Êxodo 35:1-4


O código secreto de Deus

V:1
Em fim, agora os israelitas estavam prontos para começar a construir e levantar o Tabernáculo que já tinham planejado (vimos isso lá pelos caps. 25-31), mas cuja execução tinha sido demorada por causa de sua apostasia.

O Tabernáculo (do hebreu mishkan, que significa moradia) era um templo portátil com diversas cortinas e coberturas colocadas sobre uma armação de madeira, com três divisões, que Moisés construiria para o serviço de Deus, seguindo as instruções que recebeu do SENHOR no monte Sinai.

Já que todos tinham um interesse vital na construção do Tabernáculo, Moisés "convocou" ao povo para dar-lhe as instruções preliminares.

V:2,3
_ Seguinte meu povo! Vamos começar a construir o Tabernáculo!

_ Viva!!!

_ Vocês têm seis dias para trabalhar nesta construção, porém o sétimo dia deve ser sagrado, um dia solene dedicado ao SENHOR. E qualquer pessoa que fizer algum trabalho nesse dia deverá ser morta. No sábado, nem mesmo acendam fogo nas suas casas.

Os hebreus teriam de estar ocupados num projeto sagrado e poderiam chegar a pensar que esta fosse uma desculpa para trabalhar no dia santo.

Mas não deviam permitir que a natureza sagrada de sua obra os enganasse levando-os esquecer da sagrada observância desse dia ou há pisotear as horas sagradas.

A importância dos capítulos de Êxodo que tratam do Tabernáculo é bem expressa por Witsius:

"Deus criou o mundo inteiro em seis dias, mas Ele usou 40 dias para instruir Moisés sobre o Tabernáculo. Pouco mais de um capítulo foi necessário para descrever a estrutura do mundo, mas seis foram usados para o Tabernáculo."

Embora a maioria dos evangélicos reconheça prontamente a importância do Tabernáculo, ao longo da história da igreja há pouca concordância a respeito de sua interpretação.

Recomendaria que o leitor fizesse um esforço para acompanhar os últimos capítulos de Êxodo, o qual é objeto de nosso estudo nas próximas postagens.

Embora o Tabernáculo e seus utensílios tenham perecido e cessado de existir, as verdades espirituais e realidades eternas tipificadas na habitação de Deus ainda permanecem, pois a verdade é eterna.

Essa é uma das razões que devemos estudar a revelação de Deus no Tabernáculo de Moisés.

Desta forma, o Tabernáculo se apresenta como o “código secreto de Deus” para revelar verdades a todos que o buscam de modo sincero e dedicado.

O Senhor Jesus Cristo é a chave hermenêutica para compreendermos o Tabernáculo de Moisés.

Que o Espírito Santo nos revele as maravilhas do Tabernáculo de Moisés.

Que seja assim.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores