I Samuel 18:1-4 - A amizade entre Davi e Jônatas!


A amizade entre Davi e Jônatas!

I Samuel 18:1-4


O temível Golias não existe mais, um momento de paz é vivido no reinado de Saul, Davi o herói vive no palácio e aos poucos vai se acostumando com novas amizades.

Uma das amizades mais importantes e confiáveis de Davi iniciada com o filho de Saul, Jônatas.

Os dois haviam se tornado grandes amigos. Eram confidentes, tinham um senso de humor parecido. Eram ambos corajosos e impetuosos como qualquer jovem. Os dois amigos tinham uma fé simples no poder e na atuação de Deus. Eles eram iguais quanto a isso. 

Os dois teriam mais oportunidades para suas longas conversas, para as aventuras e para batalhas.

A amizade era tão verdadeira e sincera que Jônatas e Davi fizeram um juramento de amizade, pois Jônatas tinha grande amor por Davi. 

Certa vez Jônatas como demonstração de sua alegria, deu de presente algumas de suas coisas: uma capa, uma espada, um arco, um cinto e até sua armadura.

_ Ei, seu desajeitado, toma aqui, um presentinho para você.

_ Pô, Jônatas. Você não sabe que eu não sei usar armadura?

_ Sei, por isso mesmo te dei essa de presente. Você precisa se acostumar.
Não pode sair por aí matando gigantes sem uma armadura.

_ Engraçadinho...         

_ Engraçado foi ver você usando a armadura antes de ir lá matar o Golias. Parecia uma tartaruga.

_ Tartaruga é tua vó.

_ Apelou, perdeu playboy!

_ Vai ver se estou na esquina.

_ Babaca.

_ Hahahahaja!

Davi e Jonatas desenvolveram um belo exemplo de amizade masculina.

A lealdade entre os dois era tão ou mais forte que um afeto entre irmãos
Nas próximas postagens veremos o quanto à amizade de Jônatas foi valiosa para Davi.

Sempre que se fala da amizade entre Jônatas e Davi, alguns desocupados levantam a hipótese do relacionamento homossexual entre os dois.

Nos últimos tempos temos visto muitos homossexuais procurando na Bíblia textos que possam apoiar suas práticas.

Um dos textos que têm sido usados é o que fala a respeito de Jônatas, filho do rei Saul, e o rei Davi. 

Como se fosse impossível uma amizade entre dois homens...

O livro de provérbios destaca que existem amizades tão fortes que podem até superar o amor de irmãos: O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18.24). 

Era esse tipo de amor especial, forte, leal, compromissado que havia entre Jônatas e o Rei Davi, conforme os relatos bíblicos!

A dificuldade de Davi nunca foi homossexual.

Seu problema era a poligamia (Mical, Abigail, Ainoã, Maaca, Hagita, Abital,Eglá, Bate Seba e outras) e seu adultério com a mulher de Urias mostram que a dificuldade do famoso salmista era heterossexual (1 Sm 18.27, 25.42-43, 2 Sm 3.2-5,11.1-27).

Sobre este assunto escreveu muito bem o rabino Henry I. Sobel, da Congregação Israelita Paulista: 

“O íntimo relacionamento entre Jônatas e Davi é visto na Bíblia como um modelo de amizade. Em nenhum lugar das Escrituras se encontra referência a uma ligação homossexual entre eles. O versículo normalmente citado para justificar o homossexualismo é aquele em que Davi chora a morte de Jônatas, dizendo: ‘Teu amor me era mais precioso que o amor das mulheres’ (2 Sm 1.26). É importante observar, entretanto, que a palavra hebraica ahavá não significa apenas amor no sentido conjugal/sexual, mas também no sentido paternal (‘Isaque gostava de Esaú’, em Gn 25.28), no sentido de amizade ( ‘Saul afeiçoou-se a Davi’, em 1 Sm 16.21), no sentido de amor a Deus (‘Amarás o Senhor, teu Deus’, em Dt 6.5) e no sentido de amor ao próximo (‘Amarás o próximo como a ti mesmo’, em Lv 19.18). Em todos estes exemplos, o verbo usado na Torá (a Bíblia hebraica) é ahavá. É por razão linguística — e não por falso pudor — que a maioria das traduções bíblicas cita 1 Samuel 1.26 ‘Tua amizade me era mais preciosa que o amor das mulheres’.” 

Em Cristo!

A seguir: Saul tenta matar Davi... Tenta.



Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

47 comentários:

  1. Bom dia Irmao!Eu fico feliz em ler sobre a revelaçao que o Senhor lhe deu sobre este assunto.
    O que o Senhor me revelou sobre este assunto tbm é que o proprio versiculo 2 Samuel 1.26 diz tudo:
    'Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabalissimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.'
    Ele considerava o Jônatas como seu 'irmao';
    'Excepcional' era o seu amor e 'ultrapassanso o amor de mulheres': Sabemos todos que o homosexualissimo existe ha um bom tempo que na Epoca do Davi ja se pratica e era reprovado por Deus tanto que tem mandamento (Levitico 18.19), entao se fosse isso, ele nao falaria de 'excepcional';
    'Ultrapassanso o amor de mulheres': os que amam pessoas do mesmo gênero amam no 'mesmo sentido' ou 'mesma da forma' que os que amam os de gênero oposto, como o homem ama a mulher e vice-versa, e entao Davi diz que esse Amor ultrapassava esse tipo de amor.
    Para concluir que: o Davi nao era homosexual, e sim amava o Jônatas como um irmao precioso como diz o versiculo '...mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18.24).
    E se comprende totalmente a admiraçao do Davi pelo Jonatas por tudo que este ultimo fez por ele sendo que nao precisava: enquanto seu pai se negava a entregar o trono que o Senhor ja tinha tirado dele, ele reconheceu a autoridade e escolha do Senhor e contribuiu para que isso viesse a se realizar; ele poderia ter matado Davi tempos antes se ele buscasse seus proprios interesses, porque por direito seria o proximo Rei.

    Nossa oraçao deve continuar sendo para o Senhor tire a venda dos olhos dos que estao enganando e sendo enganados, e certamente os buscam o Senhor verdadeiramente como o Centuriao (Atos 10) serao alcançados pela sua libertaçao dessas mentiras e tantas outras assim.

    Que o Senhor continue lhe guiando e abençoando!
    No amor de do nosso Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu si queria entender melhor a parte que diz que a alma de Jônatas se ligou com a de davi

      Excluir
    2. Excelente explicação, clara e objetiva. Deus o abençoe para que sempre a verdade é não haja por impulso próprio.

      Excluir
  2. Ótima palavra e bastante edificante com grandes ensinamentos! !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Eu amei. O Senhor é contigo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Eles eram gays sim.,, aceitem que doi menos ... ha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jovem Tomaz Henrique que o Senhor Deus possa ter misericordia pela sua alma e outra grande é a obra de Deus na sua vida;fique com a paz do senhor jesus.

      Excluir
    2. guei é você, prova para mim que eles eram homossexuais sua alma vai queimar no inferno se você não se converter desse seu mau caminho que você anda por isso que diz que é melhor cair na mão do DEUS vivo do que cair na mão do homem, porque se fosse eu já teria mandado a sua alma queimar la no inferno.( sodomita )

      Excluir
  5. PAULO SERGIO ALVES MARINS7 de fevereiro de 2016 05:06

    ONDE AMIGOS OU AMIGAS TEM OU DEVE SER GAYS ? AMIZADE EXITE ATÉ ENTRE HOMENS E MULHRES.DÁ LICENÇA... CADA UM QUE APAREÇE FORÇANDO A BARRA. HUM...

    ResponderExcluir
  6. PAULO SERGIO ALVES MARINS7 de fevereiro de 2016 05:10

    TENHO CENTENAS DE AMIGOS E AMIGAS... NEM POR ISSO SÃO HOMOSSEXUAIS, *O QUE. FOI DITO POR DAVI... FOI UMA EXPRESSAO DE LINGUAGEM... VISTO TINHA MUITAS MULHERES... COSTUME ESSE QUE VIMOS COM MAIS FORÇA ENTRE OS GREGOS.. COMO ALEXANDRE O GRANDE E OUTROS... MAS DAVI E JONATAS ERAM AMIGOS... E DEUS ESTAVA NO NEGÓCIO.

    ResponderExcluir
  7. ACEITA FOFA!

    OS DOIS ERAM MONISSIMAS!

    IMAGINA, UM MACHO CHORAR PELA MORTE DE OUTRO MACHO E DIZER QUE AMA ELE MAIS DO QUE TODOS?


    E AINDA SER HETERA?

    PARA NÉ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe porque vcs não entende esse amor de irmão porque a cabeça de vcs e um vaso sanitário.

      Excluir
    2. Então se o seu irmão morre você não pode chorar a morte dele,pois os sentimentos dele eram de irmãos e quando diz que a alma de Jonathan se ligou a de Davi era porque os dois tinha o espírito santo na alma,se você é gay eu te respeito e tenho certeza que Deus te ama ,Deus ama o pecador mas não tolera o pecado ,Deus não é homem pra mentir ,em vários versículos da Bíblia Deus abomina os homossexuais, os homicidas ,mentirosos ,idolatras... Quando a gente aceita Jesus como Salvador a gente esquece nossas vontades e vive apenas para a vontade de Deus.não difame o evangelho.

      Excluir
  8. ... Insinuações de amor homossexual, jamais!!! Agora ser poligâmico, adúltero, um garanhão, um safadão "1% vagabundo" como diz a música, tudo bem! Hahaha! Tem muito disso e desses dentro das igrejas, escondidos, lobos em pele de ovelhas... Mas não há nada escondido que não seja revelado aos olhos de D's!

    ResponderExcluir
  9. Eles eram gays sim kkkkkkkkkkkkkkkkkk.... otários

    ResponderExcluir
  10. Só me explique essa parte.. Porque na minha bíblia atualizada fala. Depois que o menino foi embora, Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas com o rosto em terra. Então despediram-se beijando um ao outro e chorando; Davi chorou ainda mais do que Jônatas. E ele disse a Davi: "Vá em paz, pois temos jurado um ao outro, em nome do Senhor, quando dissemos: O Senhor para sempre é testemunha entre nós e entre os nossos descendentes". Então Davi partiu, e Jônatas voltou à cidade... e também fala que jonatas amou davi mais que a própria alma .. não entendi

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos

    Só estou postando este meu comentário Pq um amigo meu, ele é homem. ..ele me fez um pedido
    E eu vim até o Google procurar a história de Davi e Jonathan. ..é tão linda nossa amizade que eu quis mostrar a ele.
    [13/4 4:36 PM] Rosivaldo: Posso te pedir uma coisa?
    [13/4 4:36 PM] Adriana Faro: Por favor
    [13/4 4:40 PM] Rosivaldo: Se VC for gravar um cd, peça pra Deus te iluminar e compor um hino que conte algo sobre amizade como a nossa que foi benção do SENHOR.
    [13/4 4:40 PM] Adriana Faro: Sim
    [13/4 4:41 PM] Adriana Faro: Vou fazer isso
    [13/4 4:41 PM] Adriana Faro: Obrigada por me pedir isso
    [13/4 4:42 PM] Rosivaldo: Sei que VC ANJO será inspirada....
    [13/4 4:42 PM] Adriana Faro: Existiu na bíblia uma amizade assim
    [13/4 4:42 PM] Adriana Faro: Jônatas e Davi
    [13/4 4:42 PM] Adriana Faro: Era muito linda
    [13/4 4:43 PM] Rosivaldo: Amem

    Entao pq nao?não impossível
    Deus separa amizades verdadeiras pra nós é só nos orarmos e tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  12. Naquela época o Homossexualismo era proibido em Isarel. Primeiro estudo um pouco ante de falar BESTEIRA. em Levitico 18.22 a homossexualidade é descrita como "ABOMINAÇÃO" EM Levitico 20.13 decretada pena de morte para quem praticava.
    Davi esta reafirmando sua profunda AMIZADE!!

    QUE DIZER QUE QUANDO UM AMIGO SEU MORRE VOCE NÃO CHORA?

    ResponderExcluir
  13. Deus jamais escolheria, honraria e capacitaria como fez com Davi se ele fosse alguém que vivesse em desacordo com sua vontade. Davi foi considerado segundo o coração de Deus mais uma prova que não era homossexual, pois Deus reprova essa prática ACEITEM os que dizem o contrário ou não!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu como homem hétero jamais diria que a amizade de um amigo é melhor do que o amor de qualquer mulher que seja.
    Ou este texto foi escrito de qualquer jeito ou tem coelho nesse mato.

    ResponderExcluir
  15. Davi era escolhido por deus é comeu a.mulher do amigo e ainda o matou. Aí ele não podia ser viado, deixem de serem cegos kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Davi matou o amigo e ficou com a mulher dele, aí o ungido de deus não podia ser homosexual. Deixem de ser cegos.kkkk

    ResponderExcluir
  17. Davi matou o amigo e ficou com a mulher dele, aí o ungido de deus não podia ser homosexual. Deixem de ser cegos.kkkk

    ResponderExcluir
  18. Bom o povo erra por que le falta o conhecimento, cada vez que vcs afirmão que Davi e gay vcs estão afrontando a Deus falando que a palavra dele é mentirosa, o homossexualismos e a abominação a os olhos de Deus, como vcs estão falando que Davi éra Gay, vai ler biblia minha gente , não melhor vai conhecer a Deus , e para de falar bestera , que dizet qua a biblia que tem 3000 mil anos esta errada e vcsv estao serto, vai fazer teologia vai se preparar para não ficar a frontando a Deus e destorcendo a palavra de Deus que é pura santa e não tem parte com o pecado ,para de se colocando com os falsso profetas deste seculo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as escrituras sagradas ja nao existem mais foram queimadas, essa nossa biblia e autografo de autografos, ha um detalhe o velho testamento nao foi escrito na epoca que aconteceu demorou mais de 1500 anos para ser escrito, isso esclarece que a biblia nao foi escrita por Deus e sim por humanos por informações passadas por media de 15 a 20 geracoes imagina o tanto de erros!!!
      os livros escolhidos para entrarem no canon biblico foram feitas pelos judeus e ainda os escritores tinhan que incluir "ASSIM DISSE DEUS" era um dos requisitos para entrar na biblia, e bom dar uma estudada para saber sobre o livro que tem como regra de vida.

      Excluir
  19. Ngm comenta mais nada depois dessa não é hahaha isso ae Alex anjos concordo com VC aplausos p VC 👏👏👏👏 bando de ignorantes q não sabem e conhecem a bíblia e ai daquele que destorcer ou acrescentar uma virgula ou uma letra a mais na palavra d Deus q é a bíblia.
    Que Deus venha ter misericórdia desse Povinho
    Deus é amor mas também é fogo consumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Kelly Barbosa você é igualmente A todos os religisos de plantão, se posiciona na defesa de zeus (deus) e ataca a opinião dos que discordam de ti rebaixando os como "povinho"
      Mas você não me surpreende não. E bem o carater de vocês quer dizer falta de carater.
      Tenho parentes que nem você que se julgam "santos"mas não perdem uma oportunidade de rebaixar os outros como "povinho"

      Excluir
    2. Parabéns Kelly Barbosa você é igualmente A todos os religiosos de plantão, se posiciona na defesa de zeus ( deus ) e ataca a opinião dos que discordam de ti rebaixando os como " povinho " Mas você não me surpreende não. E bem o carater de vocês quer dizer falta de carater. Tenho parentes que nem você que se julgam " santos"mas não perdem uma oportunidade de rebaixar os outros como " povinho "

      Excluir
    3. Parabéns Kelly Barbosa você é igualmente A todos os religiosos de plantão, se posiciona na defesa de zeus ( deus ) e ataca a opinião dos que discordam de ti rebaixando os como " povinho " Mas você não me surpreende não. E bem o carater de vocês quer dizer falta de carater. Tenho parentes que nem você que se julgam " santos"mas não perdem uma oportunidade de rebaixar os outros como " povinho "

      Excluir
  20. Boa noite! Adorei o texto bem informativo, parabéns👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤

    ResponderExcluir
  21. Putz! Realmente ! podemos ter conhecimento em teologia,escatologia,ciências religiosas etc e tal ! jamais...sem autorização divina ou revelação divina
    entenderemos o real valor de uma verdadeira amizade...!
    A bíblia é cheia de mistérios,
    Um exemplo.
    A bíblia diz que anjos não tem sexo....mas veja este relato em Zacarias 5 ver,11
    (v.9): “Então, levantei meus olhos e vi: Eis que saíram duas mulheres com um vento em suas asas — as asas delas eram como asas de uma ave migratória.
    Difícil eh !

    ResponderExcluir
  22. Se tivesse acontecido uma pratica homosexual entre Davi e Jonatas estaria registado na biblia assim como foi registado o adulterio que ele cometeu,e tambem estaria registado a puniçao por causa dessa pratica assim como ficou registado a puniçao por causa do adulterio,a biblia nao esconde nada,tudo é revelado,como também é revelado na mesma biblia a puniçao para todos aqueles que praticam a homosexualidade ,que é a morte.Deus diz que a palavra Dele nao volta para traz vazia,ela tem que ser cumprida,é só uma questão de tempo.Quem vive na pratica homosexual já está no corredor da morte é só uma questão de tempo,a não ser que nesse corredor da morte encontre Jesus Cristo e se entregue a Ele como seu Senhor e Salvador,então passará para o corredor da Vida.Que Deus abençoe o vosso entendimento

    ResponderExcluir
  23. estou de pleno acordo com a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  24. estou de acordo com a biblia



    ResponderExcluir
  25. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESSAS PESSOAS QUE JULGA A IMAGEM DOS OUTROS DIFAMAR AS PESSOAS.
    NO DIA DO JUÍZO FINAL TODOS IRÃO SER JULGADOS POR TUDO QUE FEZ OU MESMO FALOU.

    ResponderExcluir
  26. Eu gostaria de acreditar que fosse apenas amizade, mais o texto mostra outra coisa, porque um amigo que tira toda roupa e se uni ao outro, e o beijar, e chora, Davi diz que faz muito mais, alma de ambos se uni um com outro. como se explica ala se unir um com outro e ainda pelados no chão......sinceramente eu não posso dizer que isso é apenas uma simples amizade. e ainda diz que o amor deles e mais precioso que o amor de mulheres....

    ResponderExcluir
  27. A história mostra pontos de vista diferente, a mulher servia apenas para procriar, somente dava prazer ao homem, nessa época já relacionamento homossexual, e não era proibido, depois sim e começou a proibição pela igreja, que começou a matar a pedrada pessoa que praticava tais atos. isso é comprovado na história, basta ler.

    ResponderExcluir
  28. se a verdade precisa ser aprovado que seja assim, mais não adianta bancarem querer impedir que a verdade seja mostrada, porque é inevitável, as pessoas estão procurando verdades, não adianta tentar impedir a verdade...

    ResponderExcluir
  29. Eu concordo com kelly Barbosa e tenho certeza que Deus é amor e também fogo consumidor ... quanto ao "povinho" ninguém é perfeito né gente? Todos somos pecadores estamos neste mundo para nos tornarmos pessoas melhores a cada dia... Então peço perdão para os que se sentiram ofendidos! Mesmo que não tenha sido eu, em nome de todos os que crêem em Deus! estamos neste mundo para fazer a diferença, abençoado dia para todos! Que Deus iluminI o pensamento de todos e dê nos sabedoria! Amém . I love you Jesus! ❤

    ResponderExcluir
  30. Eu concordo com kelly Barbosa e tenho certeza que Deus é amor e também fogo consumidor... e quanto ao "povinho"... tenho certeza que todos erram todos somos pecadores tentando sermos pessoas melhores... Então mesmo que não seja eu que tenha falado,peço Perdão por esta palavra em nome de todos que crêem em Deus e Jesus Cristo! Ninguém é perfeito estamos neste mundo para nos tornarmos pessoas melhores dia após dia...e podemos começar isso fazendo a diferença até mesmo nos pequenos detalhes. Abraços a todos que o espírito santo faça morada em todos nós, que nos levante quando nós cairmos,que a tua presença possa mudar tudo que não provém de ti,transforma nosso caráter em ti,vem para mudar a situação,tu és o nosso consolador... de derrotado me fez vencedor!

    ResponderExcluir
  31. Deus não é homem pra mentir em várias partes da Bíblia diz que Deus abomina o homosexualismo .no princípio Deus fez Adão(homem) ,da costela de Adão Deus fez Eva(mulher).já em outra parte Deus diz o homem deixa pai e mãe e se une a sua mulher para que juntos formem um só corpo .em outro versículos diz ainda que o homem tem casar com sua mulher e não ajunta se não estão em pecado de fornicação. Do começo ao fim a Bíblia e nem Deus aprova união do mesmo sexo,Deus não é homem pra mentir ,tudo passará menos a sua palavra. E mas Deus ama o pecador mas não tolera o pecado não distorção a palavra de Deus jamais. brinca com Satã mas não brinca com Deus.

    ResponderExcluir
  32. Davi chora a morte de Jônatas, dizendo: ‘Teu amor me era mais precioso que o amor das mulheres’ (2 Sm 1.26). Observem, ele poderia dizer, "me é melhor do que o amor dos meus filhos." ou "me é melhor do que amor de todos amigos", ou " me é melhor que o amor de meus irmãos". Não! Ele foi enfático em dizer MULHERES. Reflitam, desconstruam-se. Pois o livro editado por Roma que vós conhecem, tem muitas histórias de diversos povos, que foram modificadas.Toda a forma de amor é válida. Todo ser humano e sua subjetividade é válido. Igualdade de direitos como cidadão e respeito a diversidade.

    ResponderExcluir
  33. Voce só se esquece da realidade. TODO GRANDE COMEDOR É UM GAY ENRUSTIDO. Mais dia, menoas dia, esse gay aflora e sai do armário. Se tem dúvida, pergunte a um psicólogo ou psiquiatra.

    ResponderExcluir
  34. Podemos amar nossos amigos. Eu acredito que podemos demonstrar amor em nossas amizades . Amar é suportar cuidar se alegrar ..... Sexo não é amor.

    ResponderExcluir



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores