Juízes 13:1-5 - O anjo do Senhor anuncia o nascimento de Sansão

O anjo do Senhor anuncia o nascimento de Sansão

Os israelitas novamente fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR, após a morte de Abdom, provavelmente voltando para a idolatria.

Era sempre assim, geração após geração eles se voltavam para o mal.

Os israelitas eram um povo fraco militarmente, eram fortes na agricultura e na pecuária, por isso sempre contavam com a poderosa mão de Deus para livrá-los dos inimigos.

Mas Deus se afastava deles quando eles se afastavam de Deus e quem se aproximava eram seus inimigos.

Foi justamente o que aconteceu desta vez, e por quarenta anos Deus os deixou nas mãos dos filisteus, que desde aquela época até o reino de Davi, foram o maior inimigo dos israelitas sendo ameaça constante.

Os filisteus eram guerreiros arrojadas e tinham vantagens sobre Israel em termos de número de militares, estratégia de guerra, e tecnologia.

Mas nada disso adiantava, contra o poder de Deus, quando Ele amparava Israel.

Mas Deus estava preparando um libertador, desde seu nascimento.

Havia um homem chamado Manoá, que era da cidade de Zora e pertencia à tribo de Dã, casado com uma mulher que não podia ter filhos.  
Certo diam o Anjo do SENHOR apareceu a sua esposa e disse:

_ Ei, esposa de Manoá?

_ Sou eu, e que é você?

_ Venho da parte de Deus. Você não pode ter filhos e por isso nunca foi mãe.

_ Sim, esta é a grande tristeza de meu esposo...

_ Mas agora você ficará grávida e terá um filho.

_ Como?

_ Isso mesmo. Por isso, não tome vinho nem cerveja e não coma nenhuma comida proibida porque você ficará grávida e dará à luz um filho.

Esta ordem foi dada para proteger a saúde da criança através dos hábitos saldáveis da mãe a partir do momento da concepção.

Sem dúvida, muitos israelitas estavam negligenciando a aplicação da lei levítica sobre alimentos puros e impuros. Caso contrário, não teria sido necessário mencionar especificamente.

_ Não corte nunca o cabelo dele, pois ele será consagrado a Deus como nazireu desde o dia do seu nascimento. Ele vai começar a livrar o povo de Israel do poder dos filisteus.

Nazireu era o nome dado a uma pessoa que tivesse feito voto para servir ao SENHOR (Números 6:1-21).

Geralmente era só por algum tempo, mas no caso de Sansão era para a vida inteira, e sem que ele próprio tivesse feito o voto.

Foi um caso especial.

Deus tinha um plano para Sansão por que, sob a Liderança de Sansão, os israelitas seriam libertados do jugo dos Filisteus.

O cabelo longo de Nazireu era o sinal visível de sua consagração, e servia para lembrar a si mesmo e aqueles ao seu redor os votos sagrados que havia feito.

A palavra significa "separado" ou "consagrado".

Em Cristo!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores