Gênesis 4:11,12 - O castigo de Caim


O castigo de Caim

Nunca mais Caim será capaz de se sustentar cultivando o solo. Embora Adão tivesse que ganhar a vida com o suor da testa (3:19), Caim não poderia sobreviver cultivando.

Para ele, a maldição do capítulo três havia sido intensificada. Se para Adão a agricultura era difícil, para Caim seria impossível.

_ Por esse seu crime, você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra.

A terra de maneira nenhuma iria produzir um grão sequer para ele. Este castigo era pelo pecado de derramar o sangue de seu irmão como se fosse uma coisa comum.

_ Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele.

A mesma terra que ele tanto amava, por lhe dar as mais belas e recompensadoras colheitas, fora palco de seu pecado.

Como a terra foi obrigada a beber o sangue de um inocente, se rebelou, por assim dizê-lo, contra o assassino; e quando ele a lavrasse, esta terra não lhe recompensaria pelo seu trabalho.

V-12.

_ Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada.

Como Caim tinha usado mal os frutos da terra, Deus não lhe permitiria mais ganhar seu sustento trabalhando a terra.

_ Você vai andar pelo mundo sempre fugindo.

Caim foi condenado a uma vida perpetuamente errante a fim de conseguir alimento para si mesmo, para sua família e seus animais.

Uma pessoa errante na terra, não pode ser um agricultor de sucesso.

Ele é banido para o deserto. Deveria levar a vida, não como um pastor, nem como agricultor, mas como um beduíno do deserto. Sua penalidade é levar a vida nômade do deserto, sem-teto, insegura e inquieta.

Caim saiu da presença do Senhor. Adão e sua família provavelmente adoravam com o rosto voltado para o Paraíso, agora Caim, ao ser banida das redondezas do jardim, deveria se considerar além do alcance da visão de Deus

Esse foi o resultado de Caim ter escolhido sua própria rota, resolver governar seus próprios sentimentos.

Quando tomamos estas atitudes, as conseqüências são as mesmas, perdemos as bênçãos de Deus, nossa vida perde vigor, enfraquece a nossa capacidade de vencer e acabamos insatisfeitos, frustrados, procurando preencher um vazio interior andando de lugar em lugar.

Veremos na próxima postagem que a sentença divina converterá a crueldade e arrogância de Caim em grande desespero.

Em Cristo;

2/Postar um comentário/Comentários

  1. No caso de Caim Deus lhe tirou o que era mais precioso, trazendo isto para os dias atuais, ele hoje não nos tira nada, simplesmente impede que aquele sonho tão desejado venha a se realizar, ou uma benção especial venha sobre nós.

    Esta é uma reflexão muito importante, pois muitas vezes nos questionamos e até mesmo questionamos a Deus; Porque isto esta acontecendo comigo senhor, não é justo.... (que hipocrisia) meu irmão examine-se mais a fundo, certamente algo o esta cegando sobre pecados que vem impedindo a ação de Deus na sua vida, venho a cada dia monitorando meus passos para que eu não venha a cometer estes erros.

    Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  2. Precisamos da GRAÇA de DEUS..........

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem