2 samuel 7: 1-3 Davi sonha em construir uma casa para Deus, será que Ele quer?

Davi sonha em construir uma casa para Deus. Será que Ele quer?
Anteriormente...

Um dos muitos sucessos na década de 80 foi  "Crocodile Dundee", um filme de comédia de ação australiano e estadunidense de 1986 ambientado no Outback australiano e na cidade de Nova York. E esse capítulo que fez lembrar de uma das cenas, quando Dundee está em Nova York andando pela rua com sua namorada. De repente, das sombras, surge um bando de bandidos. Um dos bandidos aponta uma faca e exige que Dundee entregue suas posses. Calmamente, Dundee olha para os bandidos antes de responder: “Isso não é uma faca". . . e imediatamente mostra a eles sua faca incrivelmente grande e diz: "isso é uma faca"! O que faz com que o canivete do assaltante pareça um brinquedo, enquanto os bandidos fogem sem olhar para trás.
Como disse no início, essa cena me lembra nosso texto. Após um primeiro esforço fracassado, a arca de Deus foi levada com sucesso a Jerusalém e alojada em uma tenda. Davi acaba de concluir a construção de seu palácio e de lá, observa com os olhos fixos, a tenda do tabernáculo em que a arca está guardada. De alguma forma, parece inadequado para Davi viver com tanto esplendor, enquanto a arca de Deus é mantida em um ambiente tão claro e aparentemente provisório.
Isso não é uma casa? A que eu moro é uma casa. Então, um plano começa a ser formulado em sua mente. Por que não construir uma casa para Deus, um templo? A idéia vem a ele de que ele pode construir outra casa; esta segunda casa será um templo no qual a arca pode ser mantida em um ambiente muito mais adequado.
Assim, Davi chama seu amigo e confidente, Nathan, o profeta, e descreve suas intenções. 
— Veja só! Aqui estou eu, morando numa casa revestida de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança está guardada numa barraca!
Nathan consentiu apressadamente, pensando que os planos de Davi para uma "casa" seriam agradáveis ​​a Deus. Mas naquela noite, Nathan é corrigido por Deus, e ele deve retornar a Davi com sua avaliação profética revisada. 
Está estabelecido na mente de Davi. Isso é o que ele fará. E assim Davi confia em Natã, o profeta, que também parece ser amigo e confidente do rei. Como um gesto tão generoso pode estar errado? Por que Deus não deveria ter uma morada mais adequada? 
E assim, sem consultar a Deus, Nathan dá a Davi seu consentimento. Com efeito, Nathan diz a Davi: “Parece bom para mim, e tenho certeza de que tudo ficará bem com Deus também.” Em termos bíblicos, Nathan diz: “Deus, faça tudo o que estiver em sua mente, para o SENHOR, pois Ele está com você 
Mas, na mesma noite, veio a palavra do SENHOR a Natã. É como se Deus estivesse olhando para as plantas da casa que Davi havia elaborado e dissesse com efeito: “Davi, isso não é uma casa. . . esta é uma casa”.
Se Davi pensa que pode construir uma casa para Deus, ele está errado. É Deus quem planeja construir uma "casa" para Davi. E que casa será essa. Vamos na próxima postagem, ouvir atentamente as palavras de Deus e aprender que tipo de casa Deus construirá para Davi e como ela ultrapassa a casa que Davi deseja construir para Deus.
Este é um texto muito crucial no Antigo Testamento. Dificilmente se pode superestimar sua importância não apenas para Davi, mas para Israel e toda a humanidade. Um dos textos mais cruciais do Antigo Testamento para a fé cristã.
Em Cristo!

A seguir: Deus não aceita a ajuda de Davi!

0/Postar um comentário/Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem