2 Samuel 3: 1-5 - O preço da poligamia de Davi



O preço da poligamia de Davi
-->
A trégua proposta por Abner que vimos no post anterior, não durou muito tempo.
Joabe começa uma nova guerra, que foi se arrastando, fazendo que Davi se fortalecesse cada vez mais e Isbosete ficando cada vez mais fraco. 

Enquanto a guerra acontecia com certa tranquilidade, Davi, encontrava tempo para ter filhos durante o reinado de sete anos de Davi em Hebrom.  

Até aí nada demais, o problema foi com quem ele teve esses filhos.

Ele teve seis esposas diferentes, que deram à luz a seis filhos. Essa atitude mostra que Davi foi contra o mandamento de Deus de que o rei de Israel não tivesse mais de uma esposa para si mesmo.

Eu. David estava errado em ter mais de uma esposa. Suas muitas esposas foram contra o mandamento de Deus para os reis (Deuteronômio 17:17) e contra o coração de Deus para o casamento (Gênesis 2:24Mateus 19: 4-6).

Aliás, Davi se acostumou a ter muitas esposas. O acréscimo de muitas esposas era uma das maneiras pelas quais os homens poderosos daquela época, e especialmente os reis expressavam seu poder e status.

É lógico que isso não trouxe paz a vida de Davi. O preço pela poligamia foi muito alto. 
Com suas esposas Ainoã e Abigail teve dois filhos, Amnon e Quileabe. 

Não contente, o rei de Judá resolveu conhecer Maacá, princesa de Gesur, e com ela teve um outro menino chamado Absalão; 

Depois casou-se com uma garota chamada Hagite, com quem teve Adonias; depois uma mulher chamada Abital, que lhe deu Sefatias. Por fim, Davi casou-se com uma chamada Eglá, e os dois tiveram Itreão. 

Alguns se perguntam por que a Bíblia não condenou expressamente a poligamia de Davi aqui, mas como é frequente o caso na vida de Davi, a Bíblia simplesmente declara sua atitude, e depois registra como Davi colheu a penalidade por esse tipo de pecado em relação à sua família.

Devemos dizer que Deus usou e abençoou Davi apesar de suas muitas esposas. No entanto, sua vida familiar e esses filhos mencionados nesses versículos, obviamente não foram abençoados. 

Amnon estuprou sua meia-irmã e foi assassinado por seu meio-irmão.

Quileabe também é conhecido como Daniel em 1 Crônicas 3:1. As poucas menções a este filho indicam que talvez ele tenha morrido jovem ou que ele fosse um homem ímpio e indigno.

Absalão assassinou seu meio irmão e liderou uma guerra civil contra seu pai Davi, tentando assassiná-lo.

Adonias tentou tomar o trono do sucessor designado por Davi. Depois ele tentou pegar uma das concubinas de Davi e foi executado por sua arrogância.

Podemos razoavelmente supor que Sefatias e Itreão morreram jovens ou eram homens ímpios e indignos, porque eles são mencionados apenas mais uma vez nas Escrituras - em uma lista genérica dos filhos de Davi (1 Crônicas 3: 1-4 ).

Essa foi a paga por Davi desobedecer a Deus e viver na poligamia.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:



Dicas de como usar este blog



1. Ore, peça que Deus fale com você.


2. Leia em sua Bíblia os versículos sugeridos do dia.


3. Agora leia o comentário no blog dos versículos que você acabou de ler em sua Bíblia.



4. Volte para sua Bíblia, e a personalize, faça anotações, sublinhe etc. Quando você ler novamente estes mesmos versículos, vai lembrar-se da mensagem.


5. Se desejar, deixe seu comentário no blog.


6. Guarde em seu coração, o que você aprendeu com a palavra de Deus neste dia e compartilhe com outras pessoas.


7. Indique este blog.


8. Inscreva-se como um seguidor.


A palavra de Deus não é para ser apenas lida como se lê um livro ou um jornal, é para ser meditada, decorada e estudada.

Seguidores