1 Samuel 6:1-6 - Depois de sete meses de hemorroidas e ratos, os filisteus resolvem devolver a Arca da Aliança aos israelitas!


Depois de sete meses de hemorroidas e ratos, os filisteus resolvem devolver a Arca da Aliança aos israelitas!


Preocupados em guardar por mais tempo a arca entre as casas das pessoas que já não suportavam mais as malditas hemorroidas, os Filisteus resolveram colocá-la num campo.

Seguiu-se então uma praga de ratos, que infestou a terra, destruindo os produtos do solo, tanto nos celeiros como no campo.

A completa destruição, pela doença e pela fome, ameaçava agora a nação.

Já fazia sete meses que a Arca da Aliança estava na Filistia, passando de cidade em cidade e deixando atrás de si um rastro de pessoas que não podiam se sentar...

Durante esse tempo os israelitas não fizeram esforços para a recuperarem a arca, mas os filisteus estavam agora tão ansiosos para se livrarem de sua presença como haviam estado para a obterem.

Contudo não sabiam o que fazer; pois aonde quer que a arca fosse, seguiam-se os juízos de Deus.

O povo chamou os príncipes da nação, juntamente com os sacerdotes e adivinhos, e ansiosamente indagou:

_ Que faremos com a arca do Deus de Israel? Queremos mandar esse troço de volta.

_ Se vocês mandarem de volta a arca do Deus de Israel, não a enviem sem uma oferta.

_ Uma oferta?

_ Isso mesmo! Mandem junto uma oferta para pagar pelo pecado de vocês. Assim vocês serão curados e saberão por que motivo ele continuou a castigá-los. 

_ Mas que tipo de oferta devemos mandar?

_ Mandem cinco tumores feitos de ouro e cinco ratos também de ouro.
_ Como assim?

_ Vocês vão mandar fundir hemorroidas e ratos de ouro, e este será o presente para os israelitas e para o Deus deles.

Para desviar ou remover uma praga, era antigamente costume entre os gentios fazer-se uma imagem de ouro, prata, ou outro material, daquilo que causava destruição, ou do objeto ou parte do corpo especialmente atacada.

Isso era colocado sobre alguma coluna, ou em algum ponto bem visível, e supunha-se ser uma proteção eficaz contra os males assim representados.

Costume semelhante ainda existe entre alguns povos gentílicos.

Quando uma pessoa que sofre de alguma doença vai ao templo de seu ídolo em busca de cura, leva consigo uma figura da parte atacada, que apresenta como uma oferta ao seu deus.

_ E porque cinco?

_ Porque cada um representa os governadores filisteus. Porque a praga que atingiu o povo atingiu a eles também. Assim ele talvez pare de castigar vocês, os seus deuses e a sua terra.  

_ Mas isso seria humilhante para nós. Já não basta o fato dos povos vizinhos estarem rindo de nós por termos que andar de pernas abertas e não conseguirmos sentar, agora temos que devolver e ainda presenteá-los? Porque não a jogamos no rio e acabamos com essa humilhação?

­ _ Por que razão vocês seriam tão teimosos quanto o rei do Egito e os egípcios?

_ Hum...

_ Não esqueçam que Deus zombou deles até que eles deixaram os israelitas saírem do Egito.  

Aqueles magos reconheciam que um poder misterioso acompanhava a arca, poder este que eles não tinham sabedoria para enfrentar.

Contudo não aconselhavam o povo a desviar-se de sua idolatria para servirem ao verdadeiro Deus.

Assim os pecadores podem se convencer de que é inútil lutar contra Deus, mas no coração continuam rebelados contra o Seu domínio.

O coração deve render-se a Deus, deve ser subjugado pela graça divina, antes que o arrependimento do homem possa ser aceito.

_ Tá bom. Vocês tem razão. Nós vamos até lá e entregamos o baú junto com os presentes!

_ Estão doidos? Os israelitas acabam com a raça de vocês.

_ Então como vamos entregar as ofertas?

_ Vocês vão fazer o seguinte...

Continua na próxima postagem!


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

15 comentários:

  1. "Cinco tumores de ouro". A verdadeira palavra em hebraico está como "HEMORROIDAS", e não tumores. Fazem de tudo pra deixar a bíblia menos bizarra. Mas é impossivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Mas, espero que vc se refira ao bizarro, como uma verdade orgânica, não esta instituída pelo Cristianismo em geral. Esse é um problema de conexão com as águas, onde o Vento paira... Não devemos duvidar que Deus escarnece... Com a mais bela poesia de imagens, cores e sons, tudo narrado com a máxima beleza concomitante à máxima otimização do texto, para ser o mais literário, incontestavelmente até hoje, por amor e justiça. Eu digo isto com vergonha alheia pelo Nobel Antonio Saramago, que dedicou sua vida a demonizar a Bíblia.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Positivo.. os anônimos pensam que a salvação ta na lei .. o amor não é lei.. é o proprip Deus q ama e ainda perdoa o excluído ..

      Excluir
  3. Kkkkkkkk Bíblia ridícula se ninguém falasse iriam dizer que era rosquinhas de ouro kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Muito bom gostei de ter obtido esse conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. OS ISRAELITAS... SÃO A "ALMA NEGRA" DA ESPÉCIE HUMANA...!!!

    ResponderExcluir
  6. OS ISRAELITAS... SÃO A "ALMA NEGRA" DA ESPÉCIE HUMANA...!!!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que eram tumores, ou buboes da peste bubônica transmitida pelo rato (hospedeiro) doença que leva a morte nunca ouvi falar de gente que morreu de hemorroida! Mas muito tempo depois a europa é devastada por essa epidemia que todo o historiador diz que vem da China, que faz divisa com Afeganistão, um dos países do Oriente médio. Qualquer coincidência é mera especulação.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que eram tumores ou buboes (glândula linfática inchada) peste bubônica em seu estágio avançado. Doença que leva a óbito (nunca ouvi falar de alguém que morreu de hemorroida) essa doença também conhecida como peste negra dizimou a Europa na idade média, seu hospedeiro é o rato. historiadores dizem que ela começou na China que faz divisa com Afeganistão um dos países do Oriente médio qualquer coincidência e mera especulação. A biblia conta uma história muito parecida com os filisteus quase dois mil anos antes. Quando eles roubam a arca da aliança. Mas como disse ratos e tumores e morte é mera coincidência."Debaixo do Sol não existe nada de novo.

    ResponderExcluir
  9. Gostar eu gostei, só não entendi muito bem a explicação sobre as hemorroidas...O porquê de hemorroidas....

    ResponderExcluir
  10. Josué Marqies de Oliveira16 de julho de 2018 01:08

    Visto que, com Deus não se brinca.

    ResponderExcluir
  11. Verdade hemorroidas os certo. Amem

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores