Êxodo 3:13,14 - O nome de Deus - parte I


O nome de Deus - parte I

V:13
A partir de agora, para não ficar chata a leitura, vou parar de imitar Moisés como um gago, ok?

Ok, entào vamos começar!
Depois de ouvir que Deus estaria com ele, nosso herói estava chegando ao ponto de aceitar o apelo divino, porém ainda com algumas dúvidas.

Então ele perguntou o que deveria dizer ao povo, se lhe pedissem suas credenciais divinas.

Moisés sabia que ao receber esta grande revelação de misericórdia, os filhos de Israel iriam desejar saber tanto a natureza divina quanto o nome de Deus que acompanhariam esta nova revelação.

_ Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele? ” Aí o que é que eu digo?

V:14
Nem Moisés, nem o povo, sabiam o nome de Deus, sendo assim, como iria o povo saber que ele fora mandado pelo verdadeiro Deus?

As pessoas naquela época davam muita importância aos nomes. No Egito, por exemplo, havia muitos deuses e cada um com um nome para identificá-lo.

Deus então disse:
_ Meu nome é “JEOVÁ”.

Este nome significa "Eu Sou". Ela refere-se à natureza eterna, independente, auto-existente e auto-suficiente de Deus.

Assim como o próprio nome "Eu Sou" sugere, Deus nunca muda e nunca pode ser um "era" ou "serei".

Há muitos deuses, mas um único "Jeová".

E Deus continua;

_ Você dirá o seguinte: EU SOU me enviou a vocês.

E na medida em que Deus progressivamente revela os Seus planos, e a Si mesmo, para o homem, Ele constantemente concede mais conhecimento a respeito dEle mesmo.

Opa! Tá na hora de mais um...

Flashforward (flash do futuro)

Estamos no novo testamento, mais precisamente no tempo de Jesus Cristo, e ele está falando algo muito importante referente a Si mesmo.

Descubra o que é em João 8:58. (esta é para a galerinha de nossa célula; tô lembrando agora que estudamos este versículo esta semana em nossa reunião, lembram?).
Então pegue agora sua Bíblia e leia este versículo, eu espero...

Aliás, na Bíblia, todas as três pessoas da Trindade são referidas como "Jeová".

Agora muita atenção blogueiros!

Devemos ficar muito atentos com os (vou falar bem baixinho) "Testemunhas de Jeová" que negam a divindade de Cristo e do Espírito Santo.

No entanto eles ignoram o significado do próprio nome de Jesus que significa "Jeová salva".

Você sabe quantas vezes Cristo se referiu a Ele mesmo como "Eu Sou"?

Muitas!

Só alguém com muita autoridade poderia dizer isso de si mesmo.

Ele é tudo o que necessitamos.

E para concluir, você sabia que a partir do século III a.C., os judeus deixaram de pronunciar o nome sagrado de Deus, e que na Bíblia eles o substituiram por Senhor?

Bom, eu gostaria de falar sobre isso na próxima postagem, é interessante!

Em Cristo;

A seguir: O nome de Deus – Parte II

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

5 comentários:

  1. É verdade: Jeová é tudo do que necessitamos! Ele foi, é e sempre será o EU SOU. O único que pode todas as coisas. Não temos o que temer se ele é conosco. Nossa...que poderoso é o nosso DEUS!AMÉM

    ResponderExcluir
  2. AMÉM AMIGA...GLÓRIA A DEUS SEMPRE !
    Como é magnifico saber q tenho um DEUS , JEOVÁ o EU SOU q GOVERNA MINHA VIDA !
    Cumpra teus planos em minha vida SENHOR ,tu es tudo q eu necessito !!

    ResponderExcluir
  3. Então me esclareça uma coisa Porque na Torá e na bíblia hebraica está escrito Eu serei?
    Não entendi aianda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris!
    Deus, no Antigo Testamento, assume várias denominações, como Elohim, Javé, Jeová, Adonai, o Pai, o Senhor, mas na verdade eles substituem seu verdadeiro nome, que este livro afirma ser impronunciável, composto por consoantes que não se pode articular, o Tetagrama Sagrado. Em hebraico, Javé é lido da direita para a esquerda – HWHY. Como se vê, esta obra manteve apenas quatro das consoantes do nome divino, que provém do verbo ‘ser’, significando ‘Eu sou quem eu sou’, ‘Eu sou aquele que é’ e ‘Eu sou quem eu serei’.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Claulton Luiz,

    Gosto muito de seus posts, mas hoje achei desnecessario o comentario sobre as testemunhas de Jeova. Faco parte delas mas gosto sempre de ler sobre pontos de vista a mais sobre determinado estudo da biblia. Nos acreditamos demasiadamente na divindade Cristo e Espirito Santo, tabnto e que o maior servico das testemunhas de jeova que e a pregacao de porta em porta e feita pois foi uma solicitacao do filho de Deus na terra e nos sabemos que a unica coisa que pode fazer nos simples humanos cumprir esse objetivo e atraves do espirito santo de Deus, pois com as nossas proprias forcas noa fariamos nada.
    Voce e uma pessoa culta e admiravel pela sua sede em aprofundar nos assuntos biblicos, e eu gosto de ler sobre pessoas todos essers estudos, pois acho que cocnhecimetno nunca e demais.
    por isso nao precisa, na minha opiniao, citar nomes de religioes, ou engramdecendo as ou minimizando as, porque voce e muito maior e melhor do que isso.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores