
O encontro de José e seus irmãos - parte I
A fome atingiu até mesmo a terra prometida e à medida que a seca ficava mais e mais severa, sofriam tanto os homens como os animais, então Jacó tomou a decisão de conseguir cereais no Egito para que sua família não morresse de fome.
Cereal era de importância vital naqueles dias: não só era essencial para os animais, mas era também o alimento principal do povo, pois continha toda a nutrição necessária e podia ser secado e conservado por muito mais tempo do que verduras, lacticínios ou carne.
Era tão valioso que em alguns lugares era usado como moeda.
Jacó então disse aos filhos:
_ Por que vocês estão aí de braços cruzados? Ouvi dizer que no Egito há mantimentos. Vão até lá e comprem cereais ao invés de ficarem parados olhando uns para os outros, esperando que algo aconteça.
A ideia de ir ao Egito deve ter perturbado aos irmãos de José. A lembrança do irmão perturbou suas consciências e os acovardou.
A consciência carregada de culpa é uma terrível companheira.
V-3.
Então por medida de segurança e para que voltassem com mais alimentos, dez dos irmãos de José foram até o Egito para comprar mantimentos.
A fome reinante no mundo fazia com que a possibilidade de assaltos a caravanas no deserto fossem uma realidade terrível nesta época.
V-4.
O caçula, Benjamim, não foi com eles, pois Jacó temia que algum mal lhes acontecesse no caminho.
Benjamim era o único sobrevivente de sua querida esposa Raquel e provavelmente havia tomado o lugar de José como filho predileto.
V-5.
Para aumentar a segurança, os filhos de Jacó foram comprar mantimentos junto com outras pessoas formando uma grande caravana de Cananeus.
V-6.
No Egito, todos os estrangeiros que chegavam para comprar mantimentos eram obrigados a ter uma entrevista com o governador geral, para negociar a compra dos cereais.
Já que a fome predominante nos países vizinhos trazia grande número de estrangeiros ao Egito, havia um cuidado especial com aqueles cuja presença representasse perigo ao país.
E quando os irmãos de José chegaram, foram levados até o governador e humildemente, se prostraram diante daquele poderoso personagem.
Lembram dos sonhos de José?
V-7,8.
Logo que José viu que estes eram seus irmãos, ele os reconheceu, mas fez de conta que não os conhecia.
Como eles que não o viam a mais de 20 anos, não o reconheceram.
José não só era bem mais velho, como tinha a aparência dos egípcios, usava roupas egípcias e seu rosto estava bem barbeado.
Falando em egípcio e com a ajuda de um interprete José lhes perguntou com voz dura (os egípcios tratavam mal os hebreus);
_ Cambada de mentirosos! Vocês são espiões que vieram para ver os pontos fracos do nosso país!
O que? Se os orgulhosos e temíveis irmãos de José se ofenderam pela acusação que foi lançada contra eles?
Veremos na próxima postagem!
Sobre o Autor:
Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus! |
0 comentários: