Josué 23:01-15 - O penúltimo discurso de Josué


O penúltimo discurso de Josué

Josué teria tido 83 anos quando o Israel entrou no Canaã...

Tinha 90 anos quando terminou a conquista do país...

Segundo o capítulo 24: 29 tinha 110 anos ao morrer...

Então se meus cálculos estão corretos, os acontecimentos registrados neste capítulo ocorreram durante o último ano de vida de Josué, e teriam transcorrido até este momento 20 anos desde que o Senhor deu paz a Israel.

E foi exatamente este tempo de tranquilidade que fez com que Josué observasse que um dos maiores perigos para Israel estava em deixar-se corromper pela intimidade com os cananeus.

Então Josué convoca para ouvirem um discurso, os quatro graus ou níveis de dirigentes civis: os anciões ou príncipes das tribos, os chefes de família, os juízes que interpretavam e tomavam decisões de acordo com a lei, os funcionários ou magistrados que executavam as decisões dos juízes e disse:
Atenção, povo de Israel, como vocês podem ver, eu já estou velho. Durante todo esse tempo que eu estive à frente do povo vocês viram as coisas espantosas que Deus fez. Já faz alguns anos que eu fiz a divisão da terra, e nesse tempo todo temos vivido em relativa paz com os habitantes das terras vizinhas. Mas não se enganem: eles são inimigos, e no tempo certo vamos derrotá-los. Para isso, é necessário que vocês permaneçam fiéis a Deus. Continuem sempre com ele, e vocês continuarão se dando bem. Deus expulsou povos grandes e fortes para longe, até agora ninguém resistiu à força de Israel.
Mas, se vocês não forem fiéis a ele, e fizerem amizade com os povos que ainda estão aí, e casarem com essa gente, podem ficar certos de que ele não expulsará mais esses povos do meio de vocês. Pelo contrário, eles se tornarão perigosos para vocês, como se fossem precipícios, armadilhas, chicotes nas costas ou espinhos nos olhos. E isso continuará até que vocês desapareçam desta boa terra que o SENHOR, nosso Deus, lhes deu.
Agora o dia da minha morte está perto. Todos vocês sabem, no seu coração e no seu íntimo, que o SENHOR, nosso Deus, lhes deu todas as coisas boas que havia prometido. Ele cumpriu tudo, não falhou em nada. Cabe a vocês cumprirem sua parte no trato, ou suportar a ira de Javé. Obrigado.
Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores