Gênesis 34:8-19 - A proposta de Hamor e a contra proposta dos filhos de Jacó


A proposta de Hamor e a contra proposta dos filhos de Jacó

V-8.
Hamor, o pai de Siquem, tinha vindo pedir a filha a Jacó em casamento para seu filho, mas como os filhos de Jacó chegaram a casa no mesmo tempo, também falou a eles.

_ O meu filho Siquém está apaixonado pela filha de vocês. Eu peço que vocês deixem que ela case com ele.

V-9,10.
_ Fiquemos parentes; nós casaremos com as filhas de vocês, e vocês casarão com as nossas.

Hamor propôs um sistema de união mediante casamentos entre a família de Jacó e os siquemitas.

_ Fiquem aqui com a gente, morando na nossa região. Estou disposto também a fazer concessões quanto ao arrendamento das terras, de modo que vocês possam viver e comerciar livremente na região.

V-11,12
Siquém hava ido junto com ele, e estava tão caído por Diná, que ofereceu dar o que pedissem como dote para concedê-la como sua esposa.

_ Façam este favor para mim, e eu lhes darei o que quiserem. Peçam os presentes que quiserem e digam quanto querem que eu pague pela moça, mas deixem que ela case comigo.

V-13.
Como Siquém havia desonrado a irmã deles, os filhos de Jacó foram falsos na resposta que deram a ele e ao seu pai Hamor.

V-14
Mas os filhos de Jacó consideraram que o ultraje sofrido tinha que ser vingado e usaram de um ardil para enfraquecer os homens de Siquém a fim de derrotá-los.

Eles disseram assim:
_ Não podemos deixar que a nossa irmã case com um homem que não tenha sido circuncidado, pois isso seria uma vergonha para nós.

V-15.
Só podemos aceitar com esta condição: que vocês fiquem como nós, quer dizer, que todos os seus homens sejam circuncidados.

Estavam corretos em rejeitar a proposta de Hamor, más errados por usar de hipocrisia e crueldade.

Pois estavam planejando um assassinato sob a capa protetora de escrúpulos religiosos.

Sua hipocrisia consistiu em aceitar aparentemente as propostas de Hamor quando não tinham intenção de fazê-lo, com a condição de que os siquemitas aceitassem o selo do santo pacto de Deus.

V-16
_ Aí, sim, vocês poderão casar com as nossas filhas, e nós casaremos com as filhas de vocês. Nós viveremos no meio de vocês, e seremos todos um povo só.

V-17
_ Mas, se vocês não aceitarem a nossa condição e não quiserem ser circuncidados, nós iremos embora e levaremos a nossa irmã.

V-18,19
Hamor e o seu filho Siquém concordaram com a condição e sem perda de tempo, o moço foi circuncidado.

Se os filhos de Jacó tivessem sido sinceros, haveria talvez algo de aproveitável em sua proposta: o povo de Deus não podia se misturar com os cananeus idólatras, mas se estes deixassem seus ídolos e passassem a servir o verdadeiro Deus, as barreiras poderiam ser levantadas.

Mas para que isto viesse a ocorrer seria necessária uma transformação completa em seu caráter, não apenas sua submissão a um rito religioso, como a circuncisão.

Depois de passarem pela faca, os dois foram à porta da cidade para tentar convencer a todos os homens a se circuncidarem também.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. O povo de Deus é chamado para ser separado do mundo [II Coríntios 6:17]. Isto fica bem ilustrado quando Deus manda Israel não se misturar com as nações que estavam ao redor deles. Há, no entanto, a tentação de tornar-se um com o mundo. Quantas igrejas vêm isto acontecer! Se o plano de Hamor tivesse dado certo [vers. 8-10], Israel teria perdido sua existência como nação. Somente sendo um povo separado é que podemos ser usados por Deus.

    ResponderExcluir
  2. O povo de Deus é chamado para ser separado do mundo [II Coríntios 6:17]. Isto fica bem ilustrado quando Deus manda Israel não se misturar com as nações que estavam ao redor deles. Há, no entanto, a tentação de tornar-se um com o mundo. Quantas igrejas vêm isto acontecer! Se o plano de Hamor tivesse dado certo [vers. 8-10], Israel teria perdido sua existência como nação. Somente sendo um povo separado é que podemos ser usados por Deus.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores