Gênesis 37:5-11 - Os polêmicos sonhos de José do Egito


Os polêmicos sonhos de José do Egito

Gênesis 37:5-11

V-5,6.
Na postagem anterior, vimos que a túnica revelava a intenção de Jacó de fazer do filho maior de Raquel o seu herdeiro.

Agora estudaremos o caso do sonho de José, que no meu entendimento foi tomado como uma expressão de suas próprias intenções neste assunto.

Se seus irmãos já estavam com raiva dele, coloque agora um peso dois neste sentimento, depois da ousadia de José em ir até eles e contar o que sonhou.

_ Olá meus irmãos, escutem, que eu vou contar o sonho que tive.

V-7
_ Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele.
Os sonhos de José mostram que Jacó não limitava suas ocupações somente na criação de gados e ovelhas, más também na agricultura como tinha feito antes seu pai Isaque.

V-8
Então os irmãos perguntaram:

_ Você está querendo insinuar que nós vamos servir a você? Que você vai ser superior a nós?

E ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e do jeito que ele os contava.

V-9.
Passado mais algum tempo, José sonhou outra vez.

Apesar de José ter visto a reação nada simpática dos irmãos quando contou o primeiro sonho, ele nos revela sua imaturidade e falta de juízo ao ir até os irmãos e contar novamente mais um sonho;

_ Olá meus irmãos... Adivinhem, eu tive outro sonho!Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim, dá pra acreditar?

Se o primeiro sonho de José tinha o propósito de manifestar sua supremacia futura sobre seus irmãos, o segundo a estendeu a toda a família.

A revelação deste sonho só ajudou a intensificar a inveja e o ódio deles.

No entanto, José parece ter sentido certa satisfação ao contar seus sonhos e observar a inveja e a ira de seus irmãos.

V-10,11
Quando José contou esse sonho ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e disse:

_ Perdeu o juízo meu filho? O que quer dizer esse sonho que você teve? Por acaso a sua mãe, os seus irmãos e eu vamos nos ajoelhar diante de você e encostar o rosto no chão?

Ainda que Jacó desaprovar a narração do sonho, deve ter ficado impressionado pela forma em que refletia com seus próprios pensamentos.

Bom, acho que é desnecessário dizer que esses sonhos acabaram de vez com a relação de José com seus irmãos.

A raiva que eles sentiam dele era tanta que tramaram um jeito de se livrarem dele.

Mas essa história fica pra outra postagem.

Em Cristo;

A seguir, José do Egito corre perigo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

35 comentários:

  1. AMADO A PAZ, PORQUE O SEGUNDO SONHO DE JOSE NÃO SE CUMPRIU? OU O SR AINDA NÃO TINHA PERCEBIDO AINDA? AGUARDO
    fcaluvas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Antonio Edival de oliveira21 de janeiro de 2016 23:59

      Se cumpriu sim.
      O sonho de José se cumpriu
      Jacó que interpretou errado.
      Quando repreendeu José dizendo. Será que eu e sua mãe, vamos nos inclinar pra VC?
      Raquel já havia morrido.
      O sol e a lua representavam o faraó, que literalmente se curvou a José, depois seus irmãos.
      Faraó se identicava com o deus rá.
      Que os olhos eram representados pelo sol e lua.

      Excluir
    2. cumpriu sim amigo o segundo sonho do sol e a lua não representa o pai nem a mãe de José

      Excluir
  2. Olá Francisco!
    Mas o segundo sonho de José se cumpriu sim. Ele é igual ao primeiro.
    Em Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Se Cumpriu , Porventura não viste que os irmão dele se inclinaram para ele no Egito ?

    ResponderExcluir
  4. O segundo sonho não está relacionado aos pais dele seus argumentos ainda é muito fraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTE COMO ASSIM NÃO REPRESENTA OS PAIS DELE? ESTAO ME DIZENDO QUE O ESPIRITO SANTO ERROU A TRADUÇÃO? VOCES FAZENDO ISSO NÃO ESTAO VENDO O SIGNIFICADO REAL DESSA PASSAGEM, COMO A MAE JA ESTAVA MORTA SÓ EXISTE UM JEITO DE SE CUMPRIR, A BIBLIA DIZ QUE TODO O JOELHO SE DOBRARA,NESSE CASO A MÃE SOMENTE NA RESSURREIÇÃO E O PAI SIMBOLIZA TODO ISRAEL SE PROSTANDO DIANTE DE JESUS QUE É REPRESENTADO POR JOSÉ(TIPO DE CRISTO) AGORA VEJAM A HISTORIA EM SEMELHANÇA... VENDERAM SEU IRMAO AOS EGITO(ENTREGARAM JESUS AOS ROMANOS) MUDARAM A FIGURA DE JESUS P´E SEUS IRMAO NAO O RECONHECEM(A IMAGEM DE JESUS HOJE É OUTRA E POR ISSO OS JUDEUS NAO O RECONHECE.,POREM NAQUELE DIA O CONHECERAO COMO ELE É DA MESMA FORMA QUE JOSE FEZ QUANDO TIROU A MASCAR, SOMENTE NO ENCONTRO COM JESUS , ASSIM COMO ENCONTRARAM COM JOSE, ISSO TUDO ACONTECERA NA VINDA DE JESUS PARA ISRAEL E AI SIM O SEGUNDO SONHO DE JOSE ACONTECERA.ZAP 021991487408. SE ALGUEM LER ENTRE EM CONTATO.

      Excluir
  5. O segundo sonho de jose diz que o sol e a lua e as onze estrela se enclinava perante ele mais na leitura da bíblia não notra a lua se curvando, sendo que Raquel já é morta

    ResponderExcluir
  6. Qual é o segundo sonho de jose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o primeiro sonho de Jose se cumpriu ainda no campo quando lancaram ele na prisao tiveram que rodear a fossa e se curva para ve-lo.

      Excluir
    2. Olha o primeiro sonho de Jose se cumpriu ainda no campo quando lancaram ele na prisao tiveram que rodear a fossa e se curva para ve-lo.

      Excluir
    3. Como a mãe dele se encurvaria se já estava morta ?

      Excluir
  7. Além desses filhos a Bíblia fala também de uma filha, Dina, gerada por Lia (Gênesis 30,21). Não seria ela a representante da mãe?

    ResponderExcluir
  8. Olá pastor?o que aconteceu com José acontece hoje nas igrejas,vejo tantas disputas e inveja,quantos irmãos não fica feliz em ver o outro se destacando na obra,eu sou vitima disso e gostaria de saber com o Senhor pastor porque tantos julgamentos os cristão ver pela a parença e não como Deus ver,e isso desanima muito agente.Pastor me ajude com uma palavra pois estou muito desanimada vejo tudo isso na minha igreja e não falo nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada sou a pastora Luiza moro em Ouro Branco, como vemos desde os nossos irmãos do passado.
      Isto já acontecia, amada toda igreja tem o joio e o trigo, vejo as pessoas que on inveja, ciumes julgamentos sempre,se esquecendo que o nosso juiz está no céu.
      Amada não fique nas pessoas e sim em o nosso Deus, ele é o único que pode nos julgar, e a ciúmes e por que vc está fazendo o que é agradável a Deus, os irmãos de jose tiverem este sentimento, nem por isto José desistiu de seu sonho.
      Graça e paz sobre sua vida.

      Excluir
  9. meus queridos , a respeito desse sonho ...quero q saiba q no egito o faraó representava o deus sol e a sua mulher representava a deusa lua , no entanto uma parte do sonho se cumpre quando o faraó faz de jose governador perante o povo e coloca seu anel na mao de jose ,,,e todos tinham q se prostrar perante ele,,, entao todo o povo inclusive faraó e sua esposa se prostam diante dele ...e a outra parte se cumpre quando seus irmaos descem pela segunda vez ao egito e levam seu irmao Benjamim somando entao os onze irmaos q representam as onze estrela e se prostram diante de de jose...entao se cumpre por completo o segundo sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até aqui vc é o único que me conveceu pela clareza de esplanar o texto. Deus abençoe. Desculpe falar com o senhor e lhe tratar de você.

      Excluir
    2. Muito bem é isso aí resposta revelada eita glórias .

      Excluir
    3. 👏👏👏👏🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻É isso aí glórias a Deus

      Excluir
    4. Glórias À Deus pela sua unção de revelação. Você é resposta de Deus na terra. Homem sábio, de grande entendimento

      Excluir
  10. o sol e a lua sinificam o faraó e sua esposa ....deus sol e deusa lua ...e as onze estrela significa os onze irmaos de jose ....e ambos todos se prostram diante de jose ....

    ResponderExcluir
  11. Irmã Lucifer teve inveja de Deus. Seja perseverante no serviço cristão, quem galardoa é o Senhor. Mas exerça sua autoridade, expulsando o espírito de inveja discretamente, mas determinada.

    ResponderExcluir
  12. Irmã Lucifer teve inveja de Deus. Seja perseverante no serviço cristão, quem galardoa é o Senhor. Mas exerça sua autoridade, expulsando o espírito de inveja discretamente, mas determinada.

    ResponderExcluir
  13. O sol e lua não representavam o pai e a mãe de José?

    ResponderExcluir
  14. Bem se analisar mais ainda
    Sol e lua está falando de Governo
    Deus em génese criou os dois grandes luminares
    Um pra governar o dia
    E outro pra governar a noite

    ResponderExcluir
  15. o sol e a lua não representa nem o pai e nem a mãe de josé

    ResponderExcluir
  16. Graça e paz o sol e a lua como foi bem colocado representa faraó e a sua esposa,
    e fala também sobre governo como o sol governa de dia o lua governa de noite,que o Eterno abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  17. OLA??? PAZ DO SENHOR QUERO SE POSSIVEL ME DAREM ALGUMAS REVELAÇÕES PROFUNDAS DO SONHO DE JOSÉ DA LUA, ESTRELA, E FREIXES AGRADEÇOA
    CATRAIO DANY DANY ANGOLA K.SUL ESTADO DE PORTO AMBOIM

    ResponderExcluir
  18. Podemos entender facilmente que o sonho que Jose teve nao foi um sonho como aspirando ser maior do que seus irmaos, mas foi uma revelacao em sonho que Deus deu a Jose,e na simplecidade dele contou aos seus irmaos que se fazia necessario que falasse aos irmaos para que quando os irmaos fossem comprar o alimento eles lembrariam do sonho.simples assim,nao e necessario muita alegoria.

    ResponderExcluir
  19. Olha a a bíblia e bem clara acerca do sonho de José,Quando a bíblia fala qui o sol e a lua ia só curva pra José. Bíblia tá dizendo qui família de José ia ficar na dependência dele.jaco representa a mãe e o pai , porque a bíblia diz ser uma só carme, então Jacó estava representando sua esposa também

    ResponderExcluir
  20. Graça e paz de Cristo!
    Não sou dono da verdade, mas parece-me que as soluções apontadas apresentam algumas dificuldades hermenêuticas. Senão vejamos:
    1° sol e lua como os pais de José, pois Raquel já havia morrido (conf. Gn. 35.16-21). Então ambos não podiam se curvar e não há nos textos referência nem de Israel se curvando, mas sim de José diante do pai Gn.50.1 (Lia também já havia morrido Gn.49.31);

    2° o sol e a lua como Faraó e sua esposa, pois não há nos textos qualquer referência dele ter se curvado a Faraó (nem simbolicamente) pelo contrário. No texto diz que faraó decidiu que José seria o segundo no seu reino (abaixo de Faraó) Gn.41.37-45.
    Ele também não se curvou diante de José.
    O ver José como um "tipo" de Jesus deve ser melhor analisado. Hipoteticamente pode ser uma opção, mas tem que ser melhor estudado.

    Comparando o texto e analisando de uma forma mais simples, parece que os sonhos de José seriam apenas um (porém com significado esclarecido no próprio texto)

    Faraó sonhou duas vezes. Sonhos diferentes e ao mesmo tempo com o mesmo significado. Gn 41.25 . Porém quis dizer que : 1 havia decisão de Deus . 2 havia pressa de fazê-lo Gn. 41.32

    Depois do sonho de José tudo aconteceu rápido para ele ( mesmo que tenha esperado 17 anos - o sonho de Faraó se realizou em 14).

    Deus já havia estabelecido o que ia acontecer conforme Gn 16.13-14

    Desculpem-me a sinceridade, mas parece forçar a interpretação dada quanto aos pais e a faraó .

    Parece-me mais plausível que os dois sonhos queriam dizer uma única coisa que era propósito de Deus ( Gn 16.13-14 Gn 45.4-8. Gn.50.19-21) e seus irmãos se inclinarem a ele conforme Gn.42.8-9 e Gn.43.26.

    Toda esta história ajuda para leitura e compreensão do livro de Êxodo que relata os 420 anos dos Israelitas no Egito, e sua saída com seus pertences.

    Espero ter contribuído com algo.

    Também sou pastor e teólogo. Humilde estudante e estagiário da palavra.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  21. Graça e paz de Cristo!
    Não sou dono da verdade, mas parece-me que as soluções apontadas apresentam algumas dificuldades hermenêuticas. Senão vejamos:
    1° sol e lua como os pais de José, pois Raquel já havia morrido (conf. Gn. 35.16-21). Então ambos não podiam se curvar e não há nos textos referência nem de Israel se curvando, mas sim de José diante do pai Gn.50.1 (Lia também já havia morrido Gn.49.31);

    2° o sol e a lua como Faraó e sua esposa, pois não há nos textos qualquer referência dele ter se curvado a Faraó (nem simbolicamente) pelo contrário. No texto diz que faraó decidiu que José seria o segundo no seu reino (abaixo de Faraó) Gn.41.37-45.
    Ele também não se curvou diante de José.
    O ver José como um "tipo" de Jesus deve ser melhor analisado. Hipoteticamente pode ser uma opção, mas tem que ser melhor estudado.

    Comparando o texto e analisando de uma forma mais simples, parece que os sonhos de José seriam apenas um (porém com significado esclarecido no próprio texto)

    Faraó sonhou duas vezes. Sonhos diferentes e ao mesmo tempo com o mesmo significado. Gn 41.25 . Porém quis dizer que : 1 havia decisão de Deus . 2 havia pressa de fazê-lo Gn. 41.32

    Depois do sonho de José tudo aconteceu rápido para ele ( mesmo que tenha esperado 17 anos - o sonho de Faraó se realizou em 14).

    Deus já havia estabelecido o que ia acontecer conforme Gn 16.13-14

    Desculpem-me a sinceridade, mas parece forçar a interpretação dada quanto aos pais e a faraó .

    Parece-me mais plausível que os dois sonhos queriam dizer uma única coisa que era propósito de Deus ( Gn 16.13-14 Gn 45.4-8. Gn.50.19-21) e seus irmãos se inclinarem a ele conforme Gn.42.8-9 e Gn.43.26.

    Toda esta história ajuda para leitura e compreensão do livro de Êxodo que relata os 420 anos dos Israelitas no Egito, e sua saída com seus pertences.

    Espero ter contribuído com algo.

    Também sou pastor e teólogo. Humilde estudante e estagiário da palavra.

    Leiam com as referências bíblicas.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  22. Errata . Decisão de Deus está em Gn.15.13-14 e não 16.13-14. Anotei errado

    ResponderExcluir
  23. fiquei ns mesma sem ter uma resposta plausível , pois no sonho eram os onze irmãos e o pai interpretou que o sol e a lua seria ele e a mae de Jose , mais isso não podia pois ela estsva morta , e as respostas não me convenceram

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores