Gênesis 22: 7-10

Abraão, Isaque e Jesus.

V-7.
Sem dúvida este é um dos capítulos mais notáveis da Bíblia: é a primeira vez que um sacrifício humano é mencionado, e nele se vê uma figura do sacrifício realizado pelo Senhor Jesus dando sua vida em resgate por muitos.

Todo o Velho Testamento aponta para Cristo. Em muitas maneiras Isaque retrata o Salvador.

Após caminharem um pouco, o menino Isaque disse;

_ Pai!

Esta expressão carinhosa deve ter dilacerado o coração de Abraão.

Ao ser usada por Isaque, jovem bem educado de uma culta família semítica, esta forma de falar expressava seu desejo de fazer uma pergunta.

Nenhum filho bem educado se atrevia a fazer perguntas ou a formular declarações na presença de seus pais sem receber permissão para fazê-lo.

Abraão lhe deu essa permissão com sua resposta;

_ Que foi, meu filho?

Isaque perguntou:
_ Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?

Esta pergunta direta só expressava uma estranheza inocente. Não há nada no relato que sugira que Isaque suspeitasse de que ele ia ocupar o lugar do cordeiro que faltava.

V-8.
Abraão respondeu:
_ Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho.

E continuaram a caminhar juntos.

Se não tivesse sido pela convicção de que estava fazendo a vontade de Deus e que seu "único" filho lhe seria restaurado, a agonia de Abraão diante do pensamento de perder a Isaque seria insuportável.

Com todo, esta pergunta do rapaz deve ter atravessado o coração do pai.

V-9.
Chegando ao lugar onde em séculos posteriores se edificou o templo, pai e filho fizeram um altar e arrumaram a lenha em cima dele.

O templo de Salomão foi edificado no Monte Moriá, perto do lugar chamado Gólgota, onde séculos mais tarde Cristo foi crucificado

Quando tudo estava pronto, e não faltava nada senão a colocação do sacrifício sobre o altar, tremulamente Abraão falou a Isaque tudo o que Deus lhe tinha revelado e provavelmente adicionou a isso sua própria fé na restauração de Isaque

É difícil imaginar os sentimentos encontrados que devem ter surgido no peito de Isaque: assombro, terror, submissão e finalmente fé e confiança.

Se tal era a vontade de Deus, consideraria como uma honra entregar sua vida em sacrifício.
Então Abraão amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

Sendo um jovem de 20 anos, facilmente poderia ter resistido.

O fato de que Isaque entendesse a fé de seu pai foi um nobre resultado da cuidadosa educação que tinha recebido através de sua meninice e juventude.

V-10.
A obediência de Isaque, forte como era, permitindo que seu pai, um velhinho centenário, o amarrasse para sacrificá-lo, é impressionante.

Da mesma forma Cristo foi obediente até à morte, tendo dito "não se faça a minha vontade, e, sim, a Tua" (Lucas 22:42).

Tendo colocado à vítima amarrada sobre a lenha, Abraão estava pronto para o último ato: matar a seu filho e atear fogo na pilha de lenha...

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. Nossa que prova de fogo essa de Abraao e seu filho Isaque. Ambos tiveram que confiar plenamente em Deus. Imagino se hoje Deus pedisse tal sacrifício de nós, será que fariamos como Abraao? Hoje Deus pede nossa vida no altar como sacrifício vivo, pois não vivo mais para o mundo e sim para Deus, fazendo a sua vontade e não a minha. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Isaque se converteu num símbolo adequado do Filho de Deus, que se submeteu à vontade de seu Pai (Mat. 26: 39). Em ambos os casos, o pai entregou a seu único filho.

    ResponderExcluir
  3. ASSIM COMO DEUS PÔS ABRAÃO À PROVA, TAMBÉM NOSSA FÉ E PACIÊNCIA SÃO PROVADAS RESULTANDO EM PERSEVERANÇA (VEJATIAGO 1:2, 12 E COMPARE COM DEUTERONÔMIO 8:2).

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores