Êxodo 9:1-7 - A peste dos animais

A peste dos animais

V:1-3
_ Senhor, o que faremos? O faraó continua irredutível em sua decisão!

_ Não se preocupe, confie em mim! Esse Faraó é cabeça dura e eu lhe avisei que assim seria meu filho. Só que eu ainda não dei prejuízo de verdade a ele.

_ Como assim?

_ Vou mandar uma peste para atacar a terra do Egito, uma doença que vai acabar com todo o gado.

Até aqui as pragas tinham sido dirigidas somente contra os egípcios e não contra suas propriedades.

As propriedades podem ter sofrido algo durante a praga anterior, mas as diversas aflições só tinham causado alguma moléstia e dor nas pessoas.

Agora as propriedades iam ser afetadas.

_ Vá falar com o rei e diga que o SENHOR, o Deus dos hebreus, diz o seguinte: “Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar. Pois, se você não deixar e continuar impedindo que ele vá, eu o castigarei com uma doença horrível, que atacará todos os seus animais, isto é, os cavalos, os jumentos, os camelos, o gado, as ovelhas e as cabras.

V:4
_ Más Senhor, e os nossos animais?

_ Não se preocupe, farei diferença entre os animais dos israelitas e os dos egípcios, e não morrerá nenhum animal dos israelitas.

V:5
_ E quando isso acontecerá?

_ Eu, o SENHOR, marquei um prazo: farei isso amanhã.

Deus fixou um tempo definido para a chegada da praga, como no caso anterior, a fim de que o Faraó pudesse reconhecer nela um castigo de Divino.

_ Então irei falar com ele agora mesmo.

V:6
Bom, não preciso dizer que mais uma vez Moisés e Arão foram hostilizados e ignorados.

E no dia seguinte o SENHOR fez como tinha dito, e todos os animais dos egípcios morreram; porém não morreu nenhum dos animais dos israelitas.

V: 7
As notícias que chegavam ao Faraó eram horríveis.

_ Majestade, temos más notícias

_ Hum...

_ Em todo o Egito, há animais mortos por todos os lados, os trabalhos estão atrasado e os prejuízos são incalculáveis.

Para se ter uma idéia do quanto alguns animais eram sagrados, o segundo maior templo que já foi construído no Egito foi dedicado ao deus “apis” - um touro negro!

Uma antiga deidade, provavelmente a mais conhecida deidade egípcia representada apenas como um animal, e nunca como um humano com cabeça de animal.

Uma outra deidade era a deusa egipcia do amor, hathor, tinha aforma de uma vaca.

Dá para entender porque Deus lançou tanto castigo nesta nação, eles adoravam muitos deuses e era necessário mostrar a eles que Jeová era o verdadeiro Deus

O faraó como sempre ficou furioso;

_ Harrrrr! Pelos chifres de apis, isso já está passando dos limites! Ei espere um momento... Se há animais mortos de nossa parte, deve haver muitos animais mortos da parte deles, certo?

_ Bem, majestade, fomos informados de que os rebanhos dos escravos estão saudáveis.

_ Miseráveis Hebreus… Tudo bem, não há de ser nada. Não vai ser com essa que vão me convencer. Agora já é questão de honra.

Para o duro coração do faraó era fácil continuar em sua teimosia, pois até o momento ele não tinha sofrido grande perda pessoal e se preocupava muito pouco com a perda financeira de seus súditos.

Acreditava que os castigos jamais atingiriam seu blindado posto de rei supremo do Egito.

Um coração obstinado sempre encontra razões para as coisas que elege crer.

Em Cristo;

A seguir: A sexta praga

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. É verdade a "OBSTINAÇÃO" é algo perigoso! A nossa obstinação sempre deve ser dirigida por razões que estão dentro do contexto cristão caso contrário estaremos propensos a fazer loucuras em nome do nosso orgulho, egoísmo, da carne que é pecaminosa em geral. Senhor dei-me forças para não agir conforme a minha vontade, mais que eu faça sempre a tua vontade na minha vida! NÃO É FÁCIL SER CRISTÃO DE VERDADE...REQUER RENUNCIAS DIÁRIAS...MAIS CONFIO EM DEUS ELE É FIEL!!! AMÉM

    ResponderExcluir
  2. ás vezes somos como faraó, não damos ouvidos à Deus e por isso pagamos um preço altíssimo.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores