
Eva, Jawwah significa "vida". O termo jawwah é uma antiga forma semítica que também se encontra em arcaicas inscrições fenícias.
Adão deu a sua esposa o nome de "vida". Uma atitude de fé, pois viu na semente prometida a sua mulher àquele que devolveria a eles e a seus descendentes a imortalidade que tinham perdido legalmente nesse dia.
Ao invés de chamá-la com melancolia e desprezo como poderia esperar-se devido às circunstâncias "a mãe de todos os sentenciados a morte", ele fixou os olhos pela fé em seu Juiz, e antes que ela desse a luz a seu primeiro filho, chamou-a com esperança "Vida".
Certamente, a fé foi para ele neste momento foi "a certeza do que se espera a convicção do que não se vê" (Hb. 11: 1).
Antes de expulsar Adão e Eva do Édem, Deus lhes deu vestimentas mais duráveis, adequadas para o trabalho físico que lhe esperava, e como proteção também contra as mudanças de temperatura do ambiente que encontrariam fora do jardim.
As peles destes animais que foram sacrificados para cobrir Adão e Eva representam também, aquele que um dia seria sacrificado para cobrir os pecados da humanidade.
O serviço de sacrifícios para o pagamento dos pecados, ainda que não mencionado especificamente aqui, provavelmente foi instituído nesse tempo.
O relato dos sacrifícios de Caim e Abel, que narrarei no capítulo seguinte, mostrará que os primeiros filhos de Adão e Eva estarão bem familiarizados com esse ritual. O que prova esta tese.
Deus já os estava preparando para um ritual que seria prática comum no povo de Deus até a vinda do verdadeiro e definitivo cordeiro que tiraria todo o pecado do mundo.
Veja que maravilha de história estamos acompanhando caro blogueiro, o plano da salvação sendo desvendado desde sua raiz.
Sobre o Autor:
Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus! |
Acredito que não só uma atitude fé levou a Adão por o nome de Eva a sua mulher como também uma postura diferente de quando Deus o questionou do porque ele ter comido do fruto, num primeiro instante culpou a mulher, agora parece que com essa atitude reconhece sua parcela no erro e passa a não julga-la e sim ter esperança nela.
ResponderExcluirAdão estava aí colocando sua fé na semente que viria, conforme Deus prometera. só não sabia se viria no tempo dele. A diferença nossa para ele é que já sabemos que a semente veio.
ResponderExcluirAmém!
Interessante como Deus se preocupou com o bem estar do casal apesar do pecado, dando a eles vestimenta.
ResponderExcluirDeus se preocupa conosco também, sabe do que necessitamos!
Amém, a particularidade que me chama atenção nesta cena é que depois que o casal ter pecado, descobriram que estavam nus, e fizeram folhas de figueira para se cobrir, estas folhas de figueira quando secavam picava o corpo de Adão e Eva, as vezes quando erramos procuramos usar folhas de figueiras e aquilo só nos prejudica enquanto que Jesus está sempre disposto a dar-nos túnicas de peles as quais suportariam o clima e não mais deviam picar o corpo do ser humano é só uma questão de escolha..... Vestuário de Pele ou vestuário de figueira
ExcluirAmém, a particularidade que me chama atenção nesta cena é que depois que o casal ter pecado, descobriram que estavam nus, e fizeram folhas de figueira para se cobrir, estas folhas de figueira quando secavam picava o corpo de Adão e Eva, as vezes quando erramos procuramos usar folhas de figueiras e aquilo só nos prejudica enquanto que Jesus está sempre disposto a dar-nos túnicas de peles as quais suportariam o clima e não mais deviam picar o corpo do ser humano é só uma questão de escolha..... Vestuário de Pele ou vestuário de figueira
ExcluirÉ verdade e note que isso aconteceu bem depois que Adão teve uma atitude de fé.
ResponderExcluirDeus age quando fazemos a nossa parte.
Amém!
Claiton hoje ate que enfim consegui colocar em dia minha leitura pois comecei bem depois.Mais quero que saibas que agradeço a Deus quando colocou tua familia em nossas vidas, pois voce e um estimulo a seguir a Deus.Devemos sempre ler a biblia mais sempre arrumamos uma desculpa para nao ler e assim temos um mais entusiasmo.
ResponderExcluirPois ficou bem mais claro e facil.Muito obrigado e sempre estaremos contigo.
Antes DEUS pedia animais como sacrifício hoje nós somos o verdadeiro sacrifício, nosso EU têm que estar diariamente no altar do Senhor como um sacrifício vivo. Que DEUS nos dê forças para fazer a sua vontade. Amém!
ResponderExcluirAmém, a particularidade que me chama atenção nesta cena é que depois que o casal ter pecado, descobriram que estavam nus, e fizeram folhas de figueira para se cobrir, estas folhas de figueira quando secavam picava o corpo de Adão e Eva, as vezes quando erramos procuramos usar folhas de figueiras e aquilo só nos prejudica enquanto que Jesus está sempre disposto a dar-nos túnicas de peles as quais suportariam o clima e não mais deviam picar o corpo do ser humano é só uma questão de escolha..... Vestuário de Pele ou vestuário de figueira
ResponderExcluirGostaria de um maior esclarecimento a respeito desta matéria, segundo me consta, matar para obter alimento e/ou vestimenta não constitui sacrifício, visto não ser este o sentido da palavra.
ResponderExcluirexelente complemento naquilo que precisa saber mais preciso, continue deixando Deus te usar
ResponderExcluirEntão a bíblia não afirma que Deus matou os animais para vestir Adao e Eva, mais é da pra entender que era de animais porque folha e folhas,
ResponderExcluirAmém. Vemos aí Caim provavelmente teve seu trabalho para cultivar suas sementes, preparou a terra, cuidou da terra e tudo aquilo que ele entendia na sua época para uma boa colheita, usou seu próprio esforço, suas próprias mãos para agradar a DEUS, mas foi tudo em vão, o sacrifício que agradou a DEUS foi o do seu irmão, Abel. Voltando na história Adão e Eva quando desobedeceu a DEUS descobriram suas vergonhas e com suas próprias mãos tentaram solucionar o problema com uma folha, mas DEUS tratou logo mais uma vez do problema, fez o primeiro sacrifício para tapar a vergonha do ser humano. Diante disso vemos que Abel fez aquilo que um dia DEUS tinha ensinado e Caim fez como seus pais, tentou resolver o problema diante de DEUS como suas próprias mãos.
ResponderExcluirDeus deu a Adão e Eva um cordeiro para q eles caminhassem com o cordeiro seguissem os passos dele,pois os passos dele levavam os dois devolta junto d Deus seguindo os passos do cordeiro eles permaneceriam junto a Deus ce ce desencaminhasem eles voltariam a estar vulneráveis enfraquecidos e fragilizados ao poder e consequência do pecado.Aquele cordeiro era Jesus Cristo o principal e maior soldado d Deus.Deus envia-o e ele vai fiel e justo resgatar Adão e Eva,ali ele ce fazia Emanuel q quer dizer Deus vai caminhar morar e viver com seus filhos.Deus revela nele sua salvação.Esse cordeiro dado por Deus aos dois também ali ce faziatambem Miguel como um advogado defensor e consolador dos dois ele ce coloca entre eles e o acusador pois pesava sobre eles o peso d seus próprios pecados.O cordeiro era para eles uma fortaleza em suas fraquezas pois em suas fraquezas o pecado ce fortalecia.Foi aí q ce satanás ce fazendo d anjo d luz ce aproveitando d seu alto e aprofundado conhecimento bíblico fez Adão e Eva acreditar q o cordeiro veio pra morrer por eles.tipo assim:pra q vocês morrer por culpa d vossos pecados ce Deus deu um cordeiro pra morrer por vocês. Adão e Eva gostaram d entender q a palavra d Deus informava isso pois eles queriam ce salvar e ir pro céu só q ñ queriam morrer .Hoje os filhos d Adão e Eva diziam isso:como Deus é bom deu seu único filho amado pra morrer por nós. Essa mentalidade e evangelismo é diabólico como foi no eden.isso é fazer apologia a morte d Jesus pra nunca absolver o povo da culpa da morte dele.Ta mais q na hora d tirarmos a bíblia d dentro da igreja e colocarmos a igreja dentro da bíblia ,em vez d irmos na igreja estudar a bíblia pra conhecer a palavra de Deus,devemos ir na bíblia na palavra d Deus pra estudar e conhecer quem é a igreja nesse mundo.O cordeiro atacado no eden era o mesmo q foi atacado no céu é o mesmo q foi atacado no jetsemani e hoje é a verdade q está nas páginas da bíblia.Entao resta conhecer a bíblia espiritual sobrenatura e invisível q é o espírito santo q ensina toda a verdade pois a que está nas mãos da igreja a igreja ensina conforme o agrado dela...o q caiu sobre Jesus ñ foi e nunca sera o peso d nossos ,pecados,mais sim o peso da lingua do poder religioso nesse mundo por isso abitamos na atual terra d satanas ond temos a igreja q nunca nós absolve da culpa da morte d Jesus. A morte dele nunca foi nossa culpa é jamais tem haver com o plano d salvação d Deus.
ResponderExcluirDeus deu a Adão e Eva um cordeiro para q eles caminhassem com o cordeiro seguissem os passos dele,pois os passos dele levavam os dois devolta junto d Deus seguindo os passos do cordeiro eles permaneceriam junto a Deus ce ce desencaminhasem eles voltariam a estar vulneráveis enfraquecidos e fragilizados ao poder e consequência do pecado.Aquele cordeiro era Jesus Cristo o principal e maior soldado d Deus.Deus envia-o e ele vai fiel e justo resgatar Adão e Eva,ali ele ce fazia Emanuel q quer dizer Deus vai caminhar morar e viver com seus filhos.Deus revela nele sua salvação.Esse cordeiro dado por Deus aos dois também ali ce faziatambem Miguel como um advogado defensor e consolador dos dois ele ce coloca entre eles e o acusador pois pesava sobre eles o peso d seus próprios pecados.O cordeiro era para eles uma fortaleza em suas fraquezas pois em suas fraquezas o pecado ce fortalecia.Foi aí q ce satanás ce fazendo d anjo d luz ce aproveitando d seu alto e aprofundado conhecimento bíblico fez Adão e Eva acreditar q o cordeiro veio pra morrer por eles.tipo assim:pra q vocês morrer por culpa d vossos pecados ce Deus deu um cordeiro pra morrer por vocês. Adão e Eva gostaram d entender q a palavra d Deus informava isso pois eles queriam ce salvar e ir pro céu só q ñ queriam morrer .Hoje os filhos d Adão e Eva diziam isso:como Deus é bom deu seu único filho amado pra morrer por nós. Essa mentalidade e evangelismo é diabólico como foi no eden.isso é fazer apologia a morte d Jesus pra nunca absolver o povo da culpa da morte dele.Ta mais q na hora d tirarmos a bíblia d dentro da igreja e colocarmos a igreja dentro da bíblia ,em vez d irmos na igreja estudar a bíblia pra conhecer a palavra de Deus,devemos ir na bíblia na palavra d Deus pra estudar e conhecer quem é a igreja nesse mundo.O cordeiro atacado no eden era o mesmo q foi atacado no céu é o mesmo q foi atacado no jetsemani e hoje é a verdade q está nas páginas da bíblia.Entao resta conhecer a bíblia espiritual sobrenatura e invisível q é o espírito santo q ensina toda a verdade pois a que está nas mãos da igreja a igreja ensina conforme o agrado dela...o q caiu sobre Jesus ñ foi e nunca sera o peso d nossos ,pecados,mais sim o peso da lingua do poder religioso nesse mundo por isso abitamos na atual terra d satanas ond temos a igreja q nunca nós absolve da culpa da morte d Jesus. A morte dele nunca foi nossa culpa é jamais tem haver com o plano d salvação d Deus.
ResponderExcluir