Josué 1:8 - A chave do sucesso

A chave do sucesso

Josué 1:8

A conversa motivadora estava muito boa, e Josué precisava muito dos conselhos divinos...

E o Senhor Deus continua sua série de conselhos:

_ Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei.

Essas palavras são retomadas no Salmo 1:2-3 e uma bênção é pronunciada em todo homem que toma essa posição em relação à palavra de Deus.

Devemos estudar a palavra de Deus, vivê-la e ir além, falar dela as pessoas a nossa volta.

Podemos ver aqui um diferença entre Moisés e todos os que o seguiram. Moisés foi o profeta “a quem o Senhor conheceu face a face”. Josué e todos os seus sucessores, do menor para o maior, encontram sua bênção e sua porção no cuidadoso estudo e cumprimento da palavra escrita de Deus.

Como diz Apocalipse 1:3 "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".

Depois que se estabelecessem em Canaã, os princípios divinos deveriam se repetir diariamente em cada lar.

A Palavra de Deus é a medida de nossas vidas. Imagine equipes diferentes de homens construindo uma casa com todos medindo pelo pé, não com fita métrica. A carpintaria, pisos, revestimentos, janelas e portas seria uma bagunça. Simplesmente não se funcionaria. É por isso que usamos um esquadro, uma fita métrica, o prumo, o nível, etc.

Nenhuma sociedade, igreja, família ou indivíduo pode construir seus objetivos, sem usar o padrão da Palavra de Deus. É a regra das nossas vidas.

_ Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele.

Josué deveria fazer da lei de Deus o seu governo. Ele é convidado a meditar dia e noite, para que ele possa entendê-la. Quaisquer que sejam os assuntos deste mundo que tenhamos em mente, devemos passar pelo crivo da palavra de Deus.

Todas as suas ordens para o povo e seus julgamentos deveriam estar de acordo com a lei de Deus. Por isso, tinha que meditar nela dia e noite. Ele deveria se encorajar com a promessa e a presença de Deus, através de sua palavra.

Josué deveria ser um exemplo para o povo. Deveria ter seu próprio exemplar da palavra, copiado do que se guardava no santuário, e os sacerdotes também teriam suas cópias. Aliás, este procedimento era caro e tedioso, e o número de cópias, limitado.

E a fim de que o povo pudesse aprender a lei com mais eficácia, esta deveria ser lida ao povo, deveriam também escrevê-la nos batentes de suas portas e ensiná-la continuamente a seus filhos. (Deut. 11: 18-21)

Hoje todos podem ter seu próprio exemplar da palavra de Deus, inclusive muito mais completo do que naquele tempo. Maravilhoso privilégio!

Pense por um momento: Se naquela época, com recursos limitados e também com uma porção muito menor da palavra que temos hoje, Josué deveria meditar dia e noite, imagine nós, que a temos completa?

O dever que tinha Josué de ter em seus lábios essas palavras é hoje igualmente importante e sagrado para cada um de nós.

_ Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.

Isto deve ilustrar para nós que não há absolutamente nenhuma vitória ou chance para nós experimentarmos as bênçãos de nossa nova vida em Cristo, se continuarmos afastados da Palavra de Deus.

Sempre que algum cristão começa a se afastar da Palavra, por indiferença ou apatia ou por qualquer motivo, ele está se afastando do Senhor e se aproximando de derrotas.

Antes de terminar esse artigo, deixe-me compartilhar essa ilustração:

Gaylord Kambarami, o secretário geral da Sociedade Bíblica no Zimbábue, tentou dar um Novo Testamento a um homem muito beligerante. O homem insistiu que rolaria as páginas e as usaria para fazer cigarros. Kambarami disse: "Tudo bem, mas pelo menos me prometa ler uma página do Novo Testamento antes de você fumar." O homem concordou, e os dois seguiram caminhos separados.

Quinze anos depois, os dois homens se encontraram em uma convenção no Zimbábue. O pagão que fumava as Escrituras havia sido salvo e agora era um evangelista em tempo integral. Ele disse à platéia: “Fumei Mateus, fumei Marcos e fumei Lucas. Mas quando cheguei a João 3:16, não pude mais fumar. Minha vida mudou desde aquele momento. A palavra de Deus é mais do que apenas palavras no papel!

A obediência à palavra de Deus é a chave do sucesso, porque nos sintoniza com a harmonia do céu.

Fomos criados à imagem de Deus e formados para viver em harmonia com suas leis. A obediência a ela, assegura nosso sucesso físico e espiritual.

Nunca se esqueça disso!

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. agradeço a Deus por esse pequeno estudo mais de grande valor espiritual. já alguns dias Deus tem falado muito ao meu coração sobre Josué 1.8 é muito forte...

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores