4. DECLARAÇÕES IMPORTANTES DE DIVERSAS RELIGIÕES
      CONGREGACIONALISTAS: “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.” – Mode and Subjects of Baptism, por Fowler.
      METODISTAS: “É certo não haver mandamento para o batismo infantil… tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” – Theological Compend (1902), Rev. Amós Binneyas, 180 e 181.
      LUTERANOS: “A observância do domingo não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da igreja.” – Augsburg Confession of Faith citado em Cox’s Sabbath Manual, pág. 287.
      PRESBITERIANOS: “Deus instituiu o sábado na criação do mundo separando para este fim o sétimo dia, e impôs sua observância como obrigação universal, moral e perpétua.” – Dr. Archibaldo A. Hodge, da Comissão Presbiteriana de Publicidade.
      PENTECOSTAIS: “A Bíblia nos mostra a sagrada Lei de Deus: ‘faça isto’, ‘não farás!’. ÊXODO CAPITULO 20. E essa Lei deveria ser observada, cumprida rigorosamente… – Lições Bíblicas, 7-12/1966, Dir. Respons. Pastor Emílio Conde, pág. 12.
      BATISTAS: “Cremos que a Lei de Deus é a base ETERNA E IMUTÁVEL do Seu governo moral (Rom. 3: 31. Mat. 5: 17. Luc. 16:17. Rom. 3:20); que essa Lei é santa, justa e boa (Rom. 7: 12. Sal. 119);… que um dos principais objetivos do evangelho é o de libertar os homens do pecado e restaurá-los em Cristo a uma obediência sincera dessa santa lei, …(Rom. 8:2-4. Heb. 8: 10. Heb. 12.22-25).” – Manual das Igrejas Batista, por Willian Carey Taylor, 4a. Edição, 1949, pág. 178, Artigo XII – Casa Publicadora Batista.
      MÓRMONS – “Há aqueles que gostariam de destruir o DECÁLOGO, OU OS DEZ MANDAMENTOS… Tais mandamentos não foram ab-rogados, nem anulados e estão em vigor hoje da mesma forma como estiveram quando pronunciados em meio aos trovões no Monte Sinai, embora não sejam observados.” – Joseph Fielding Smith, The Heed to Yourselves, pág. 133.
      CATÓLICOS – “Nós, católicos romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe de nossa igreja…” – Pe. Júlio Maria, em Ataques Protestantes, p. 81.
      E então? O que você acha? Estava aí sua religião?
      Se sua religião acredita nisto, o que você está fazendo? O que você irá fazer?
      Mas pense bem: A palavra de Deus não seria o suficiente para que você obedecesse?

      Excluir
    5. DECLARAÇÕES IMPORTANTES DE DIVERSAS RELIGIÕES
      CONGREGACIONALISTAS: “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.” – Mode and Subjects of Baptism, por Fowler.
      METODISTAS: “É certo não haver mandamento para o batismo infantil… tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” – Theological Compend (1902), Rev. Amós Binneyas, 180 e 181.
      LUTERANOS: “A observância do domingo não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da igreja.” – Augsburg Confession of Faith citado em Cox’s Sabbath Manual, pág. 287.
      PRESBITERIANOS: “Deus instituiu o sábado na criação do mundo separando para este fim o sétimo dia, e impôs sua observância como obrigação universal, moral e perpétua.” – Dr. Archibaldo A. Hodge, da Comissão Presbiteriana de Publicidade.
      PENTECOSTAIS: “A Bíblia nos mostra a sagrada Lei de Deus: ‘faça isto’, ‘não farás!’. ÊXODO CAPITULO 20. E essa Lei deveria ser observada, cumprida rigorosamente… – Lições Bíblicas, 7-12/1966, Dir. Respons. Pastor Emílio Conde, pág. 12.
      BATISTAS: “Cremos que a Lei de Deus é a base ETERNA E IMUTÁVEL do Seu governo moral (Rom. 3: 31. Mat. 5: 17. Luc. 16:17. Rom. 3:20); que essa Lei é santa, justa e boa (Rom. 7: 12. Sal. 119);… que um dos principais objetivos do evangelho é o de libertar os homens do pecado e restaurá-los em Cristo a uma obediência sincera dessa santa lei, …(Rom. 8:2-4. Heb. 8: 10. Heb. 12.22-25).” – Manual das Igrejas Batista, por Willian Carey Taylor, 4a. Edição, 1949, pág. 178, Artigo XII – Casa Publicadora Batista.
      MÓRMONS – “Há aqueles que gostariam de destruir o DECÁLOGO, OU OS DEZ MANDAMENTOS… Tais mandamentos não foram ab-rogados, nem anulados e estão em vigor hoje da mesma forma como estiveram quando pronunciados em meio aos trovões no Monte Sinai, embora não sejam observados.” – Joseph Fielding Smith, The Heed to Yourselves, pág. 133.
      CATÓLICOS – “Nós, católicos romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe de nossa igreja…” – Pe. Júlio Maria, em Ataques Protestantes, p. 81.
      E então? O que você acha? Estava aí sua religião?
      Se sua religião acredita nisto, o que você está fazendo? O que você irá fazer?
      Mas pense bem: A palavra de Deus não seria o suficiente para que você obedecesse?

      Excluir
    6. O fato de Paulo ir na congregação adorar no dia de Sábado ou domingo, nada terá haver com os argumentos levados a efeito aqui.
      Outro detalhe...
      As bíblias, falam do atual sábado a noite, que é um domingo para a época, de domingo a noite, é a segunda feira para a época. E ainda, que fala, que a nossa sexta feria a noite, é o dia de sábado para a época e tudo isso ainda para os dias de hoje, para quem mantinha o calendario LUNAR e não o calendario atual. Por isso, tantas aberraçoes sobre o que Paulo fez ou deixou de fazer.
      Falo isso para o irmão na fé, não para se sentir mal e achar que estou a lhe TIRAR, HUMILHAR, mas, para confrontar e ser melhor observador sobre NUANCES e detalhes dos costumes, que nos levam ao caminho da ignorância. Grande abraço.

      Excluir
  8. Caro amigo, por muito tempo eu também tinha o m esmo pensamento que o seu em relação ao Sábado, mas graças a DEUS conheci a verdade e meus olhos se abriram, a Bíblia diz "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"....Não vou discutir com vc esse assunto pois meus colegas já esplanaram muitos bem e com muitos versículos....Gostaria que vc desse uma olhada neste Vídeo (Padre fala sobre o Sábado) que vou postar o linck e tire suas próprias conclusões...DEUS o aveçoes!
    https://www.youtube.com/watch?v=Uikwk4c0wrk

    ResponderExcluir
  9. Dê uma olhadinha deste vídeo - Padre falando sobre o Sábado!
    https://www.youtube.com/watch?v=Uikwk4c0wrk

    ResponderExcluir
  10. Para ler e meditar durante a semana
    D – Gn 1.1–2.3 – Um dia de descanso após seis dias de trabalho;
    S – Êx 16.1-36 – O Deus da provisão que garante o sustento;
    T – Êx 23.1-33 – Honestidade, descanso, celebração e fidelidade;
    Q – Êx 31.1-18 – Dedique os dons ao tabernáculo, mas não se esqueça do descanso;
    Q – Dt 5.1-21 – A ratificação dos Dez Mandamentos; S – Mt 12.1-14 – O Senhor do sábado;
    S – Hb 4.1-16 – O descanso garantido por Jesus, o sumo sacerdote compassivo
    Vejamos o que consta no quarto mandamento. O sábado deve ser “lembrado” (v. 8). O vocábulo usado por Moisés na Bíblia Hebraica tem um sentido muito mais extenso do que meramente recordar esporadicamente. Trata-se de estabelecer um “memorial” ou “manter na lembrança” — algo que não podemos esquecer.

    O sábado deve ser “santificado” (v. 8). A ideia da Escritura é separar, consagrar ou tratar como sagrado. A base para essa santificação é o registro da Criação; Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo (v. 11). Entendamos que essa e outras passagens (por exemplo, Gn 2.3; Êx 31.17) utilizam antropomorfismo, ou seja, atribuem a Deus características humanas. Nós não podemos entender essas descrições literalmente. Pelo contrário, como ser divino Todo-Poderoso, Deus não fica inativo, muito menos se cansa (Sl 121.3-4; Is 40.28). O foco do texto é destacar Deus como modelo. Se o próprio Criador guardou o sétimo dia, nós também temos de guardá-lo.

    O modo de praticar o mandamento se encontra em Êxodo 20.9-10. Interromper o trabalho. Simples assim.

    ResponderExcluir
  11. Nas primeiras palavras, ele disse tudo, não tem o que dizer mais nada,Deus não tocou mais na terra, isso é descanso, e nós, não devemos tocar em nada que traga lucro neste dia.

    ResponderExcluir
  12. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.

    Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

    15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

    16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
    Bom dia a todos os judaizantes, legalistas e que querem acrescentar algo à morte expiatória de Cristo...

    ResponderExcluir
  13. Gente o guardar o sábado ou o domingo não vai salvar ninguém,o que salvará só quem salva é Jesus,Jesus é o único caminho,ele é a porta estreita,entao vamos parar com essa briga de sábado ou domingo, conselhos é Jesus é é isso o que importa,é para ele é por ele é com ele,e não tem outro caminho,vamos nos unir e não brigamos ou perder tempo com o sábado e domingo,bom dia a todos..

    ResponderExcluir
  14. Gente não importa o sábado ou o domingo,será que não enxergam,o único caminho é Jesus é não o sábado ou o domingo,é por ele é para ele é com ele, sábado o domingo não vai levar ninguém para o céu ou para o inferno,nem esse assunto nem qualquer um outro vai anular a morte de Cristo boa na cruz,vamos nos unir e não ficar com essa briguinha que não vai levar ninguém a nada...

    ResponderExcluir
  15. Há Senhor dono do blogger,já começa por vc que tem que aprovar primeiro se oque estamos postando é bom aos seus olhos ou não para saber se é diguino do estar escrito no seu blogger aff

    ResponderExcluir
  16. "Um faz diferença entre dia e dia. Nobre pastor, por que tenta se enganar? Quem escreveu isso foi o apóstolo Paulo, mas ele não citou nesse verso inteiro a palavra sábado, pois não poderia. Paulo santificou todos os sábados décadas após a Ressurreição de Jesus. Vamos ver?

    “No sábado seguinte, concorreu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus, mas os judeus, vendo aquela concorrência, encheram-se de inveja...”. Atos 13:41 - 44.

    Se os judeus encheram-se de inveja não se tratava de uma reunião judia aos sábados, mas sim um culto cristão que reuniu quase toda a cidade para louvar aos sábados e, como quase toda a cidade nunca caberia num templo, as reuniões para louvar o Senhor eram realizadas ao ar livre, e isso não poder ser negado, sem se ingressar no farisaísmo.

    O apóstolo Paulo, aos sábados, conseguia levar QUASE TODA A CIDADE a louvar nesse dia santo e bendito do Senhor, por isso, aos domingueiros eu pergunto: Cadê o tal domingo? Mais detalhes em meus blogs:

    As 22 razões bíblicas que revelam ser o sábado para sempre
    http://asrevelacoessobreosabadoperpetuo.blogspot.com.br/ copie o HTTP e cole no navegador

    Colossenses 2:16 bem fácil de entender
    http://colossenses2-116facildeentender.blogspot.com.br/

    As sete verdades bíblicas sobre o Sétimo Dia
    http://asseteverdadessobreosabado.blogspot.com.br/

    10 perguntas que os adventistas precisam responder
    http://10perguntasqueosadventistas.blogspot.com.br/

    A alta grandiosidade do incrível evento Monte Sinai
    http://oincriveleventomontesinai.blogspot.com.br/

    A Verdade no Evangelho que não foi Escrita
    http://averdadebiblicaquenaofoiescrita.blogspot.com.br/

    Bênção ou Maldição, alerta o Senhor
    http://bencaooumaldicaodizosenhor.blogspot.com.br/

    O Mundo Cristão foi levado a um gigantesco erro
    http://omundocristaofoilevadoaerro.blogspot.com.br/

    Porque o sábado faz parte da salvação
    http://porqueosabadofazpartedasalvacao.blogspot.com.br/
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br







    “No dia de sábado, saímos fora da porta, junto ao rio, onde julgávamos haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. Atos dos Apóstolos 16:13.




    Esse preceito acima revela, com toda clareza, de modo irrefutável, um culto de louvor aos sábados pelos cristãos. As mulheres cristãs sempre trabalhavam, só não aos sábados. Então, segundo o preceito acima, estavam em dia de descanso, santificando os sábados assim como os homens!

    Mas os fariseus de quase todas as denominações, também clérigos católicos e ortodoxos alegam que a Igreja de Jesus santificava o tal domingo. É possível uma tolice dessas, depois dessas revelações do Espírito Santo de Deus e depois do resultado do Concílio de Laodicéia, no ano 364?

    ResponderExcluir
  17. O homem foi feito para o sábado e não o sabado para o homem,não vivemos mais na lei,e sim na graça,quem guarda a lei deve observar toda ela.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores