Gênesis 29:16-20 - Uma das maiores histórias de amor de todas as épocas.


Uma das maiores histórias de amor de todas as épocas.

V-16
Durante um mês Jacó ficou com Labão, na condição de hóspede.

Foi o tempo necessário para se recuperar da viagem longa que havia feito, adaptar-se ao ambiente, conhecer melhor seus parentes (especialmente suas primas), e se fazer conhecido por eles.

Sem dúvida Jacó não ficou ocioso, mas ajudava especialmente naquilo que gostava mais: o pastoreio.

Seu tio propôs contratá-lo, pagando pelos seus serviços. Jacó aparentemente havia chegado com suas mãos vazias (não lemos que ele tenha dado algum presente ao chegar, ao contrário do servo de Abraão).

É curioso lembrar que Labão devia estar com uns 120 anos de idade, e embora não saibamos a idade de suas filhas nesta ocasião, é improvável que fossem muito novas. Jacó estava com uns 75 anos.

Jacó nem imaginava que permaneceria ali por vinte e um anos.

Acontece que Labão tinha duas filhas. A mais velha se chamava Léia, e a mais moça, Raquel.

V-17.
Parece que Léia não era tão bonita e ainda tinha algum problema nos olhos, mas Raquel era bonita de rosto e de corpo.

O segundo objetivo de Jacó ao ir para lá era obter para si uma esposa das filhas de Labão; após essa convivência, Jacó amava a mais nova, e mais bonita, Raquel.

Ele queria casar com ela, mas não tinha com que pagar o dote que, conforme os costumes da época, deveria ser pago à família, em compensação pela perda dela.

V-18,19.
Jacó, profundamente apaixonado por Raquel, estava disposto a fazer qualquer acordo com seu tio para ficar com Raquel, então se saiu com essa:

_ Tio, vou trabalhar para você por sete anos, e o único pagamento que quero em troca é a mão de sua filha Raquel.

A proposta de Jacó se baseava parcialmente no fato de que não estava numa posição para pagar o dote usual e também na situação em não poder voltar para casa tão cedo.

Os olhos de Labão brilharam ao ouvir a proposta.

Ia ter um empregado trabalhando de graça por sete anos, e no fim ainda ia casar a filha com um sobrinho rico.

Mas é claro que ele não ia deixar transparecer sua alegria com a proposta de Jacó.

Jacó nem imaginava a fria em que estava se metendo, Labão ocultou cuidadosamente seu egoísmo sob a aparência de justiça e bondade.

_ Hum… Casar com minha filha? Sei não… Bom, pensando bem eu prefiro dá-la a você em vez um estranho. Então negócio fechado, fique aqui conosco.

O consentimento de Labão só pode se explicar pela sua cobiça, que se fará mais e mais evidente à medida que o tempo vai passando.

V-20.
E assim Jacó trabalhou de graça por sete anos para poder casar-se com Raquel, e esse tempo todo passou como se fossem poucos dias, de tanto que ele a amava.

Jacó mostrou seu amor por Raquel não só por sua boa disposição para servir sete anos por ela senão, ainda mais, pelo espírito com o que trabalhou para seu tio avarento.

Ainda que fossem muitos os dias que passaram antes que Raquel viesse a ser sua esposa, acabaram sendo dias felizes por seu amor a ela.

Passados os setes anos, Jacó ansioso como nunca, foi falar com Labão a fim de realizar seu grande sonho...

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

9 comentários:

  1. "Parece que Léia não era tão bonita e ainda tinha algum problema nos olhos"

    Acho interessante essas pessoas que escrevem sobre as coisas sem entende-las. Na biblia esta escrito q Lia tinha olhos baços... isso significa q eles eram sem expressão... ela n tinha nenhum problema nos olhos!

    É decepcionante ver uma pessoa escrever sobre uma coisa tão importante sem nem ao menos entende-la. E Jacó não "amava" Raquel, ele amou a beleza dela. O amor dele era tão pouco que em Genesis 30 ele se ira com a pobre esposa que estava desesperada por não conseguir ter filhos! Se fosse mesmo amor, aquele único, descrito em Corintios 13, ele teria a confortado e sido paciente. Então, vamos prestar mais atenção?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anônimo!

    Em uma breve pesquisa em comentários Bíblicos ou até na internet, você descobrirá que Lia, uma das servas do Senhor, foi destinada a viver à sombra de sua bela irmã, Raquel.

    Além de ser menos que sua irmã, Lia, cujo nome significa "cansada", também tinha o que consideravam, um defeito físico.

    A Bíblia menciona que seus olhos eram baços, desbotados e inexpressivos. Olhos como os dela eram considerados defeituosos.

    Você tem razão em dizer que não entendo das coisas que escrevo, é exatamente por isso que gasto um bom tempo em pesquisas.

    Em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante mesmo e ver o tal anonimo contradizendo a palavra de Deus pois na biblia esta dizendo que amava raquel e muito...NA NET AGENTE VER DE TUDO MISERICORDIA a palavra do homem que prevalece agora

      Excluir
  3. Obrigada pela pesquisa.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. A Bíblia não diz que lia tinha um defeito físico! Impressionante ver como os pregadores quando vão pregar acrescentam coisas, suas próprias palavras ao texto!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo estudo. Esclarecedor.

    ResponderExcluir
  6. Faz muito sentido esse comentário sobre o frágil amor de Jacó, pois colocando-me em lugar de Raquel na sua aflição em não poder gerar e na incompreensão dele, realmente o amor de Jacó é duvidoso.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da pesquisa. É sempre.bom estudar a Palavra de Deus. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da pesquisa. É sempre.bom estudar a Palavra de Deus. Obrigada.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores