Josué: 14: 1-15 - O pedido de Calebe

O pedido de Calebe

Josué e Eleazar (sumo-sacerdote, filho do velho Arão, estão lembrados?) estavam preparados para o sorteio dos territórios de cada uma das doze tribos.

Menos a tribo de Levi que não receberia terras, uma vez que os levitas eram dedicados ao serviço de Javé, mas eles tinham cidades para morar e também pastos para o seu gado e os seus rebanhos.

Para compensar, a tribo de José foi dividida entre os descendentes de seus dois filhos: Efraim e Manassés.

Josué e Eleazar aprontavam-se para o sorteio, começando pela tribo de Judá, sempre privilegiada, quando chegou Calebe:

_ Josué, posso falar com você um momeento?

_ Sim, pois fale!

_ Bem, você sabe o que o SENHOR disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de você e de mim?

_ Claro que lembro, como é que eu ia esquecer um negócio desse?

_ Pois bem, eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades Barnéia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro.

_ Hum...

_ Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: "Calebe, você obedeceu fielmente ao SENHOR, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem."

_ Certo...

_ Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o SENHOR Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o SENHOR me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.

_ Então... O que você deseja?

_ Me dê essa região montanhosa que o SENHOR me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei como ele prometeu.

_ Hum. Muito bem, é justo. Eleazar, anota aí! A região montanhosa passa a pertencer ao Calebe aqui a partir de hoje. Anotou? Beleza. Pronto, Calebe. A terra é sua.

_ Você é um bom amigo, Josué. Muito, muito obrigado.

E saiu dali todo feliz, já fazendo planos para expulsar os anaquins de Quiriate-Arba (Cidade de Arba. Arba havia sido o maior de todos os anaquins), que depois teria seu nome mudado para Hebrom (do hebraico aliança, trato)

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Tremendo.....si Calebe não falasse nada a terra que foi prometida a ele os filhos de Judá ia tomar posse👀 Forte isso👀

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores