Josué 1:1-3 - A planta de um pé chulezento e as bençãos divinas!


A planta de um pé chulezento e as bençãos divinas!

Josué 1:1-3

Olá pessoal!

Começa agora mais uma etapa da saga bíblica: o livro de Josué, que conta como o povo de Israel conquistou Canaã ajudado por Deus e liderado por...

Isso mesmo, Josué.

Josué é o “ponto alto” do sucesso na história de Israel. As coisas dificilmente poderiam ter sido melhores. Como alguém poderia deixar de ser otimista em relação ao futuro? Mas quando chegarmos ao livro seguinte, o Livro dos Juízes, as coisas ficarão em um nível mais baixo de todos os tempos.

Mas vamos nos concentrar em Josué.

O quadro é o seguinte:

Os Israelitas, acampados na planície de Moabe, estão prontos para entrar em Canaã, a terra prometida. Só que o território do outro lado do Jordão é habitado por um grande número de pequenos reinos que possuem cada qual um exercito.

Boa notícia é que estes reinos estão divididos entre si e enfraquecidos por causa dos muitos anos que passaram sobre o domínio corrupto do Egito. Contudo, para a nação de Israel, a oposição ainda é forte.

Se o território há de ser dominado, será preciso tomar muitas cidades fortificadas, tais como Jericó, Ai, Hazor, e Laquis...

Portanto, tempos difíceis estão à frente...

É preciso travar e ganhar batalhas decisivas, com a ajuda do próprio Deus para realizar grandes milagres para seu povo, a fim de cumprir a suas promessas. Pois muito bem... Depois de enterrar o corpo de Moisés em lugar desconhecido, Deus foi falar com Josué:

_ Josué?

_ Sim meu Senhor!

_ Meu servo Moisés está morto, agora é com você...

Passado é passado! A era antiga havia passado. Moisés havia vivido seus dias. Um novo líder estava em cena. Ele estava agora no banco do motorista. Este mesmo princípio se aplica em todas as facetas da vida. Olhe para a frente. Viva o presente e planeje o futuro. O passado está morto.

Lembre-se da esposa de Ló? Deus disse a seu marido que pegasse a família e saísse de Sodoma e Gomorra porque o julgamento estava vindo. Ele ordenou que eles não olhassem para trás. Mas a esposa de Ló fez isso e transformou-se em uma coluna de sal. Não cometa o erro de viver no passado. Ele vai fechar suas portas e transformar seu futuro em um velho bloco de sal.

_ Fale ao povo para se preparar, porque a invasão de Canaã começa daqui a poucos dias. Estejam preparados para atravessar o rio Jordão e iniciar a conquista.

Perceba caro leitor, a facilidade com a qual os israelitas teriam de conquistar toda a terra, segundo estas palavras do Senhor e mais adiante como veremos na tomada de Jericó. Com Deus, o que é difícil, torna-se mais fácil.


Em certas épocas do ano, o Jordão ficava cheio em suas margens. As águas eram traiçoeiras durante esses tempos. Deus nem sempre nos leva a lugares convenientes ou confortáveis. Às vezes Ele nos conduz através de águas turbulentas. Mas com ele até águas turbulentas, podem ser superadas.

Foi só a infidelidade a Deus o que tornou mais difícil a conquista daquilo que teria sido uma moleza.

_ Como eu disse a meu servo Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem...

Era um costume primitivo medir com o pé a terra destinada ao cultivo ou à construção. A marca deixada pelo pé era considerada como o símbolo de posse, que indicava que a terra tinha sido marcada pelo pé do suposto dono.

Portanto, esta passagem implica que os israelitas deviam fazer algo para obter posse da terra. Só possuiriam as terras sobre as quais na realidade caminhassem. Tinham recebido uma promessa abundante, mas esta poderia cumprir-se só se esforçassem.

É lei divina meu camarada, tão verdadeira com referência a nossa herança espiritual como o foi no caso da herança literal de Israel. Só quando avançamos com fé, caminhando no cumprimento das promessas de Deus, que estas chegam a ser nossas.

Veja bem... Temos a Bíblia, e podemos dizer que a conhecemos bem, mas de todo este vasto campo de tesouros ilimitados, na realidade podemos não ter mais do que um mero fragmento, se não vivermos na prática o que nela aprendemos.

Até o "lugar onde eu pisar a planta de meu pé chulezento" pode ser meu. Só aquilo do qual temos fé para apropriamos, será nosso!

Grandes áreas descuidadas de nossas vidas aguardam que as possuamos. O mesmo pode se falar do privilégio das bênçãos da graça. Ficam limitadas somente pelos limites que nós mesmos as colocamos.

É isso aí...

Até a próxima postagem!

Em Cristo!

A seguir: Seja corajoso

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Claiton Luiz, parabéns pela forma como escreve, pois expressa muito bem e claramente o seu pensamento fazendo com que o leitor mergulhe na própria alma! Duas frases falaram diretamente ao meu coração, como resposta parcial a algumas perguntas que tenho feito à Deus frequentemente; são elas:"Só aquilo do qual nos apropriamos será nosso!"
    "Ficam limitadas somente pelos limites que nós mesmos as colocamos."
    Logo, concluo: eu sou o mesmo (i)limitador!
    Obrigada pela ajuda e por abrir os porões de minha alma!
    Sônia Rodrigues Álvares

    ResponderExcluir
  2. parabéns! estou aprendendo bastante, você é muito bom, com toda certeza é um dom! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores