“Pela primeira vez na história da Igreja Católica, um Papa renuncia por motivo de saúde"...



Parafraseando William Shakespeare: "Há algo de estranho no reino do Vaticano"

A decisão do Papa Bento XVI nesta segunda-feira (11) pegou todo o mundo de surpresa. Para o pesquisador do CNPQ, Francisco Carlos Teixeira, uma renúncia alegando a idade ou mesmo a saúde é inédita. Afinal, todos os papas morreram na baga: João XXIII por exemplo, teve uma agonia longuíssima e dolorosa mas não largou o osso e João Paulo II estava muito velho e doente no final do seu mandato.

Já o porta-voz do Vaticano disse que o Papa Bento XVI não sofre de nenhuma doença específica e sua decisão de renunciar foi tomada sem pressão externa.

Segundo o pesquisador Francisco Carlos Teixeira, a determinação do Papa em renunciar, cria uma situação embaraçosa para um dos principais dogmas da Igreja Católica: 

"A infalibilidade papal".

Este dogma foi estabelecido logo depois da reforma protestante, dizendo que o Papa é infalível, ou seja ele tem o dogma da:

"A infalibilidade papal".

O que significa que um papa não comete erros, não comete pecados. Veja Romanos 3:23

Mas o que me surpreendeu foi o que o papa escreveu um dia antes de divulgar sua renúncia, Bento XVI fez um post em seu perfil no Twitter (e veja que esse papa também é pop), no qual dizia que “Devemos confiar no poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova”. O religioso criou seu perfil no Twitter há dois meses apenas. Mas voltemos ao tema da:

"A infalibilidade papal"...

Um artigo do site voz da igreja, explica que a doutrina da infalibilidade não, diz que o Sumo Pontífice é um homem perfeito, que nunca erra e não peca, por ser Papa. O que a doutrina da infalibilidade do Papa afirma é que o Papa é infalível, que não erra, quando fala nas condições "Ex Cathedra".

O que significa isto? 


Ex Cathedra (do latim) quer dizer, literalmente, "da Cadeira" ou "do Trono". Quer dizer que o Papa é infalível, ou seja sem pecado, quando se pronuncia a partir do Trono de Pedro, como Sumo Pontífice, isto é, como líder e condutor de toda a Igreja, afirma o site neste artigo. 

Agora sim, eu acho que entendi... Quer dizer que o poder não está na pessoa do papa, mas  no trono? É isso?

Bom, vamos mudar de assunto?

O irmão do Papa, Georg Ratzinger, declarou nesta segunda-feira à AFP que ele sabia há alguns meses que Bento XVI pretendia anunciar sua renúncia devido à idade avançada.

Hum...???

Para o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, os casos de pedofilia dentro da igreja, as polêmicas envolvendo outras religiões e as posições conservadoras sobre temas tabus como aborto e casamento entre gays que marcaram os sete anos de pontificado do papa Bento XVI, foram os  fatores colaboraram para a decisão do pontífice de abandonar o posto mais alto da Igreja.

“Não vou dizer que foi decisivo, mas acredito que isso colaborou. O cargo que ele ocupa é pesado e quanto mais problemas se enfrentam mais difícil fica sendo a missão. Tudo isso pode ter ajudado para a decisão. Esperar que um homem de 85 anos enfrente isso tudo com vigor é difícil”, disse  Krieger em entrevista ao Correio 24 horas, por telefone.

Todas estas declarações e suposições, só fazem o caso ficar cada vez mais, intrigante, misterioso e confuso. 

O que será que se passa na cabeça do papa Bento XVI? Qual o verdadeiro motivo de tal crise? O que isso tem a ver com o fim do mundo? Porque estou escrevendo um artigo como este em meu blog? Hã? Hã?

Melhor eu continuar focado no estudo de Juízes...

Até a próxima postagem...

Em Cristo!



Obs.
Este artigo é patrocinado pelo Clube Ganhar Dinheiro
Um site que disponibiliza um treinamento completo para quem quer empreender pela internet, trabalhando em casa. Acesse o treinamento grátis. 

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

6 comentários:

  1. Desculpe ao caro amigo , mais Bento XVI , nao e o primeiro papa a renunciar o amigo precisa primeiro aprofundar mais na historia antes de postar tal coisa...

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão Marcelo. Ele não foi o primeiro papa a renunciar. Na realidade ele foi o primeiro a renunciar por esse motivo... O último papa a renunciar antes de Bento XVI foi Gregório XII, em 1415. A renúncia foi parte de uma negociação feita no Concílio de Constança, no período do Grande Cisma do Ocidente - uma grande crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417. Gregório tinha 90 anos à época e sua renúncia fez com que a crise se estancasse. Vou mudar o título da postagem. Obrigado.

    Segundo o livro de McBrien, não se tem notícia de um papa que tenha renunciado por motivos de incapacidade física ou mental.

    ResponderExcluir
  3. 1º "Ex Cathedra" é uma metáfora. Em verdade, ele é infalível quando proclama um dogma ou discursa, mas nunca um Papa é completamente infalível em suas atitudes;
    2º Nem João XXIII nem João Paulo II estavam impedidos de fazer as viagens apostólicas por causa da saúde como Bento XVI estava.
    3º Tentar descobrir uma "causa secreta" é coisa de alienado.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a igreja catolica sempre quiz empurrar cerebro a dentro no mundo que ela é santa , infalivel e a unica que representa cristo na terra, mas não é isso que vimos , lideres pedofilos , homossexuais, lideres caluniadores que estão por aichamando pessoas de idiota "paulo ricardo "se olharmos para as atitudes e ensinos dos apostolos ,veremos que esta tal igreja de cristo na terra(igreja catolica ) não tem nada a ver com cristo , uma das doutrinas que mais negam a cristo é a do purgatorio , pois para que cristo morreu ??--Para perdoar todos os pecados , todos!!!!---è o que diz a biblia em diversos textos Joao c 1 v 29 ,mas para o catolicismo temos o purgatorio onde não é o sangue de Jesus que nos purifica dos pecados , para o catolicismo é o fogo , veja alguns versiculos ,veja o que diz a biblia --lucas c 23 v 43, hebreus c 9 v 11,12, hebreus c 10 v 14-19,joao c 19 v 30 , mas vermos o erro do catolicismo veremos o que diz hebreus c 9 v 27 , ao homem esta ordenado nascer e morrer uma só vez vindo depois disto o purgatorio !!!----É ISSO QUE A BIBLIA DIZ ?????? MAS O POVO CONTINUA SEGUINDO o erro !!!!!!!sendo guiados por guias cegos que não querem aceitar as verdades contidas na biblia deixadas por Deus para nos sabermos realmente qual é a vontade dele para os homens !!---LEIA BIBLIA E COMPARE AS DOUTRINAS DO CATOLICISMO COM AS QUE JESUS ENSINOU !!!

    ResponderExcluir
  5. maria de fátima o.goncalles16 de novembro de 2016 17:57

    Estava fazendo uma pesquisa e achei este blog, gostei muito, parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores