2 samuel 5: 6-10 - Davi torna Jerusalém sua capital!

Davi torna Jerusalém sua capital!

Anteriormente...Israel aceita Davi como rei de Deus
Davi precisava de uma nova capital. Quando Davi era rei de Judá, Hebron serviu bem como sua capital. Mas agora Davi era o rei de todo o Israel. Ele precisava de uma capital mais ao norte. Ele precisava de uma capital que fosse mais centralmente localizada e que unificasse a nação. Jebus era a cidade perfeita. 

Gibeá, capital de Saul, estava muito ligada ao nome do antigo rei. Maanaim, na Transjordânia, de onde reinou o fracassado Isbosete, fora uma escolha baseada mais na distância segura que havia entre a cidade e os filisteus do que por alguma estratégia.

A vitória de Israel sobre os jebuseus uniria a nação. A posse de Jebus como a nova capital de Davi faria o mesmo. A cidade estava praticamente na fronteira de Judá e Benjamim. Era uma cidade que nem os filhos de Judá nem os filhos de Benjamim puderam capturar. Assim, tomar esta cidade como sua capital não pareceria favorecer nenhuma dessas duas tribos.

Além de tudo isso, seu cenário natural dificultava a derrota (e é por isso que os israelitas não a haviam segurado e mantido antes). Era na região montanhosa, no topo de mais de uma montanha, e com vales ao seu redor. Com um pouco de trabalho, era uma fortaleza virtual (5: 9).

Era uma cidade fortificada, tinha um trecho murado no alto de um monte, o que a tornava uma segura morada para um rei. Mas tinha um problema, estava ocupada por um povo estrangeiro, os jebuseus. Expulsá-los seria uma amostra de sua liderança como um rei. E o nome dessa cidade era Jebus, mais tarde, Jerusalém, cujo nome hebraico, Ir-shalom, significa cidade de paz.

Jerusalém foi, até a época em que Davi a capturou, conhecido como Jebus. Seus habitantes eram conhecidos como os jebuseus. Os jebuseus foram nomeados pela primeira vez em Gênesis 10; 15-16 , onde nos dizem que eles são verdadeiramente cananeus, os descendentes de Canaã, o terceiro filho de Cão ( Gênesis 10: 6 ). Foi este Canaã que viu a nudez de Noé ( Gênesis 9:22 ), e que amaldiçoou a si mesmo e a seus descendentes (Gênesis 9:25) Foi no Monte. Moriah que Abraão ofereceu seu filho, Isaac (Gênesis). Este Monte. Moriah é a mesma montanha em que Salomão construiu o templo (2 Crônicas 3: 1 ).

Repetidamente, Deus prometeu aos israelitas que os traria para a terra prometida. Esta terra era possuída pelos cananeus (incluindo os jebuseus), e Deus prometeu expulsá-los (Gênesis 15: 18-21 ; Êxodo 3: 8, 17; 13: 5; 23:23; 33: 2; 34:11 ). Quando os espiões foram enviados para a terra prometida para examiná-la, entre aqueles habitantes da terra os espiões chamados jebuseus (Números 13:29).

Deus não apenas prometeu expulsar os cananeus (Josué 3:10), mas ordenou que os israelitas o fizessem (Deuteronômio 7: 1 e segs .; 20:17). Quando os israelitas atravessaram o Jordão, os jebuseus estavam entre os povos cananeus que se uniram para se opor à entrada de Israel na terra ( Josué 9 e 11; 24:11).

No livro de Josué, Jebus foi descrito pela primeira vez como uma das cidades pertencentes aos filhos de Judá, que não foram capazes de expulsá-los (Josué 15:63). Em Josué 18:28, Jebus parece ser uma cidade benjamita, e os benjamitas também não são capazes de expulsar os jebuseus (Juízes 1:21). Isso leva a uma espécie de coexistência, que resulta nos israelitas abraçando os pecados dos jebuseus (Juízes 3: 1-7).

O resultado disso foi a opressão de seus vizinhos como um castigo divino. Em Juízes 19: 10-12 , a cidade de Jebus ainda é retratada como não israelita. Pode ter havido momentos em que Jebus estava sob controle israelita (cf. 1 Samuel 17:54), mas a vitória estava longe de ser completa. Não é até os dias de Davi (e nosso texto - ver também 1 Crônicas 21:15 ) que Jebus cai para os israelitas de uma vez por todas. Há ainda mais a dizer sobre esta cidade de Jebus, mas esperaremos até o capítulo 6 para fazer isso.

Eu acredito que a tomada de Jebus nos versículos 6-10 deve ser entendida em comparação com os versículos 17-25, onde Davi derrota duas vezes os filisteus. Não é difícil entender por que Davi lutou contra os filisteus neste capítulo, porque era uma questão de autodefesa. Os filisteus atacaram os israelitas, e especificamente Davi.

Posso imaginar como eles se sentiram, sabendo que eles (ou pelo menos Aquis, o rei de Gate) haviam dado a Davi santuário em sua terra. Eles até permitiram que ele fizesse parte de seu exército. Havia pouco que David não sabia sobre eles, seus métodos, suas rotas, seus recursos. Davi seria um inimigo formidável. Melhor lidar com ele rapidamente, antes que ele estivesse muito entrincheirado.

Quando os filisteus se levantaram contra Davi, havia pouca escolha a não ser combatê-los. Mas os jebuseus não estavam em guerra com os israelitas. Eles haviam chegado a alguma forma de coexistência. Não havia "necessidade" aparente dessa luta. Por que, então, Davi liderou todo o Israel contra esta cidade, uma cidade que os israelitas nunca haviam sido capazes de derrotar completamente antes?

Eu acredito que existem várias razões. Antes de mais nada, era uma cidade que Deus prometera dar aos israelitas e um povo que Ele ordenara que os israelitas destruíssem. A presença deles entre os israelitas estava corrompendo o povo de Deus (Juízes 3: 5-6). Saul relutou em lidar decisivamente com ataques dos inimigos de Israel de fora. Ele estava disposto a viver com o inimigo que habitava em Israel. Os jebuseus foram deixados em paz, até onde sabemos. 
Davi reconheceu que nenhum reino poderia ser visto com medo (ou mesmo respeito) se não fosse capaz de expulsar seus inimigos do meio. Os jebuseus tinham que ser tratados, e Davi sabia disso. Era hora desses inimigos de Deus serem derrotados. A derrota dos jebuseus e a tomada de Jebus seria o primeiro passo na conquista de Israel por seus inimigos, uma conquista que foi parcial nos tempos de Josué e dos juízes. Que maneira de começar um reinado como rei!
Davi tratou logo de juntar seus homens e partir para a fronteira entre Benjamim e Judá. Lá eles sitiaram a cidade, e ameaçaram os jebuseus. 

Mas os jebuseus, pensaram que ele não seria capaz de conquistá-la e por isso disseram:
— Você nunca entrará aqui. Não vamos nem perder tempo com você: só os cegos e os aleijados aqui de Jerusalém já bastam pra botar vocês pra correr de volta para Hebrom.
Quando o povo de Jebus viu Davi e os soldados israelitas vindo contra sua cidade, não era algo novo ou assustador para eles. Em sua história, esses ataques ocorreram com alguma frequência, mas nunca com sucesso. E assim, em segurança atrás dos muros da cidade, os jebuseus zombaram de Davi e de seus homens.

Era algo como um valentão arrogante ameaçando: "Eu posso chicotear você com um braço amarrado nas minhas costas." Eles foram intimidados pelo exército de Davi? De modo nenhum! E assim eles zombavam deles, gabando-se de que estavam tão seguros que podiam entregar sua defesa àqueles que eram cegos e coxos.

Diante da petulância dos jebuseus, Davi combinou o ataque com seus comandantes. Invadiram a cidade com força, e logo a tomaram, para espanto dos jebuseus. O rei e seus homens entraram em Sião, a famosa fortaleza no alto da montanha, que passou a se chamar Cidade de Davi.
Após a vitória, Davi não se esquecera da provocação feita pelos jebuseus, e disse a seus homens:
— Eu odeio esses jebuseus! Não falaram que para nos derrotar bastariam os cegos e os aleijados? Então onde eles estarão? Subam pelo canal de água que entra na cidade, e os procurem lá. Os soldados israelitas assim fizeram, terminando assim a tomada fulminante de Jerusalém.
É por isso que se diz: “Os cegos e os aleijados não podem entrar na casa de Deus.”

esse ditado parece ser uma desculpa, um pretexto para aqueles que não têm compaixão dos deficientes e que aproveitam um incidente para justificar sua falta de misericórdia. 
Eu acredito que essas palavras foram gravadas muito à luz de 2 Samuel 4: 4 e 9: 1-13. Os próprios servos de Isbosete matariam seu mestre em sua cama? Os israelitas realmente proibiriam os deficientes de estarem em casa? Sabemos que Davi procurarou o Mefibosete deficiente, para lhe mostrar amor pelo bem de Jônatas, fazendo-o comer na sua própria mesa.

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Davi ficou morando na fortaleza e a chamou de Cidade de Davi. Em volta ele construiu defesas que iam desde o aterro que ficava no lado leste da cidade até o palácio. E Davi ia ficando cada vez mais forte porque o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, estava com ele.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Coach, Analista Comportamental e amante da Palavra de Deus!

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