Josué: 7:14-19 O pecado de Acã – Parte IV


O pecado de Acã – Parte IV

Josué: 7:14-19

_ Enquanto vocês não descobrirem quem foi que teve a audácia de desafiar minha palavra, o povo de Israel continuará sendo motivo de escárnio aqui na região.

_ Mas como é que a gente vai descobrir?

_ Amanhã vocês se apresentarão, tribo por tribo, e haverá um sorteio.

_ Sorteio?

_ Isso mesmo! Vocês usarão o Urim e o Tumim, aquelas pedrinhas que o Sumo Sacerdote usa para fazer sorteios.

Este método usado é frequentemente mencionado na Bíblia. Entretanto, deve haver prudência no emprego deste meio de conhecer a vontade de Deus.

Este método só era aprovado quando Deus, mediante sua inspiração, indicava que era a forma que ele deseja empregar na ocasião

Se Deus não participasse do procedimento, não seria mais do que recorrer ao azar como o seria jogar uma moeda ou tirar uma carta.

_ A tribo que eu indicar pelas pedras virá à frente, grupo de famílias por grupo de famílias. Aí o grupo de famílias que eu indicar virá à frente, família por família. Finalmente a família que eu indicar virá à frente, homem por homem.

_ E o que faremos com ele?

_ Aquele que o sorteio indicar que ficou com essas coisas será queimado: ele, a sua família e tudo o que possui. O que esse homem fez foi terrível: ele quebrou a aliança que o meu povo fez comigo.

Provavelmente a família de Acã tinha participado do episódio e tinha compartilhado com ele o segredo desse erro.

Os seres humanos são responsáveis, não só pelos pecados eles mesmos cometem, mas também por esconder uma informação que possa ajudar a quem administra a justiça.

Então Josué como já era de seu hábito, se levantou de madrugada e fez o povo de Israel se apresentar, tribo por tribo.

O primeiro sorteio foi feito, indicando que o responsável pela vergonha de Israel vinha da tribo de Judá...

Outro sorteio foi feito, e a sorte recaiu sobre o grupo familiar de Zera...

Com outro sorteio, determinou-se que o procurado era da família de um tal Zabdi...

Nenhum pio se ouvia no acampamento quando o último sorteio foi feito e para espanto de todos, Acã foi acusado do crime de desobediência.

Josué se aproximou de Acã e lhe disse:

_ Agora, meu filho, confesse a verdade diante do SENHOR, o Deus de Israel. Conte-me o que você fez; não procure esconder nada.

Esta expressão parece indicar que Josué amava ao culpado como um pai, e que sentia por ele o afeto que sentiria por um filho.

O que Acã respondeu a Josué?

Será que ele se arrependeu?

Será que Acã sairá ileso desta?

Toda sua família será também condenada?

Respostas na próxima postagem!

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Nada fica oculto pra Deus! Amém..

    ResponderExcluir
  2. AGORA, SERÁ EXALTADA A MINHA CABEÇA ACIMA DOS INIMIGOS QUE ME CERCAM – (SL.27.6)

    FIM DA ASSOMBRAÇÃO DO 666 BIBLICO

    O SABER LER A SI:
    (ES.12.1)

    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7
    )


    SANTIFICANDO O SÈTIMO DIA

    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

    GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor Chico?

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores