Josué 1:7 - Compromisso com a palavra de Deus!


Compromisso com a palavra de Deus!

Josué 1:7

Dando sequência a postagem anterior, Deus continua sua conversa motivadora com Josué:

Josué teria que ocupar uma posição incerta. Você pode imaginar ter que vestir os sapatos de Moisés? Tomando o lugar de um homem que poderia falar com Deus através de uma sarça ardente?

Derrubar sua vara, e transformá-la em uma cobra, e depois recuperá-la, e encontrar uma vara novamente. Você pode imaginar ser o antecessor de um homem que poderia esticar sua vara e dividir o Mar Vermelho?

Um homem que poderia tirar água de uma rocha quando o povo estivesse sedento?

Não é só isso. Josué agora se vê como o líder de um grupo de pessoas conhecidas por murmurar, reclamar, retroceder e desejando muitas vezes voltar ao Egito, de onde vieram.

Deus agora olha para Josué e diz "você é o homem". Ainda há coisas a fazer. Moisés havia tirado os filhos de Israel da escravidão do Egito, e através de muitas situações precárias, mas agora existe a "terra da promessa" ainda a ser reivindicada. Os habitantes da terra ainda devem ser derrotados e desalojados.

Como Josué conseguirá fazer isso? O que Josué precisa para cumprir essa tarefa incrível? A resposta é que ele precisa crer e fazer o que Deus lhe diz nesses versículos.

_ Josué?

_ Sim meu Senhor!

_ Vou repetir mais uma vez, somente seja forte e muito corajoso.

Qualquer pessoa pode vencer se tem Deus ao seu lado, certo? Então a vitória será tão segura num lugar como em qualquer outro.

O problema é que Josué tinha pela frente uma grande tarefa com uma turma que tinha fracassado muitas vezes no passado.

Isso expõe a fraqueza de Josué; havia uma necessidade para tal ordem, porque mesmo um grande líder como Josué precisava de tal encorajamento.

Josué não era ainda um grande líder em comparação com seu antecessor. Ele não era profeta, nem gênio um construtivo. Ele era apenas um soldado simples e ardente, com energia, rapidez, prontidão, autocontrole e todas as virtudes militares no mais alto grau. A única coisa de que ele precisava era ser "forte e corajoso"; e de novo e de novo neste capítulo você descobrirá que repetirá até que penetre em seus ouvidos.

Essa coragem não estaria no próprio Josué, mas em Deus. Podemos estar cheios de autoconfiança que nos levará à ruína, mas devemos estar cheios de uma genuína confiança de Deus.

A tarefa era de tal magnitude que Josué não podia realizá-la sozinho. O poder divino deveria se unir ao esforço humano. O plano de Deus garantia o sucesso total.

_ Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu.

A lei de Deus já havia sido ensinada ao povo e escrita num livro. A Josué cumpria agora o dever de falar sempre desse livro e meditar nele dia e noite, para obedecer a lei, cuidando para não se desviar dela. Esta seria a chave para o seu sucesso e prosperidade.

_ Não se desvie dela em nada, nem para direita nem para esquerda...

A palavra de Deus e o compromisso de Josué, seriam os pilares que sustentam seu sucesso. Josué não precisava apenas ler a palavra de Deus. Tinha que estar em seus lábios (não se apartará de sua boca), em sua mente (meditar nela dia e noite), e ele deveria vivê-la na prática (observe para fazer de acordo com tudo que está escrito).

O caminho da obediência é o caminho do centro, do equilíbrio. Sempre haverá um caminho à direita e outro à esquerda. Indiscutivelmente ambos sempre estarão equivocados. Uma pessoa pode ir ao extremo em qualquer lado de um caminho certo.

O maligno se contenta tanto em que o cristão tome o caminho da direita, para o fanatismo, como que entre pelo caminho da esquerda, que leva ao liberalismo. Ambos conduzem à destruição.

A Palavra de Deus vivida na prática, é uma garantia do sucesso cristão. Não que prometa uma vida sem problemas, mas assegura uma vida capaz de lidar com qualquer coisa, porque quem a vive, tira total proveito da presença e das promessas de Deus.

_ E você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.

Esse último encorajamento, é repetido, e havia sido pronunciado em Josué 1:5, lembrando que o sucesso de Josué não dependia unicamente da sua capacidade. Dependia ainda mais da presença de Deus com ele.

Em Cristo!

A seguir: A chave do sucesso


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores