Josué 22:15- 34 - A explicação sobre o altarzão!


A explicação sobre o altarzão!

Enviaram Finéias, filho do sumo sacerdote Eleazar, acompanhado de dez líderes que disseram o seguinte:

_ Por que vocês fizeram essa traição contra o Deus de Israel? Por que se revoltaram contra o SENHOR, construindo vocês mesmos esse altar? Será que não estão mais seguindo o SENHOR?

_ ???

_ Vocês não se lembram do pecado cometido em Peor, quando o SENHOR castigou o seu povo? Nós ainda estamos sofrendo por causa disso. Será que aquele pecado não bastou?

_ ???

_ Porque cometeram o absurdo de erguer outro altar, já que o próprio Javé deixara bem claro que os sacrifícios só deveriam ser oferecidos no altar do Tabernáculo?

Quando ouviram a mensagem trazida pelos onze emissários, os líderes das tribos orientais ficaram espantados e disseram:

_ Vocês ficaram loucos, ou o que? Deus é o Poderoso! Ele é o SENHOR! Deus é o Poderoso! Ele é o SENHOR! Ele sabe por que fizemos isso, e fiquem sabendo vocês também. Que Deus nos mate se fomos infiéis ao SENHOR!

_ Hum...

_ Vocês viram a gente oferecer algum sacrifício naquele altar que construímos?

_ Não...

_ Nós não construímos o nosso altar para oferecer sacrifícios, vamos explicar, e se vocês ainda acharem que estamos errados, podem nos matar. O negócio é que começamos a pensar: e se um dia os descendentes de vocês, do ocidente, começarem a botar em dúvida a ligação dos nossos descendentes com Deus, o Tabernáculo e toda a cultura israelita?

_ Hum...

_ Sabem como é, O SENHOR pôs o rio Jordão como divisa entre nós e vocês, e é bem possível que venham a nos considerar outro povo. Então construímos esse altar como um memorial. Queríamos que fosse um sinal para nós, e para vocês, e para os nossos descendentes depois de nós. Se um dia as tribos do ocidente começarem a querer discriminar as do oriente, sempre teremos o altar como sinal de que somos um mesmo povo.

O sacerdote Finéias, os líderes do povo e os chefes das famílias de Israel que estavam com ele ouviram o que disse o povo das tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste e ficaram satisfeitos.

_ Agora sabemos que o SENHOR está entre nós, pois vocês não se revoltaram contra ele. Vocês salvaram o povo de Israel do castigo do SENHOR.

Então Finéias e os líderes voltaram para a terra de Canaã e contaram tudo ao povo de Israel.

E eles ficaram contentes com a explicação dada pelas tribos do leste.

No entanto, não dessa vez que Israel foi dividido.

Não dessa vez…

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores