Rute 4:7-17 - Boaz casa-se com Rute


Boaz casa-se com Rute

Rute 4:7-17

Terminamos a postagem anterior com Boaz revelando ao tal parente que para ele comprar a propriedade de Noemi também deveria se casar com Rute, sua nora viúva, para que as terras permanecessem com a família do finado Elimeleque.

Então ele respondeu...

_ Não, não, e não! Não to a fim de mais um casamento, não. Nem conheço a moça. Além do mais, isso poderia prejudicar meus herdeiros. Compre você às terras, eu tô fora.

O sujeito levou em conta a antiga tradição, que dizia que uma viúva deveria casar-se com um irmão ou parente próximo de seu falecido marido e que os filhos dessa união seriam considerados filhos do morto.

Por uma situação assim é que Deus castigou Onan, lá no Gênesis lembram?

Onan casou com a viúva de seu irmão, mas não queria lhe dar filhos, então resolveu derramar o sêmen na terra sempre que tinha relações com sua esposa.

Deus não gostou nada disso e o castigou...

Bah, esta história nada agradável está aqui,

Mas, voltemos a Boaz...

A voracidade com que o parente decidiu comprar o terreno quando este parecia ser o único fator em jogo e a perda imediata de interesse em saber que esta compra estava associada a uma perda monetária, parecem indicar que ele era um avarento...

Como o tal sujeito abriu mão de casar-se com Rute, Boaz então assumiu a responsabilidade.

Como era costume na época, o tal fulano entregou a Boaz sua sandália como sinal de que o trato estava feito.

Antigamente, em Israel, para fechar um negócio de compra ou troca de propriedades, uma pessoa entregava à outra a sua sandália.

Então Boaz, erguendo a sandália para que todos vissem, dirigiu-se a eles:

_ Senhores, hoje vocês são testemunhas de que comprei de Noemi tudo o que era de seu falecido esposo e de seus filhos, Quiliom e Malom. Também me casarei com Rute, viúva de Malom, para que seu nome seja sempre lembrado.

_ Sim, somos testemunhas. Que Javé faça com que essa mulher seja para você como foram Raquel e Léia, que deram muitos filhos a Jacó, tornando-se assim as mães do povo de Israel. Que a sua família seja como a família de Perez.

Depois disso, Boaz voltou para a casa e desposou a Rute.

Os dois não perderam tempo, e nove meses depois nasceu-lhes um filho.

Quando nasceu o filho de Rute, foi assegurada a continuidade da linhagem familiar de Noemi, que parecia improvável quando seu marido e seus dois filhos morreram.

As mulheres da vizinhança foram ver o filho e disseram a Noemi:

_ Louvado seja Deus, que lhe deu um neto para cuidar de você! Que ele venha ser famoso em Israel. Ele será o consolo de sua velhice, graças à mãe, essa sua nora que é melhor do que sete filhos!

Noemi pegou o menino no colo, e pôs nele o nome de Obede.

Obede acabou não sendo famoso em Israel, mas ele teve um filho chamado Jessé também não foi famoso, mas foi pai de Davi, aquele que matou Golias e veio a ser o maior dos reis de Israel.

Em Cristo!

A seguir, Introdução a I Samuel


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

4 comentários:

  1. Muito boa a interpretação!!!
    eduardounilog3@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Mt bom, estou sempre acompanhando os estudos!! Parabens q Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não cheguei a ler todos os livros da Bíblia, mas, até aqui, esse é um dos livros que mais me tocou. Continue postando, Caiton! Tem me ajudado bastante! Que Deus continue abençoando você!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da forma que foi feito os comentários.Gostaria de continuar estudando neste site.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores