Êxodo 18:1-6



Moisés acampa nas proximidades dos Midianitas.

V1:
Enquanto marchavam, os Israelitas estavam se aproximando de uma área habitada por mais um povo nômade que vivia no deserto, os Midianitas.

Mas o sacerdote que conduzia este povo era bem conhecido de Moisés.

Era o seu sogro Jetro.

Eles eram descendentes de Midiã (que significa luta), o quarto filho de Abraão e Quetura.

Ele soube de tudo o que Deus havia feito por Moisés e pelo povo de Israel. E soube também como o SENHOR havia tirado do Egito os israelitas.

Jetro, não era israelita, mas adorava o mesmo Deus verdadeiro.

Os israelitas eram um povo que Deus havia criado especialmente para o fim de receber sua instrução e, eventualmente, ser o veículo para a vinda do Messias.

Mas Deus recebia também o culto dos gentios que o procuravam com sinceridade e agiam com justiça.

Como sacerdote, Jetro intercederia pelo seu povo, os midianitas, diante de Deus, ofereceria a Ele sacrifícios pelos seus pecados, e ensinava o povo a viver retamente.

Vermos, portanto um contraste entre Jetro e o povo de Amaleque. Nem todos os gentios eram inimigos de Israel.

Provavelmente, durante os quarenta anos em que Moisés trabalhara para Jetro, teria havido um relacionamento íntimo entre eles, pois Moisés se tornou seu genro e grande amigo.

V:2-5
Quando Jetro soube que a multidão estava nas proximidades do monte de Deus de onde eles eram vizinhos, chamou Zípora a mulher de Moisés e seus dois filhos, Gérson e Eliézer e foram de encontro a Moisés.

Vocês lembram que ela havia voltado com seus dois filhos para ficar com Jetro quando Moisés partiu para o Egito, e agora que Moisés voltara triunfante, ele resolveu levá-los de volta para Moisés.

Jetro era um homem sábio, e embora desfrutasse da companhia da filha e dos netos, sabia que eles pertenciam á Moisés.

V:6
Moisés já estava acampado nas proximidades do Monte Sinai, quando Jetro já bem próximo do acampamento, enviou um mensageiro a Moisés, que falou em seu nome anunciando sua chegada;

_ Seu sogro, o Jetro, está vindo até aqui porque ficou sabendo de tudo o que aconteceu no Egito, as pragas, o episódio do Mar Vermelho e tudo mais. Tá aí fora, e veio lhe devolver sua esposa e seus filhos.

Será que Moisés contava com esta visita?

Veremos na próxima postagem.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores