Êxodo 32:28 - parte II


Porque Deus mandou matar?

Depois de muito pesquisar, descobri que há ainda muitas dúvidas e poucas respostas em relação a atitude de Deus diante de um caso como este.

Pesquisei tanto que cheguei há ficar por alguns dias sem postar, tentando achar uma resposta que fosse convincente.

Pois bem, depois de estudar muito sobre o assunto, segue abaixo minha conclusão;

Sobre Deus dizer "não matarás" e depois ele mesmo mandar matar, é preciso entender que o mandamento "não matarás" no hebraico traz o significado de "não assassinarás", ou seja, não derramarás sangue inocente.

Quando Deus manda matar ou mata, ele está exercendo juízo sobre a desobediência.

Aquele povo havia contemplado milagres que nenhuma outra geração viu em toda a história da humanidade, a assim mesmo zombou de Deus.

Quando alguém mata em uma guerra, não está assassinando, está defendendo seu território, sua causa, sua cultura, sua nação.

Quando alguém vai para a cadeira elétrica, como pena por seu erro, de acordo com a lei do seu país, não foi assassinado e sim executado como uma pena condenatória.

Portanto, Deus estava apenas defendendo sua nação e o futuro dela, dos idólatras remanecentes do Egito.

Compreenderam?

Entendem agora?

Não????

Nem eu...

Vou tentar de novo!

Agora prestem atenção!

Esta não foi a primeira vez que Deus exerce seu juízo interrompendo a vida de pecadores.

Deus já havia demonstrado seu juízo sobre a desobediência ao tirar a vida de pessoas em outras épocas.

Lembram do dilúvio?

A terra estava demasiadamente corrompida perante a face do Senhor e foi destruída toda a criatura na terra.

Depois, veio Sodoma e Gomorra, lembram?

O motivo da destruição destas cidades foram as relações homossexuais de seus habitantes, sua perversidade, imoralidade e a desobediência ao Senhor.

E as nações que Israel destruiu?

Sobre isso nós ainda não estudamos, mas o Senhor em sua infinita misericórdia, primeiro deixou que os pecados deles chegassem até a medida de serem repulsivos, para depois mandar o juízo divino sobre eles, ceifando muitas vidas.

Agora prestem atenção...

Nós já aprendemos lá em gênesis que Abraão, Isaque e Jacó foram muito amados pelo Senhor, certo?

Pois é, mesmo sendo amados, Deus não deu a eles nem um pedaço sequer da terra dos Amorreus, lembram?

Sabem por quê?

Porque os pecados do Amorreus não tinham chegado à medida de serem repulsivos.

E foi por isso mesmo que o Senhor levou os filhos de Israel ao Egito, e mesmo que fossem escravizados lá, o Senhor não tirou dos Amorreus a sua terra e suas vidas, enquanto a medida das suas abominações, e de seus pecados não chegassem ao limite. (isso tá lá em Genesis. 15:13-16)

Portanto Deus mandou matar sim, e não assassinou, mas antes disso sempre deu a oportunidade do arrependimento e sempre esteve pronto para o perdão.

E nós, como uma criança que não entende, mas confia no seu pai, devemos fazer o mesmo em relação aos atos de Deus, pois muita coisa que Jesus fez pra nós também é incompreensível.

Diz a palavra de Deus em Isaias 55 que nossos pensamentos não são os do Senhor e que assim como o céu é muito mais alto que a terra assim é seus pensamentos mais altos que os nossos.

A palavra diz também que as coisas reveladas são para nós e nossos filhos, mas as coisas ocultas são para ele (Deuteronômio 29:29).

Mas não se preocupe...

Se você como eu ainda não entendeu, acredite que chegará o dia em que conheceremos Deus e seus desígnios, como ele nos conhece.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. amém...
    Que estejamos sempre procurando nos parecer mais com DEUS em nossas atitudes e modo de viver ,para que assim possamos fugir do pecado e de toda porcaria q nos afasta de nosso pai celestial.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores