Gênesis 11:10-26 - A Genealogia de Abraão

A Genealogia de Abraão

Gênesis 11:10-26

V-10-26.
Moisés agora se ocupa em relatar a linhagem de Sem, cuja apresentação foi interrompida pelo relato da confusão das línguas.

Esta é uma continuação da lista do povo elegido de Deus que começou em Adão e parou em Noé. Moisés apresenta agora a genealogia da linhagem patriarcal desde Sem até Abraão.

Apesar de ser uma leitura monótona, esta genealogia é importante para mostrar que as profecias divinas são verdadeiras.

Sem ela nós não teríamos como provar que Cristo é descendente de Sem como vemos, Lucas 3:34-38. Ao que saibamos, nenhuma outra pessoa do mundo é capaz de apurar sua genealogia tão longe na antigüidade.

Note que o tempo de vida começou a encurtar após depois do dilúvio, baixando de 950 (Noé), para 175 (Abrão).

Quando chegarmos a Moisés veremos que em seu tempo ele considerava que a idade máxima era 100 anos (ele viveu 120).

Abrão significa pai exaltado, o progenitor do povo especial de Deus; mais tarde foi alterado ligeiramente para Abraão, que significa pai de multidão.

Segundo cálculos feitos, ele nasceu no ano 1.996 a.C., o que coloca a criação no ano 4.004 a.C.;

Nada se diz sobre a fidelidade a Deus das pessoas mencionadas nesta passagem, mas lemos em Juizes 24:2 que Terá adorava outros deuses.
Abrão porém era fiel, e Deus o escolheu e o tirou do meio idólatra em que se encontrava - a sua fé, comprovada pela sua obediência, o salvou.

A partir desta passagem Deus deixa de lado a humanidade em geral (os gentios), e através de Abrão Ele milagrosamente cria e educa um povo a fim de mostrar os padrões de conduta perfeitos que Ele requer do Homem: ninguém porém consegue atingi-los salvo o Seu Filho, que Ele depois enviou ao mundo para redimi-lo.

Em Cristo;

A seguir: A Jornada de Abraão - Fase I


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. Querido irmão em Cristo.
    Obrigada por tão rico estudo que nos oferece atraves de seus escritos, até onde tenho lido, tudo conforme a palavra de Deus, segundo a Santa Biblia.
    Gostaria de dizer-lhe que onde se diz que Tera adorava outros deuses é em Josué 24:2 (e nao em Juizes). Espero ter contribuido para seu excelente trabalho.
    Meire

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite meu irmão em Cristo!
    Estou fazendo um estudo da Palavra, e este site tem me ajudado bastante, tenho aprendido muito.Porém, quando você cita: "Juizes 24:2 que Terá adorava outros deuses" no Título "A Genealogia de Abraão, o Livo de Juízes tem somente 21 Capítulos. Será que você poderia fazer a correção? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Lindo sobrenatural de Deus
    Sou crente amo estudar a santa palavra de Deus
    Gostaria de ter todos estes estudos para que eu possa aprender mais de Deus

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores