Josué 23:01- 33 - A Despedida de Josué


A Despedida de Josué

O segundo e último pronunciamento de Josué a Israel antes de sua morte, aos 110 anos de idade, teve um ênfase similar ao primeiro. No entanto, foi mais abrangente. Além do mais, foi muito mais dramático em termos de situação geográfica.

Novamente Josué “reuniu...todas as tribos de Israel em Siquém, um local único e significativo para uma mensagem de despedida. Foi ali (nos montes Ebal e Gerizim) que anteriormente Josué erigiu um altar ao Senhor e escreveu as leis em grandes tábuas de pedra, revendo-as diante de todo Israel.

Foi nesse mesmo local que Abraão ouviu pela primeira vez a promessa de Deus que daria a Israel a terra de Canaã. Também foi ali que ele mostrou que rejeitava os falsos deuses, também erigindo um altar ao Senhor, o único Deus verdadeir.

A preocupação primária de Josué em relação a Israel era muito clara.

Queria que soubessem que foi o Deus de Abraão, Isaque e Jacó que os conduziu até aquele ponto da história dos filhos de Israel, não somente capacitando-os a realizar grandes façanhas em Canaã desde a travessia do Jordão, mas desde o princípio, quando Deus chamou Abraão para fora de Ur dos Caldeus.

Com uma rápida série de citações do próprio Senhor, Josué concluiu seu discurso com esta exortação a Israel:

“Temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade”. Advertiu o povo: “Deitai fora os deuses”aos quais os pais tinham servido “dalém do Eufrates e no Egito”e servi ao Senhor”

Josué terminou seu discurso formal como que ficou conhecido como um dos testemunhos mais poderosos e corajosos em toda a Escritura. Em sua idade avançada, e talvez com voz trêmula, ele exclamou:

“se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores