Josué 1:9-18 - Josué coloca em prática os planos de Moisés

Josué coloca em prática os planos de Moisés


_ Josué?

_ Sim meu Senhor!

_ Lembre-se da minha ordem.  Como eu já lhe disse, seja forte e corajoso!

Josué tinha demonstrado coragem em anos passados, mas Deus repete este princípio pela terceira vez.

O primeiro segredo da verdadeira coragem é saber e ter certeza de que temos algum poder. - Daí a sabedoria da máxima dos antigos: "Conhece-te a ti mesmo" - aprenda a ver qual é a tua capacidade real e, sabendo disso, não se atreva a aventurar-se em colocá-la à prova. 

As pessoas erram ao se subestimar. Pois a profunda autodepreciação existe pelo fato de esquecermos de nossos privilégios como cristãos.

Todos nós temos algum poder; a questão é: quanto e o quais são? Essa é a questão que devemos nos perguntar todos os dias; essa é a grande questão da vida. 

A força de Josué estava no conhecimento de sua fraqueza. Deus diz a todos nós, seja qual for o trabalho digno em que estamos entrando, 'Tenha bom ânimo; seja forte!'

Josué, humilde, não duvidava do poder nem das promessas de Deus, mas provavelmente desconfiava de si mesmo, de sua própria sabedoria, força e suficiência para levar a cabo a tarefa que tinha pela frente.

_ Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!

O encorajamento final, que já havia sido dito em Josué 1:5 , nos lembra que o sucesso de Josué não dependeu somente de sua capacidade de guardar a Palavra de Deus. Dependia ainda mais da presença de Deus com ele.

E assim Deus concluiu sua conversa com Josué. Em seguida, motivado, Josué tratou logo de começar os preparativos.

Chamou os líderes israelitas e ordenou a eles que avisassem ao povo para se preparar para a travessia do Jordão. Era sua fé, sendo colocada em prática.

_ Digam ao povo para que preparem os alimentos, porque daqui a três dias vocês vão atravessar o rio Jordão para tomar posse da terra que o SENHOR, nosso Deus, lhes dará.

Ainda três dias? A espera por Deus é muitas vezes a parte mais difícil para nós, mas dias de espera são sempre dias de preparação na obra de Deus. Não há tempo perdido com Deus.

Enquanto os líderes espalhavam essa ordem, Josué foi falar com os chefes das tribos de Rúben, Gade e Manassés do Leste, as quais vocês devem se lembrar, já habitavam ao leste do Jordão.

_ Eu sei que a terra de vocês é aqui mesmo, e que, portanto vocês não teriam necessidade alguma de nos ajudar do outro lado do rio...

_ Hum...

Esse mesmo princípio opera no Corpo de Cristo. Quando um membro tem necessidade, é a necessidade comum do corpo (1 Coríntios 12:25-26). Nunca devemos nos recusar a ajudar um irmão necessitado.

_ Mas vocês se lembram do acordo que fizeram com Moisés, de atravessarem o Jordão, guerrearem conosco e só depois voltarem para suas terras?

Perceba que logo após o Senhor ter falado com Josué, ele colocou imediatamente em prática o plano de Moisés...

Não achou necessário mudar o plano e iniciar um novo programa próprio, só para ganhar fama, o que muitas vezes ocorre hoje tanto no mundo político como no religioso.

Por exemplo, não tentou ganhar a simpatia de algumas tribos liberando-as de suas obrigações.

Pelo contrário lhes recordou sua promessa...

Estas mantiveram sua palavra a um elevado custo, esforço e perigo, proporcionando assim uma lição perpétua para os que, depois de ter feito uma promessa sob grande pressão, sentem-se tentados a retirá-la quando a pressão desaparece.

_ Que é isso, Josué? É claro que a gente se lembra, e cumpriremos o combinado. E assim como obedecemos a Moisés durante toda sua vida, obedeceremos a você, e faremos tudo o que você nos ordenar.


Aqui nós vemos Israel no tipo de unidade como uma nação que era essencial para cumprir o chamado e a promessa de Deus para eles.  

Isso deve ter sido uma confirmação da palavra de Deus para Josué quando eles disseram isso. Deus ama confirmar sua palavra para nós.

_ Fico feliz em ouvir isso.

_ As nossas mulheres, nossas crianças e o gado ficarão aqui na terra que Moisés nos deu...

_ Tudo bem!

_ Más os homens pegarão as suas armas e atravessarão o rio na frente dos nossos irmãos israelitas e estarão prontos para ajudá-los na batalha!

Nas duas tribos e meia, havia uns 110.580 homens aptos para o serviço militar, mas aproximadamente 40.000 foram lutar, portanto, mais de 70.000 devem ter ficado para proteger a suas famílias e seu gado.

A disposição do povo de receber Josué como seu líder, substituindo Moisés, foi uma confirmação das palavras do Senhor a Josué anteriormente no capítulo.

Muitos ficam encantados pelo que consideram a glória da liderança, mas não levam em conta suas responsabilidades nem o sacrifício pessoal.

Para cada privilégio se apresenta sempre uma responsabilidade equivalente...

Ao que mais é dado, mais é cobrado.

Um líder deve ser forte ainda que seus subordinados fraquejem...

Precisa ter entusiasmo capaz de inspirar ânimo nos demais...

Da frieza alheia, deve obter calor...

Um líder de Deus deve viver em comunhão com o Senhor a fim de poder animar aos que se relacionam com ele...

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores