1 Samuel 28:3-7 - Saul e mais uma ideia diabólica!

Saul e mais uma ideia diabólica!

1 Samuel 28:3-7 

Todos nós já tivemos um daqueles dias em que absolutamente tudo o que pode dar errado dá errado. Este é um desses dias de Saul. (Aliás, o dia de Davi não está indo muito bem, também.) 

Os problemas de Saul são surpreendentes. Os filisteus estão travando uma guerra contra os israelitas, e desta vez eles estão levando isso muito a sério. 

Como vimos na última postagem, o rei Aquis havia decidido invadir Israel e não perdeu tempo: no dia seguinte o exército filisteu marchou e acampou na cidade de Suném. 

Sabendo disso, Saul reuniu seus homens no monte Gilboa, uns dezoito quilômetros a sudeste de onde estavam os filisteus. 

Assim que chegou, o rei subiu ao monte para ver o exército inimigo. Ficou apavorado: nunca antes os filisteus tinham vindo contra Israel em tão grande número. 

Saul perguntou a Deus o que devia fazer, mas não obteve resposta por sonhos nem através de profetas. 

Mas essa não é uma pergunta genuína, é apenas uma tentativa desesperada de Saul para chegar a Deus e tirá-lo do problema em que se meteu. 

Saul não é realmente muito experiente em buscar a vontade de Deus. 

Ao contrário de Davi, ele não está habituado a buscar orientação divina. Saul está longe de ser um modelo de como se busca orientação divina.

O Urim e o Tumim, a maneira mais fácil e direta de se conhecer a vontade divina, estavam em poder de Abiatar, último remanescente do clã dos sacerdotes, que bandeara-se para o lado de Davi depois do massacre dos seus. 

A inquietação de Saul progride do medo para terror e puro pânico. 

Os filisteus estão prestes a atacar, e Saul sabe que não tem chance. Sabe que precisa agir rapidamente. Por isso toma uma decisão muito desesperada e perigosa. 

Como não é capaz de fazer qualquer ligação com Deus nas formas convencionais, Saul decide procurá-la de uma forma muito diferente. 

Samuel foi o único profeta que entregou a Saul as mensagens vindas de Deus. Pode ter havido outros, mas eles não são mencionados. 

Mas como Samuel está morto, Saul tem uma ideia diabólica. “Talvez eu ainda consiga falar com Samuel” “Talvez eu possa encontrar um meio de invocá-lo, para falar com ele. - pensa Saul. 

Desesperado com o silêncio de Deus, Saul chamou seus oficiais e ordenou:

— Procurem uma mulher que seja médium, e eu irei consultá-la.

Mas não havia nenhum adivinho, pois Saul havia expulsado todos os médiuns e adivinhos de Israel.

Este plano para obter informações de médiuns tem seu próprio conjunto de problemas, como veremos a partir da próxima postagem.

A seguir: Saul consulta uma médium!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores